Tratamento de pêlos encravados no couro cabeludo
Contente
- Ajude um pêlo encravado a crescer
- Evita que um pêlo encravado infeccione
- Previna uma infecção de pelos encravados
- Prevenindo a ocorrência de pêlos encravados
- O takeaway
visão global
Pêlos encravados são aqueles que cresceram de volta à pele. Eles podem causar inchaços redondos e geralmente doloridos ou com coceira. Os pêlos encravados podem ocorrer em qualquer lugar onde o cabelo cresce, incluindo o couro cabeludo e a nuca.
A remoção dos pelos, como barbear, aumenta o risco de pêlos encravados. Pêlos encravados também são mais comuns em pessoas que têm cabelos grossos ou encaracolados.
Exploraremos todas as coisas que você pode fazer para remediar e evitar pêlos encravados.
Ajude um pêlo encravado a crescer
Se um pêlo encravado não desaparecer sem tratamento dentro de alguns dias, aqui estão várias coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo:
- Aplique compressas quentes na área pelo menos três vezes ao dia. Isso ajudará a suavizar a pele, permitindo que os pelos se soltem mais facilmente.
- Siga as compressas quentes esfregando suavemente, usando um pano úmido.
- Você também pode usar um esfoliante facial ou um esfoliante caseiro feito de açúcar ou sal e óleo.
- Aplique ácido salicílico na área para remover as células mortas da pele. Você também pode usar um shampoo formulado com ácido salicílico.
- Não continue a depilar a área, pois isso irá agravar ainda mais a pele, podendo levar à infecção.
- Lave a cabeça diariamente com um xampu calmante e anti-séptico, como um contendo óleo de melaleuca.
- Hidrate o couro cabeludo cada vez que você lavar.
- Evite cobrir a cabeça com um chapéu ou bandana. Qualquer coisa que provoque atrito com a pele pode irritá-la, prolongando o aparecimento de pelos encravados.
Evita que um pêlo encravado infeccione
O que fazer e não fazer para evitar que os pelos encravados sejam infectados:
- Não risque. As pontas dos dedos e as unhas podem introduzir bactérias no folículo piloso e também podem romper a pele, permitindo a ocorrência de infecções.
- Não faça a barba. O barbear pode cortar a pele e causar irritação adicional.
- Não escolha. Não mexa no pêlo encravado ou "estale" para tentar arrancá-lo de debaixo da pele.
- Shampoo diariamente. Mantenha o couro cabeludo limpo com lavagem diária.
- Use anti-séptico. Use proativamente um creme anti-séptico tópico ou lave. Você pode aplicá-los com os dedos limpos ou com bolas de algodão.
Se o pêlo encravado infeccionar apesar de seus melhores esforços, trate-o com antibióticos tópicos. Mantenha a área limpa e tente pentear o cabelo com uma escovagem suave. Se a infecção persistir, seu médico poderá prescrever medicamentos que podem ajudar.
Previna uma infecção de pelos encravados
Pode ser difícil resistir a essas pequenas protuberâncias, especialmente se você puder ver o cabelo por baixo.
Você sabe que deve resistir, mas se não conseguir parar de cutucar, certifique-se de nunca tocar a superfície do couro cabeludo com as mãos que não foram lavadas recentemente.
Aqui estão outras coisas que você pode fazer para prevenir o agravamento de seus pêlos encravados e evitar infecções:
- Evite deixar seu couro cabeludo suar. Tente manter a área seca e também limpa.
- Mantenha uma loção anti-séptica ou antibacteriana com você o tempo todo e use generosamente na área após tocá-la.
- Se os pelos encravados estiverem saindo da pele e você puder agarrá-los com uma pinça, faça isso. Certifique-se de esterilizar a pinça primeiro e não cave no cabelo se ele resistir a sair.
Prevenindo a ocorrência de pêlos encravados
Pode ser difícil impedir completamente a ocorrência de pêlos encravados em sua cabeça, especialmente se você tiver cabelos crespos e grossos. As estratégias a serem experimentadas incluem:
- Nunca raspe o couro cabeludo quando ele estiver seco. Deixe os poros se abrirem primeiro usando água morna ou lavando a área com xampu.
- Sempre use creme de barbear ou outra substância lubrificante.
- Nunca use uma navalha cega.
- Barbeie-se com, em vez de contra, a textura.
- Um couro cabeludo com uma pequena barba por fazer é melhor do que um coberto com inchaços de pelos encravados e infecções. Renda-se ao seu desejo de barbear-se o mais próximo possível e use um barbeador de ponta única ou barbeador elétrico em vez de um barbeador multi-lâmina.
- Hidrate o couro cabeludo após o barbear, de preferência com uma loção pós-barba ou outro tipo de hidratante.
- Lave e enxágue o couro cabeludo diariamente para eliminar o acúmulo de células mortas da pele.
- Seque o couro cabeludo com uma toalha após a lavagem. Isso pode ajudar a remover os pêlos encravados invisíveis antes que se transformem em protuberâncias.
O takeaway
Os pêlos encravados muitas vezes desaparecem por conta própria, não necessitando de tratamento. Aquelas que não se resolvem facilmente podem irritar o couro cabeludo, causando inchaços vermelhos isolados ou em grupos (queimadura de lâmina). Esses inchaços podem coçar ou doer.
Resista a tocar seu couro cabeludo e tente lavar as mãos com mais frequência para não introduzir irritantes ou uma infecção nessa parte do couro cabeludo.