O que você precisa saber sobre o inchaço das articulações
Contente
- Visão geral
- O que causa inchaço nas articulações?
- Osteoartrite
- Artrite reumatoide
- Gota
- Artrite psoriática
- Artrite séptica
- Outras causas
- Quando você deve entrar em contato com seu médico?
- Como é diagnosticada a causa do inchaço das articulações?
- Como é tratado o inchaço das articulações?
- Leve embora
Visão geral
Articulações são as estruturas que conectam dois ou mais ossos em seu corpo. Eles são encontrados nos pés, tornozelos, joelhos, quadris, braços e muitas outras partes do corpo.
As articulações são cercadas e amortecidas por tecidos moles. O inchaço ocorre quando o líquido se acumula nesses tecidos. Dor, rigidez ou ambos podem acompanhar o inchaço das articulações. Você também pode perceber que a articulação afetada parece maior que o normal ou de formato irregular.
O inchaço das articulações pode ser um sintoma de uma condição crônica, como artrite, ou uma lesão que requer atenção médica, como uma luxação.
O que causa inchaço nas articulações?
Uma das causas mais frequentes de inchaço nas articulações é a artrite. Alguns dos tipos mais comuns de artrite incluem:
- osteoartrite
- artrite reumatoide
- gota
- artrite psoriática
- artrite séptica
O inchaço nas articulações também pode resultar de outras condições crônicas, doenças ou lesões agudas.
Osteoartrite
Osteodistrofia é o tipo mais comum de artrite. É causada pela deterioração natural da cartilagem articular ao longo do tempo.
Quando a cartilagem ao redor da articulação se desgasta, os ossos se esfregam. Isso pode resultar em inchaço nas articulações, dor e rigidez.
Artrite reumatoide
Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nos Estados Unidos têm artrite reumatóide (AR), de acordo com a Arthritis Foundation. Essa forma inflamatória da artrite também é um distúrbio auto-imune - um tipo de condição em que seu corpo ataca seus próprios tecidos saudáveis.
Se você tem AR, seu sistema imunológico ataca as membranas que revestem suas articulações, causando a acumulação de líquidos e a dilatação das articulações. Pode danificar a cartilagem, tendões e ligamentos das articulações.
Gota
Na gota, um aumento de ácido úrico no sangue pode resultar no depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, levando a inchaço e dor nas articulações. Esta condição dolorosa pode ser aguda ou crônica.
A gota afeta cerca de 6 milhões de homens e 2 milhões de mulheres nos Estados Unidos, ou cerca de 4% dos adultos americanos, relata a Arthritis Foundation.
O ácido úrico é um subproduto que seu corpo cria ao quebrar certas substâncias nos alimentos. Normalmente se dissolve no sangue e sai do corpo através da micção.
Quando não é excretado adequadamente, pode acumular-se nas articulações, onde forma cristais em forma de agulha. Isso causa os sintomas da gota, incluindo inchaço nas articulações.
Artrite psoriática
A artrite psoriática é um tipo de artrite que pode acompanhar a psoríase da pele.
A Arthritis Foundation estima que cerca de 30% das pessoas com psoríase têm artrite psoriática. É uma condição auto-imune, na qual seu sistema imunológico ataca tecidos saudáveis nas articulações e na pele. Isso resulta em inflamação, causando inchaço nas articulações, dor e rigidez.
Artrite séptica
O inchaço nas articulações também pode resultar de uma infecção nas articulações, causada por bactérias, vírus ou fungos. Esse tipo de inchaço das articulações é chamado de artrite séptica. Segundo a Clínica Mayo, a causa mais comum de artrite séptica é a infecção por Staphylococcus aureus bactérias.
A artrite séptica pode ser crônica ou aguda. Artrite séptica crônica é rara.
Outras causas
Muitos outros tipos de artrite podem causar inchaço nas articulações, assim como outras condições de saúde. Exemplos incluem:
- lesões, como fraturas ósseas, luxações, ligamentos rompidos e tendões rompidos
- espondilite anquilosante, uma doença crônica que causa inflamação das articulações
- lúpus eritematoso sistêmico (lúpus), um distúrbio autoimune que causa inflamação
- hipotireoidismo (tireóide hipoativa)
- sarcoidose, uma doença na qual agrupamentos de células inflamatórias se acumulam em seu corpo
- febre reumática, uma doença inflamatória resultante de infecções na garganta não tratadas ou escarlatina
- tendinite, inflamação de um tendão
Quando você deve entrar em contato com seu médico?
Marque uma consulta com seu médico se sentir inchaço nas articulações que:
- ocorreu após uma lesão grave ou faz com que sua articulação pareça desfigurada
- não tem causa aparente
- é acompanhado por dor intensa
- é acompanhado por febre
- não diminui ou se torna mais grave
- interfere com sua vida diária
Como é diagnosticada a causa do inchaço das articulações?
Quando você chega ao consultório do seu médico, ele provavelmente começa fazendo perguntas sobre seu histórico e sintomas médicos. Por exemplo, eles podem perguntar:
- quando o inchaço das articulações começou
- onde o inchaço ocorreu
- quão grave o inchaço tem sido
- se alguma coisa parece melhorar ou piorar o inchaço
- se tiver outros sintomas juntamente com inchaço das articulações
O seu médico também vai querer examinar as articulações afetadas. Eles podem solicitar um ou mais testes para ajudar a determinar a causa do inchaço. Por exemplo, eles podem realizar:
- exames de sangue
- testes de imagem, como raios-X
- aspiração da articulação, um teste no qual seu médico utilizará uma agulha para extrair uma pequena amostra de líquido da articulação afetada para ser analisada em laboratório
Como é tratado o inchaço das articulações?
O plano de tratamento recomendado pelo seu médico dependerá da causa subjacente dos seus sintomas.
Se o seu inchaço nas articulações ocorreu após uma lesão, tratamentos simples em casa podem ajudar a aliviar seus sintomas. Aplique gelo ou uma bolsa de gelo, envolvida em um pano, na articulação afetada por até 10 minutos de cada vez para reduzir o inchaço.
Aplique compressão à articulação usando um curativo elástico ou envoltório. Eleve a articulação quando estiver descansando, de preferência a um ponto mais alto que o seu coração. Considere tomar analgésicos vendidos sem receita para aliviar o desconforto.
O seu médico também pode encorajá-lo a evitar mover ou colocar peso na articulação lesionada por um período de tempo. Pergunte quanto tempo você deve esperar antes de começar a usá-lo novamente.
Embora seja importante dar tempo ao seu corpo para curar, imobilizar a articulação por muito tempo pode causar a deterioração da força muscular e da amplitude de movimento.
Se você foi diagnosticado com uma condição crônica, como osteoartrite ou lúpus, siga o plano de tratamento recomendado pelo seu médico. Eles podem recomendar medicamentos, fisioterapia ou outros tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas e manter a saúde da articulação.
Leve embora
O inchaço das articulações é um sintoma de muitas condições, a mais comum das quais é a artrite. Sua articulação também pode sentir dor e rigidez ou parecer maior que o normal.
Em alguns casos, a causa do inchaço pode ser óbvia, como se você machucou recentemente a articulação. No entanto, se a causa não for aparente, o inchaço é grave ou não diminui, marque uma consulta com seu médico.
Seu médico pode fornecer mais informações sobre seu diagnóstico específico, opções de tratamento e perspectivas de longo prazo.