Kale não é o superalimento que você pensa
Contente
Kale pode não ser rei quando se trata dos poderes nutricionais das folhas verdes, relata um novo estudo.
Pesquisadores da William Patterson University em New Jersey analisaram 47 tipos de produtos para 17 nutrientes vitais - potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, folato, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K-então os classificaram com base em seus "escores de densidade nutricional".
Embora toda a lista seja interessante, o que nos surpreendeu foi a comparação entre as pontuações das várias folhas verdes.
- Agrião: 100,00
- Couve chinesa: 91,99
- Chard: 89,27
- Verde beterraba: 87,08
- Espinafre: 86,43
- Folha de alface: 70,73
- Alface romana: 63,48
- Verde couve: 62,49
- Verde nabo: 62,12
- Verde mostarda: 61,39
- Endiva: 60,44
- Couve: 49,07
- Verde dente de leão: 46,34
- Rúcula: 37,65
- Alface-americana: 18,28
Como no mundo a romaine supera a couve? Heather Mangieri, R.D., nutricionista em Pittsburgh e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, diz que esse tipo de classificação não conta toda a história.
A lista foi calculada com base em nutrientes por caloria, portanto, um Índice de densidade de nutrientes de 49 significa que você pode obter cerca de 49 por cento de seu valor diário para aqueles 17 nutrientes em 100 calorias de alimentos, explica ela. E alguns vegetais têm menos calorias do que outros, acrescenta ela.
Por exemplo, o agrião tem apenas 4 calorias por xícara, enquanto a couve tem 33. "Você teria que comer muito mais agrião para obter a mesma quantidade de calorias - e, portanto, a mesma quantidade de nutrientes - que em uma porção menor de couve ", diz Mangieri.
Analisar os nutrientes pelo tamanho da porção dá uma ideia um pouco melhor do que você pode realmente estar consumindo. Caso em questão: uma xícara de agrião picado contém 0,2 g de fibra, 41 mg de cálcio e 112 mg de potássio.Por outro lado, uma xícara de couve picada contém 2,4 g de fibra, 100 mg de cálcio e 239 mg de potássio. Vencedora? Boa e velha couve.
Quanto à diferença calórica entre couve e agrião, não importa, nem mesmo para quem está de olho no peso, diz Mangieri. "Quase todos os vegetais têm poucas calorias em comparação com os outros alimentos que ingerimos, e a maioria de nós precisa de mais, não menos."
De modo geral, Mangieri diz que a variedade ainda é a melhor maneira de escolher as verduras do dia e que devemos escolher verduras (e outras frutas e vegetais) que realmente gostamos de comer. "As folhas verdes escuras ainda são ótimas e cheias de nutrientes", diz ela. "Mas em vez de ficar com apenas um, tente incorporar uma mistura de novos. A melhor parte é que você realmente não pode dar errado com nenhum deles."