Joyciline Jepkosgei venceu a maratona feminina de Nova York em sua primeira corrida de 26,2 milhas

Contente
Joyciline Jepkosgei, do Quênia, venceu a Maratona de Nova York no domingo. O atleta de 25 anos percorreu os cinco bairros em 2 horas, 22 minutos e 38 segundos - apenas sete segundos fora do recorde do percurso, de acordo com o New York Times.
Mas a vitória de Jepkosgei quebrou muitos outros recordes: seu tempo foi o segundo mais rápido por uma mulher na história da maratona e o mais rápido por algum mulher fazendo sua estreia na Maratona de Nova York. Jepkosgei também se tornou a pessoa mais jovem a vencer a prestigiosa corrida desde a vitória de Margaret Okayo, de 25 anos, em 2001, de acordo comTEMPO.
Embora vencer a maior maratona do mundo seja um feito incrível por si só, talvez seja ainda mais espetacular que esta foi a primeira vez que Jepkosgei correu uma distância de 42,2 milhas. Sim, você leu certo. A Maratona da Cidade de Nova York foi literalmente a primeira maratona completa de Jepkosgei. Como sempre. (Relacionado: Por que um triatleta olímpico está nervoso com sua primeira maratona)
Para que fique registrado, a competição de Jepkosgei foi acirrada este ano. Sua oponente mais difícil foi a também queniana Mary Keitany, que venceu a Maratona de Nova York quatro vezes, incluindo em 2018. Keitany terminou apenas 54 segundos atrás de Jepkosgei, marcando a sexta maratona de Nova York consecutiva em que Keitany terminou na dois primeiros. (Veja: Como Allie Kieffer se preparou para a Maratona de Nova York de 2019)
Quanto a Jepkosgei, ela admitiu aos repórteres que, no início, nem percebeu que havia vencido a maratona. “Eu não sabia que tinha ganhado. Meu foco era terminar a corrida. [A] estratégia que eu planejei era terminar a corrida forte”, ela compartilhou. "Mas nos últimos quilômetros, vi que estava me aproximando da linha de chegada e era capaz de vencer."
Embora Jepkosgei só funcione profissionalmente desde 2015, ela já acumulou realizações impressionantes. Ela ganhou medalhas de prata no Campeonato Mundial da Meia Maratona de 2017 em Valência, Espanha, ganhou a medalha de bronze no Campeonato Africano de 2016 e estabeleceu recordes mundiais com seus tempos na meia maratona, corridas de 10, 15 e 20 quilômetros, de acordo com para WXYZ-TV. Em março, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, Jepkosgei também venceu a Meia Maratona de Nova York.
Ela pode ser relativamente nova no jogo, mas Jepkosgei já está inspirando corredores em todos os lugares. "Eu realmente não sabia que poderia vencer", disse ela em um comunicado, por The Boston Globe. "Mas eu estava tentando o meu melhor para fazer isso e fazer isso e terminar forte."