Hidratação e hidratação não são o mesmo para a sua pele - aqui está o porquê

Contente
- Hidratação é a chave
- Hidratante x hidratante: qual é a diferença?
- A pergunta de um milhão de dólares: qual é o melhor para o seu tipo de pele?
- Se você tem pele seca, tente um hidratante mais espesso
- Se você tem a pele desidratada, experimente um soro hidratante
- Hidrate de dentro para fora
- Se você tem pele oleosa, experimente hidratantes e hidratantes à base de água
- Mas como saber se o produto hidratará ou hidratará?
Hidratação é a chave
Você pode pensar que a hidratação é algo com que apenas as pessoas com pele seca ou desidratada precisam se preocupar. Mas hidratar a pele é como hidratar o corpo: o seu corpo precisa de hidratação para ter uma aparência e sentir-se melhor - e, independentemente do seu tipo de pele, a sua pele também.
Mas o que é, exatamente, hidratação? É o mesmo que umidade? E com tantos produtos diferentes que afirmam dar a você a pele hidratada que você tanto deseja - óleos, cremes e géis, meu Deus! - como você escolhe um que realmente dê à sua pele a dose potente de hidratação de que ela precisa?
Hidratante x hidratante: qual é a diferença?
Cientificamente, hidratante é um termo genérico para os tipos de hidratantes:
- emolientes (gorduras e óleos)
- esqualeno (óleo)
- umectantes
- oclusivo
Mas no mundo do marketing e no mundo em que compramos produtos, a terminologia passou por uma reformulação.
“[Hidratante e hidratante] são termos de marketing e podem ser definidos pelas marcas da maneira que quiserem”, diz Perry Romanowski, químico cosmético e cofundador da The Beauty Brains.
Mas embora não haja um padrão ouro para o que define um hidratante e um hidratante, na maioria das vezes, as marcas usam esses termos para diferenciar como sua pele obtém a umidade de que precisa.
A água é um bom hidratante?Água por si só não é um ingrediente forte o suficiente para manter sua pele hidratada. Também é provável que, no momento em que você saia do banheiro, ele tenha evaporado - junto com os óleos naturais da sua pele.Na verdade, quanto mais você lava a pele sem aplicar um hidratante ou hidratante, maior a probabilidade de sua pele secar.
Os termos técnicos são oclusivos, que você pode ver rotulados como hidratantes e umectantes ou hidratantes.
“Hidratantes [...] são ingredientes à base de óleo, incluindo agentes oclusivos, como vaselina ou óleo mineral, e emolientes, como ésteres e óleos vegetais. Eles funcionam criando uma vedação na superfície da pele que evita que a água escape. Eles também deixam a pele mais lisa e menos seca ”, diz Romanowski. “Hidratantes são ingredientes chamados umectantes, como glicerina ou ácido hialurônico, que absorvem água da atmosfera ou da pele e a mantêm no lugar.”
É importante reconhecer que eles funcionam de maneira muito diferente, porque o que você escolhe pode fazer ou prejudicar a saúde da sua pele. O objetivo final pode ser o mesmo - pele melhor hidratada - mas o plano de jogo para chegar lá depende do seu tipo de pele.
A pergunta de um milhão de dólares: qual é o melhor para o seu tipo de pele?
Há uma tonelada de produtos diferentes no mercado, de bálsamos a óleos e cremes, géis a pomadas e hidratantes - mas a verdade é que a maioria deles faz a mesma coisa.
“A maioria das loções [e produtos] para a pele contém ingredientes oclusivos e emolientes e ingredientes umectantes - então eles hidratam e hidratam ao mesmo tempo”, diz Romanowski. “A forma particular que um produto assume, gel, bálsamo, óleo, creme, etc., não afeta realmente o desempenho do produto. São os ingredientes que importam. A forma afeta apenas a experiência de aplicação dos ingredientes. ”
Dito isso, leia os ingredientes e experimente. Às vezes, sua pele pode ficar melhor com apenas um hidratante ou hidratante, não ambos. Ao aprender exatamente como sua pele gosta de beber, você maximiza seu caminho para a hidratação da pele.
Se você tem pele seca, tente um hidratante mais espesso
Se sua pele é naturalmente seca o ano todo e tende a descamar ou descamar, provavelmente não é a desidratação relacionada ao clima que está causando a secura - sua pele tem dificuldade em reter a umidade.
