Jejum intermitente e álcool: você pode combiná-los?
Contente
- O álcool pode impedir a queima de gordura
- Efeito do álcool no ganho de peso
- A ingestão excessiva de álcool pode promover inflamação
- Beber álcool pode quebrar seu jejum
- O álcool pode impedir o reparo celular
- Escolhendo melhores opções de bebidas alcoólicas
- A linha inferior
O jejum intermitente é uma das tendências mais populares da saúde, graças aos seus muitos benefícios de saúde propostos, incluindo perda de peso, queima de gordura e inflamação reduzida (1).
Esse padrão alimentar envolve ciclos alternados de jejum e alimentação. Ao contrário das dietas tradicionais, nenhum alimento é proibido durante os períodos de alimentação.
Ainda assim, você pode se perguntar se o álcool diminui os benefícios do jejum intermitente.
Este artigo examina como o álcool afeta o jejum intermitente e analisa se determinadas bebidas são melhores que outras.
O álcool pode impedir a queima de gordura
O jejum intermitente pode aumentar a queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal (2).
No entanto, a ingestão de álcool demonstrou bloquear a quebra de gordura.
Em um estudo em 19 adultos, a ingestão de uma refeição rica em álcool resultou em níveis significativamente reduzidos de quebra de gordura 5 horas após as refeições, em comparação com uma refeição rica em proteínas, gorduras e carboidratos (3).
O álcool também pode estimular excessos, o que pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo (4).
Em estudos observacionais, o consumo excessivo de álcool está associado ao aumento dos níveis de gordura corporal. No entanto, essa relação não aparece em bebedores leves a moderados (5, 6).
São necessárias mais evidências para entender como o álcool afeta o peso corporal.
Resumo A ingestão de álcool pode diminuir a queima de gordura. Embora o consumo excessivo possa aumentar o percentual de gordura corporal, o consumo leve a moderado não apresenta os mesmos efeitos.Efeito do álcool no ganho de peso
Muitas pessoas realizam jejum intermitente para perder peso.
O álcool é denso em calorias, com apenas 1 grama provando 7 calorias. Apenas uma bebida pode contribuir com 100 ou mais calorias para sua ingestão diária (7).
Dito isto, a pesquisa é mista sobre se a ingestão de álcool promove ganho de peso (5, 7).
De fato, vários estudos observacionais mostram que o consumo moderado de álcool pode reduzir o risco de ganho de peso (5, 8, 9).
No entanto, o consumo excessivo de álcool - definido como 4 ou mais bebidas por dia para homens e 3 ou mais por dia para mulheres - está associado a um risco aumentado de ganho de peso e obesidade (5, 9, 10).
Resumo Embora o álcool seja denso em calorias, a ingestão moderada pode reduzir o risco de ganho de peso. Por outro lado, beber em excesso pode aumentar seu risco.A ingestão excessiva de álcool pode promover inflamação
Demonstrou-se que o jejum intermitente reduz a inflamação em seu corpo.
No entanto, o álcool pode promover inflamação, contrariando os efeitos dessa dieta (1).
A inflamação crônica pode promover várias doenças, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer (11).
Pesquisas mostram que a inflamação causada pelo consumo excessivo de álcool pode levar à síndrome do intestino permeável, crescimento bacteriano excessivo e desequilíbrio nas bactérias intestinais (12, 13, 14).
A alta ingestão de álcool também pode sobrecarregar o fígado, diminuindo sua capacidade de filtrar toxinas potencialmente prejudiciais (14, 15).
Juntos, esses efeitos no intestino e no fígado podem promover inflamação em todo o corpo, o que com o tempo pode levar a danos nos órgãos (15).
Resumo A ingestão excessiva de álcool pode causar inflamação generalizada em seu corpo, neutralizando os efeitos do jejum intermitente e potencialmente levando a doenças.Beber álcool pode quebrar seu jejum
Durante um jejum, você deve evitar todos os alimentos e bebidas por um período determinado.
Especificamente, o jejum intermitente visa promover alterações hormonais e químicas - como queima de gordura e reparo celular - que podem beneficiar sua saúde.
Como o álcool contém calorias, qualquer quantidade durante um período de jejum interromperá seu jejum.
Mesmo assim, é perfeitamente aceitável beber com moderação durante os períodos de alimentação.
O álcool pode impedir o reparo celular
Durante períodos de jejum, seu corpo inicia processos de reparo celular, como a autofagia, na qual as proteínas danificadas e velhas são removidas das células para gerar células mais novas e saudáveis (16).
Esse processo pode reduzir o risco de câncer, promover efeitos antienvelhecimento e, pelo menos em parte, explicar por que a restrição calórica aumenta o tempo de vida útil (16, 17).
Estudos recentes em animais demonstram que a ingestão crônica de álcool pode inibir a autofagia no fígado e no tecido adiposo. Lembre-se de que estudos humanos são necessários (18, 19).
Resumo Como o álcool contém calorias, beber qualquer quantidade durante um período de jejum interromperá seu jejum e poderá impedir processos de reparo celular.Escolhendo melhores opções de bebidas alcoólicas
Como o álcool interrompe seu jejum se consumido durante um período de jejum, é recomendável beber apenas durante os períodos de alimentação designados (20).
Você também deve manter sua ingestão sob controle. O consumo moderado de álcool é definido como não mais que 1 bebida por dia para mulheres e não mais que 2 por dia para homens (21).
Embora o jejum intermitente não tenha regras estritas para a ingestão de alimentos e bebidas, algumas opções de álcool são mais saudáveis que outras e têm menor probabilidade de neutralizar seu regime alimentar.
As opções mais saudáveis incluem vinho seco e bebidas destiladas, pois têm menos calorias. Você pode saborear estes por conta própria ou misturados com água com gás.
Para limitar sua ingestão de açúcar e calorias, evite bebidas mistas e vinhos mais doces.
Resumo Durante o jejum intermitente, é melhor consumir álcool em quantidades moderadas e apenas durante os períodos de alimentação. Opções mais saudáveis incluem vinho seco e bebidas destiladas.A linha inferior
Se consumido com moderação e apenas durante os períodos de alimentação, é improvável que o álcool impeça o jejum intermitente.
Ainda assim, é denso em calorias e pode diminuir a queima de gordura. Beber em excesso pode promover inflamação crônica e outros problemas de saúde.
Para reduzir o excesso de calorias e açúcar, escolha vinho seco ou álcool em vez de bebidas mistas.