5 exercícios de mobilidade articular para melhorar a flexibilidade e a função
Contente
- 1. Mobilidade do tornozelo
- 2. Abridores de quadris ambulantes
- 3. Moinhos de vento da coluna torácica no chão
- 4. Passagem de ombro
- 5. Semicírculos do pescoço
- Precauções
- Resultado
Você quer pular mais alto, correr mais rápido e ser capaz de se mover sem dor? Se você é ativo e se exercita regularmente, o motivo pelo qual pode não estar atingindo seus objetivos não é por falta de atividade, mas sim por falta de mobilidade.
Flexibilidade é a capacidade de suas articulações se moverem em toda a sua amplitude de movimento sem dor ou rigidez. Também se refere à flexibilidade dos músculos que sustentam as articulações. Os músculos e tendões flexíveis permitem uma maior amplitude de movimento durante as atividades.
Existem muitos exercícios que você pode fazer para melhorar sua flexibilidade, incluindo alongamento. O alongamento estático, ou manter uma posição por um longo período, pode ser seu método preferido de aquecimento antes do treino.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, parece que o alongamento dinâmico, ou alongamento durante o movimento, é melhor do que o alongamento estático como parte de um aquecimento.
Apenas 10 minutos de um aquecimento dinâmico antes de um treino estão relacionados a melhorias no tempo de corrida do ônibus espacial, distância de arremesso de medicine ball e distância de salto.
Experimente estes cinco exercícios de flexibilidade para melhorar a flexibilidade e função das articulações para que você possa se mover melhor, permitindo melhorar a força e o desempenho durante o próximo treino.
1. Mobilidade do tornozelo
Uma boa mobilidade do tornozelo contribui para um melhor equilíbrio, menos quedas e melhor desempenho durante atividades como agachamento e levantamento terra.
Equipamento necessário: Nenhum
Movimento: dorsiflexão do tornozelo, flexão plantar
- Fique ereto próximo a uma parede.
- Coloque uma das mãos na parede para apoiá-la.
- Lentamente, balance para a frente na ponta dos pés, ficando na ponta dos pés.
- Lentamente, balance para trás sobre os calcanhares, levantando os dedos dos pés do chão.
- Repita 10 vezes.
2. Abridores de quadris ambulantes
A articulação do quadril é uma bola e um soquete que se move em todas as direções. É importante aquecer o quadril e os músculos ao redor antes de qualquer treino, uma vez que eles são os principais contribuintes para o equilíbrio e estabilidade.
Equipamento necessário: Nenhum
Músculos trabalhados: glúteos, flexores do quadril, extensores do quadril, abdutores do quadril, adutores do quadril
- Fique em pé com os pés na largura do quadril.
- Plante os pés firmemente no chão e levante o joelho esquerdo até o peito.
- Faça um círculo com o joelho esquerdo, trazendo-o para cima e cruzando o corpo e depois para o lado e para baixo.
- Coloque o pé esquerdo no chão e repita no lado direito.
- Repita 10 vezes, depois repita a sequência movendo as pernas na direção oposta, trazendo a perna primeiro para o lado e depois cruzando o corpo.
3. Moinhos de vento da coluna torácica no chão
Sua coluna torácica está no meio das costas, da base do pescoço até onde termina a caixa torácica.
A boa mobilidade da coluna torácica permite que você mova os braços livremente sobre a cabeça e vire de um lado para o outro. A mobilidade deficiente pode causar dores e problemas nos ombros, má postura e dores na parte superior das costas.
Equipamento necessário: toalha ou rolo de espuma
Músculos trabalhados: músculos centrais, parte superior das costas, músculos estabilizadores da coluna e oblíquos
- Deite-se no chão de lado.
- Dobre os joelhos e quadris um pouco além de 90 graus, descansando os joelhos ao seu lado no chão.
- Endireite a perna de baixo e descanse a perna de cima em um rolo de espuma ou toalha sem mudar sua posição.
- Estenda os dois braços juntos ao longo do chão, bem na frente de seu corpo. Eles devem ser empilhados, palmas das mãos juntas, na altura dos ombros.
- Levante lentamente o braço de cima e gire-o para longe de você, abrindo o peito para o teto. Gire a cabeça e o tronco até que sua mão esteja do outro lado do corpo, se possível.
- Mantenha essa posição por 3 segundos e lentamente traga-o de volta para tocar a outra mão.
- Repita 5 vezes de cada lado.
4. Passagem de ombro
A postura inadequada pode fazer com que muitas pessoas tenham aperto no peito e na frente dos ombros. Aquecer os ombros antes do treino ajudará a melhorar sua forma e também a prevenir lesões.
Equipamento necessário: cabo de vassoura ou tubo de PVC
Músculos trabalhados: manguito rotador, deltóide anterior, tórax e parte superior das costas
- Fique em pé com os pés separados na largura dos ombros e segure um cabo de vassoura paralelo ao chão. Use uma empunhadura para segurar a barra o mais amplamente possível.
- Mantendo os braços retos, levante lentamente a vassoura acima da cabeça. Segure seu núcleo com força para manter uma boa postura e equilíbrio.
- Traga a vassoura atrás da cabeça o mais longe que puder. Segure por 2 segundos e retorne à posição inicial.
- Repita 5 vezes.
5. Semicírculos do pescoço
A mobilidade do pescoço pode frequentemente ser ignorada, apesar de sua importância nas atividades diárias. A movimentação deficiente do pescoço pode causar dores e problemas no pescoço, na cabeça e na parte superior das costas.
Equipamento necessário: Nenhum
Músculos trabalhados: flexores e extensores do pescoço, trapézio
- Sente-se ou fique em pé confortavelmente com as mãos no colo.
- Incline a cabeça para um lado até sentir um alongamento. Role lentamente a cabeça para a frente para levar o queixo ao peito, indo o mais longe que puder sem sentir dor.
- Continue a girar a cabeça para o outro lado até sentir um alongamento no lado oposto do pescoço.
- Faça 3 semicírculos, movendo-se lenta e suavemente ao longo do movimento.
Precauções
Sempre consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Exercícios de aquecimento dinâmico e amplitude de movimento podem não ser adequados para todos, especialmente aqueles com lesões anteriores ou substituições de articulações.
Se você não tiver certeza de que está fazendo esses exercícios corretamente, procure a ajuda de um profissional qualificado, como um fisioterapeuta.
Resultado
A mobilidade articular pode ter muitos benefícios funcionais para pessoas em todas as fases da vida. É uma parte importante do treino para atletas ou frequentadores de academia e também pode ser benéfico para adultos mais velhos com artrite ou dores nas articulações.
Experimente esses movimentos para se sentir aquecido e flexível antes de começar o próximo treino.
Natasha Freutel é terapeuta ocupacional e treinadora de bem-estar licenciada e tem trabalhado com clientes de todas as idades e níveis de condicionamento físico nos últimos 10 anos. Ela tem formação em cinesiologia e reabilitação. Por meio de treinamento e educação, seus clientes podem ter um estilo de vida mais saudável e diminuir o risco de doenças, lesões e incapacidades mais tarde na vida. Ela é uma blogueira ávida e escritora freelance e gosta de passar o tempo na praia, malhar, levar seu cachorro para passear e brincar com sua família.