Para isso, você precisará hidratar para criar um selo protetor na superfície para bloquear a umidade. Um hidratante espesso e emoliente ajudará a evitar que a água saia de sua pele - e, com a fórmula certa, fornecerá os nutrientes e nutrientes de que sua tez precisa para prosperar durante todo o inverno.
Se sua pele está muito seca, qual é a melhor solução? A boa e antiquada vaselina, também conhecida como petrolatum. “Para a pele realmente seca, os agentes oclusivos são os melhores - algo com vaselina funciona melhor”, diz Romanowski. “Mas se alguém quiser evitar o petrolato, [então] manteiga de carité, óleo de canola ou óleo de soja podem funcionar. Na realidade, o petrolatum é o melhor. ”
Ingredientes que você definitivamente vai querer experimentar: petrolatum, óleos incluindo óleos vegetais, como óleo de jojoba, e óleos de nozes, como óleo de coco
Se você tem a pele desidratada, experimente um soro hidratante
Se sua pele estiver desidratada, é necessário adicionar água de volta na pele. Procure um soro hidratante com ácido hialurônico, que retém impressionantes 1.000 vezes seu peso em água - e adicionará uma dose saudável de hidratação de volta à pele.
Ingredientes que você definitivamente vai querer experimentar: ácido hialurônico, aloe vera, mel
Hidrate de dentro para fora
- Procure beber bastante água. Uma boa meta é pelo menos metade do seu peso corporal em onças de água todos os dias. Portanto, se você pesa 150 libras, use 75 onças de água por dia.
- Adicione alimentos ricos em água, como melancia, morango e pepino. Isso pode ajudar a dar à sua pele e corpo a hidratação de que precisam para ter a melhor aparência e sentir-se bem.

Se você tem pele oleosa, experimente hidratantes e hidratantes à base de água
Só porque você tem um tipo de pele oleosa não significa que sua pele não esteja desidratada - e se sua pele estiver desidratada, isso pode realmente agravar seus problemas de oleosidade.
Pessoas com pele oleosa geralmente têm a função de barreira comprometida, o que torna difícil para a pele reter a umidade. Conforme a umidade deixa a pele, ela fica desidratada, fazendo com que a pele produza mais óleo.
É um ciclo vicioso e a única maneira de quebrá-lo é dar à sua pele a hidratação e a umidade adequadas de que necessita.
Procure hidratantes e hidratantes não-comedogênicos à base de água. Os produtos à base de água são mais leves na pele e não obstruem os poros.
Mas como saber se o produto hidratará ou hidratará?
Então, veredicto final, na hora de manter a pele hidratada, o que é melhor: hidratante ou hidratante?
A resposta é provavelmente as duas coisas.
Como mencionamos acima, tudo depende do seu tipo de pele e os cremes mais comuns fazem as duas coisas. Mas se você é um aficionado por cuidados com a pele que se interessa por ingredientes únicos e rotinas de 10 etapas, você pode estar fazendo errado.
Aqui está uma tabela útil para ajudar a determinar se você está mantendo sua pele saudável com os ingredientes certos.
Ingrediente | Hidratante (oclusivo) ou hidratante (umectante) |
ácido hialurônico | hidratante |
glicerina | hidratante |
babosa | hidratante |
mel | hidratante |
noz ou óleo de semente, como coco, amêndoa, cânhamo | hidratante |
manteiga de karité | hidratante |
óleos vegetais, como esqualeno, jojoba, cinorrodo, árvore do chá | hidratante |
mucina de caracol | hidratante |
óleo mineral | hidratante |
lanolina | hidratante |
ácido lático | hidratante |
Ácido Cítrico | hidratante |
ceramida | tecnicamente nenhum: as ceramidas fortalecem a barreira da pele para ajudar a prevenir a perda de umidade |
Também não faz mal usar um hidratante e um hidratante. Apenas hidrate aplicando umectantes como o ácido hialurônico primeiro, depois continue com um oclusivo como os óleos vegetais para travá-lo.
Ou, se quiser manter as coisas simples, procure um produto que faça as duas coisas. As máscaras faciais são uma ótima opção para hidratar e hidratar sua pele com um único produto.
Se você deseja uma tez carnuda e hidratada o ano todo, a resposta nunca é apenas uma ou outra. Afinal, definitivamente haverá algum momento, como o inverno, em que você precisará se hidratar e hidratar - a chave é saber quando.
Deanna deBara é uma escritora freelance que recentemente mudou-se da ensolarada Los Angeles para Portland, Oregon. Quando ela não estiver obcecada por seu cachorro, waffles ou todas as coisas de Harry Potter, você pode acompanhar suas jornadas no Instagram.