Hábitos de higiene para crianças
Contente
- Bons hábitos de higiene começam cedo
- Lavar o cabelo
- Tomando banho
- Cuidados com a pele
- Cuidados com a pele para adolescentes
- Higiene oral
- Cuidado nas axilas
- Lavagem das mãos
- Unhas
- Toalete
- Ciclo menstrual
Bons hábitos de higiene começam cedo
Ter bons hábitos de higiene envolve mais do que apenas lavar as mãos. Ensinar seus filhos a ter uma rotina de higiene saudável quando são jovens pode criar hábitos que duram por toda a vida. Use este guia da cabeça às unhas dos pés e ensine seus filhos bons hábitos de higiene.
Lavar o cabelo
A maioria das crianças pequenas consegue lavar o cabelo duas ou três vezes por semana. Lavar o cabelo com muita frequência pode secar o couro cabeludo jovem, tornando-o mais propenso a caspa.
À medida que as crianças entram na adolescência e na adolescência, os efeitos hormonais da puberdade se estabelecem, às vezes deixando os cabelos oleosos. Lavar os cabelos com shampoo pode ser necessário pelo menos a cada dois dias.
Tomando banho
As crianças pequenas amam o banho ou odeiam. Em dias sem shampoo, você pode fazer um banho completo em um jogo divertido. Peça ao seu filho que coloque a roupa de banho e coloque-a na banheira com um pano, uma tigela com água morna e sabão e uma tigela com água morna para enxaguar. Certifique-se de que eles colocam o pano na água e sabão antes de esfregar uma parte do corpo e depois na água de enxágue antes de repetir.
Cuidados com a pele
Crianças e pré-escolares ainda precisam dos pais para ajudá-los com os cuidados com a pele. Manchas na pele, como as seguintes, são comuns nessa idade:
- erupções cutâneas
- solavancos
- crostas
Antes de o seu filho se vestir após o banho, ajude-o a olhar por cima da pele da cabeça aos pés para garantir que não haja novas manchas que precisem de cuidados.
Cuidados com a pele para adolescentes
Assim como os cabelos, a pele dos adolescentes fica mais oleosa com a puberdade. Existem vários medicamentos para redução da acne no mercado, mas às vezes as pessoas podem ignorar os benefícios de simplesmente lavar com água e sabão neutro. Ensine seu filho a lavar o rosto duas a três vezes por dia e a evitar espinhas.
Quanto à maquiagem, verifique se seu filho sabe que o compartilhamento pode espalhar infecções e que dormir com maquiagem pode causar estragos na pele.
Higiene oral
Dentes e gengivas limpas podem prevenir uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo mau hálito, cáries e doenças cardíacas mais tarde na vida. Seu filho deve escovar e usar fio dental pelo menos duas vezes por dia, se não depois de cada refeição. As crianças mais velhas podem levar kits de escova de dentes nas mochilas para poderem escovar na escola. Crianças mais novas podem ajudá-lo a cronometrar os 2 minutos completos que uma boa escovação exige.
Cuidado nas axilas
Lavar as axilas e usar desodorante é um rito de passagem que muitos adolescentes e adolescentes podem não gostar ou ignorar. O suor começa a se tornar odor corporal em diferentes idades, mas geralmente começa aos 9 ou 10 anos de idade. Converse com seu filho sobre a importância de lavar as mãos, especialmente após a prática de esportes. Dependendo da intensidade do suor no seu filho, você pode escolher um antitranspirante, não apenas um desodorizante. Desodorante controla bactérias e adiciona perfume, enquanto um antitranspirante também ajuda a minimizar a transpiração.
Lavagem das mãos
A lavagem das mãos é parte integrante da boa higiene. Lavar antes e depois das refeições, depois de brincar na sujeira ou com animais de estimação e depois de entrar em contato com alguém que está doente é a melhor maneira de eliminar os germes. Informe o seu filho sobre a importância de esfregar com sabão pelo tempo que leva para cantar “Parabéns pra Você” duas vezes. Desinfetantes para as mãos não são tão eficazes quanto água e sabão, portanto, use-os apenas com uma pitada.
Unhas
As unhas são um terreno fértil para bactérias. Os germes que vivem sob as unhas do seu filho podem facilmente ser transferidos para os olhos, nariz e boca. Invista em uma boa escova de unhas e ajude seu filho a limpar a sujeira debaixo das unhas antes de dormir. Um recorte semanal ajudará a se livrar da sujeira e reduzirá a possibilidade de unhas encravadas dolorosas.
Toalete
Depois que as crianças se tornarem treinadas no banheiro, você precisará se concentrar nos hábitos que mantêm as pequenas peças limpas. Ensine-os a esfregar bem da frente para trás e lavar as mãos quando terminar. Esses hábitos saudáveis ajudarão a minimizar a irritação e manter as infecções afastadas.
Ciclo menstrual
Quando as meninas começam a usar maquiagem e a menstruar, há alguns hábitos de higiene específicos para suas necessidades. Incentive sua filha a manter um gráfico de seu ciclo para que ela saiba quando ter produtos de higiene feminina disponíveis. Os períodos podem ser irregulares nos primeiros dois anos, então ajude-a a aprender a estar preparada.