É normal perder um período?
Contente
A única coisa pior do que começar a menstruar é não começar a menstruar. A ansiedade, a ida à farmácia para fazer um teste de gravidez e a confusão que se instala quando o teste dá negativo são piores do que qualquer caso de cãibra.
E embora muitas mulheres não falem sobre isso, quase todas nós já passamos por isso. Perder a menstruação é muito comum, diz Melissa Goist, M.D., professora assistente de obstetrícia e ginecologia no Ohio State University Medical Center. E, felizmente, na maioria das vezes, é inofensivo e apenas a maneira do seu corpo de mostrar um pouco de TLC. [Tweet este fato aliviante!]
“Quando você passa por muito estresse, seu corpo pode não ovular e ter um período”, diz Goist. "Essa é a maneira do seu corpo de protegê-la de engravidar e ter o estresse adicional de um bebê." Esse estresse pode vir do seu trabalho, do seu namorado ou até mesmo do seu treino. O exercício excessivo - e o estresse que ele causa em seu corpo - pode levar à perda de períodos menstruais. Em um estudo, um quarto das atletas de elite relatou uma história de ausência de menstruação e os corredores lideraram o grupo.
Além do mais, os ciclos menstruais podem MIA mesmo se você estiver tomando um medicamento que deveria regulá-los. As pílulas anticoncepcionais e o DIU Mirena podem tornar o revestimento endometrial tão fino que às vezes não há nada para se livrar, diz Jennifer Gunter, M.D., uma obstetra do Kaiser Permanente Medical Center em San Francisco. Isso também é verdadeiro para as embalagens de 28 dias de controle de natalidade completas com placebos e alguns anticoncepcionais orais com pílulas de placebo espaçadas que são projetadas para fazer você menstruar apenas a cada poucos meses, diz ela. E está tudo bem, porque de qualquer maneira seu corpo não está ovulando quando você está tomando anticoncepcionais hormonais. Se você interromper o uso do BC, lembre-se de que pode levar seis ou mais meses para que a menstruação volte ao normal.
RELACIONADO: Os efeitos colaterais mais comuns do controle de natalidade
Quando se preocupar
Se o que foi dito acima não descreve você e suas menstruações atingem a marca de três meses (quando as menstruações perdidas são oficialmente apelidadas de amenorréia), visite seu ginecologista, diz Goist. Vários períodos perdidos consecutivamente podem ser um sinal de diminuição dos níveis de estrogênio, o que pode estimular a perda óssea, de acordo com pesquisas no Jornal de Obstetrícia e Ginecologia. Para o seu corpo, é como estar na menopausa agora (mas sem todas aquelas mastigações de cálcio).
Ainda mais preocupante é que problemas graves de saúde podem estar por trás de seu ciclo menstrual de MIA. Entre as mais comuns está a síndrome do ovário policístico (SOP), um desequilíbrio hormonal que torna a ovulação pouco frequente ou a interrompe totalmente e que pode aumentar o risco de câncer de endométrio. "O revestimento uterino se acumula a cada mês, mas não se desprende. Com o tempo, ele pode engrossar e podem ocorrer alterações cancerígenas", disse Draion M. Burch, D.O., professor assistente clínico da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh. A SOP é a causa mais comum de infertilidade feminina nos Estados Unidos e, embora sua causa exata seja desconhecida, o diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a reduzir o risco de complicações de longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Transtornos alimentares e IMC muito baixo também podem causar perda de menstruação. De acordo com o National Institutes of Health, ter um percentual de gordura corporal inferior a 15 a 17 por cento aumenta suas chances de perder períodos por um longo período de tempo. O corpo não está em forma para carregar uma gravidez, então o cérebro diz a seus ovários para desligá-lo, explica Gunter. E mesmo que seu IMC não fique muito baixo, uma perda de peso super rápida pode colocar seus períodos em um hiato.
Os tumores, embora bastante improváveis, também podem causar problemas, diz Goist. Além de menstruação, os tumores ovarianos podem causar inchaço persistente, dor pélvica, dificuldade para comer, dor nas costas persistente, constipação ou diarréia, fadiga extrema e desconforto durante o sexo. E, embora seja ainda menos provável, é importante notar que um tumor na glândula pituitária do cérebro - que regula muitos de seus hormônios sexuais - pode causar amenorréia. Os tumores cerebrais geralmente vêm com outros sintomas não tão sutis, como secreção mamilar e visão dupla, acrescenta Goist. Portanto, se as menstruações perdidas não o levarem ao médico, os outros sintomas provavelmente o farão.
Se você for ao seu ginecologista por causa de um caso de menstruação, é importante ir armado com um calendário de todos os ciclos menstruais que você teve, bem como uma lista de quaisquer outros sintomas, bem como mudanças de saúde e estilo de vida que ocorreram recentemente , Diz Goist. E faça o que fizer, não se estresse com isso. Isso não fará com que sua menstruação volte mais rápido. [Tweet este fato!]