Como prevenir cãibras nas pernas na dieta Keto
Contente
- O que causa cãibras nas pernas no ceto?
- Eletrólitos insuficientes
- Desidratação
- Outras causas potenciais
- Como tratar e prevenir cãibras nas pernas no ceto
- Dicas
- A linha inferior
Se você já enfrentou súbitas e severas dores nas pernas na dieta cetogênica, não está sozinho.
Embora essa dieta rica em gordura e com pouco carboidrato possa ajudar na perda de peso e até no tratamento de certas condições médicas, ela foi associada a vários efeitos colaterais - incluindo cãibras nas pernas.
Este artigo explica por que algumas pessoas podem ter cãibras nas pernas no ceto e oferece dicas para tratar e prevenir esse efeito colateral desconfortável.
O que causa cãibras nas pernas no ceto?
Cãibras são contrações musculares involuntárias e localizadas que geralmente são dolorosas. As cãibras nas pernas geralmente afetam o músculo da panturrilha, embora também possam ocorrer em outras partes da perna (1).
Essas contrações geralmente ocorrem à noite e podem durar de segundos a minutos. A maioria das cãibras nas pernas termina em menos de alguns minutos (1).
Embora a causa exata nem sempre seja clara, vários fatores, incluindo gravidez, tratamentos médicos, fluxo sanguíneo insuficiente e uso de certos medicamentos, podem aumentar seu risco.
A dieta ceto pode torná-lo mais suscetível a cãibras nas pernas por várias razões (2).
Eletrólitos insuficientes
Uma causa potencial de cãibras nas pernas é um desequilíbrio eletrolítico.
Eletrólitos são minerais essenciais para funções críticas em seu corpo, como a comunicação celular. Eles incluem sódio, magnésio, cloreto, potássio, cálcio, fosfato e bicarbonatos (3).
Se seus níveis se esgotarem, suas células nervosas poderão se tornar mais sensíveis. Por sua vez, isso leva à pressão nas terminações nervosas, o que pode causar espasmos musculares (4).
Ao se adaptar à dieta cetônica, seu corpo pode perder mais eletrólitos através da micção em resposta à diminuição dos níveis de açúcar no sangue e do hormônio insulina (5).
Essa perda é tipicamente maior nos primeiros 1 a 4 dias da transição para o ceto, portanto, as cãibras musculares relacionadas ao desequilíbrio eletrolítico podem ser piores durante esse período (5).
Desidratação
As pessoas que fazem a transição para a dieta ceto muitas vezes urinam mais devido a fatores como níveis reduzidos de insulina e aumento da excreção de sódio. Por sua vez, o aumento da micção pode levar à desidratação, outra causa potencial de cãibras nas pernas (1, 5).
A desidratação é um dos efeitos colaterais mais comuns do ceto e, portanto, pode aumentar o risco de cãibras nas pernas (6, 7, 8).
Mesmo assim, as evidências são variadas e são necessários mais estudos (9).
Outras causas potenciais
Vários outros fatores também podem causar cãibras nas pernas.
Por exemplo, certos medicamentos, como diuréticos, medicamentos para asma e estatinas, estão associados a um risco aumentado dessas dores (10).
Além disso, hábitos sedentários, velhice, atividade física extenuante e condições médicas como insuficiência hepática e renal estão associados a cãibras nas pernas (11, 12).
resumoAs pessoas que fazem dieta com ceto podem sofrer cãibras nas pernas devido à desidratação e desequilíbrios eletrolíticos. Outras causas de cãibras nas pernas incluem hábitos sedentários e certos medicamentos.
Como tratar e prevenir cãibras nas pernas no ceto
Além das cãibras nas pernas, outros sintomas associados à dieta ceto incluem dores de cabeça, prisão de ventre e fadiga - coletivamente conhecidas como gripe ceto.
Esses sintomas também podem ser causados ou agravados por desidratação e desequilíbrios eletrolíticos, tornando a prevenção ainda mais importante.
Dicas
A melhor maneira de prevenir e tratar cãibras nas pernas no ceto é garantir que você esteja comendo alimentos nutritivos, suplementando, se necessário, e mantendo-se adequadamente hidratado. Aqui estão algumas dicas:
- Coma alimentos ricos em potássio. Abacates, acelga, espinafre, cebola, tomate, verduras de beterraba e cogumelos são alimentos ricos em potássio e cetônicos que podem ajudar a reequilibrar seus níveis de eletrólitos (13).
- Escolha alimentos ricos em magnésio. Sementes de abóbora, castanha do Brasil, castanha de caju, couve, rúcula, brócolis e ostras são pobres em carboidratos e ricos em magnésio para ajudar seus eletrólitos (14).
- Considere tomar um suplemento de eletrólito. Tomar um suplemento de magnésio, potássio ou multi-mineral pode ser uma boa ideia para quem está em transição para uma dieta ceto (15).
- Consuma bastante sal. Salgue sua comida e considere beber um caldo de osso salgado para reduzir as chances de desequilíbrio eletrolítico.
- Beba bastante água. Manter-se adequadamente hidratado pode reduzir o risco de cãibras nas pernas e outros efeitos colaterais do ceto, como dores de cabeça e constipação. A urina pálida e amarela é um sinal de que você está adequadamente hidratado (16, 17, 18, 19).
- Reduza ou evite álcool. O álcool é um diurético e pode piorar a desidratação. Algumas pesquisas sugerem que o uso de álcool pode estar relacionado a cãibras nas pernas (20, 21).
- Faça exercícios suaves. Tente caminhar, alongar e praticar ioga quando se adaptar ao ceto pela primeira vez. Evite exercícios intensos nos primeiros dias para reduzir a chance de cãibras nas pernas (22).
Se você tiver cãibras nas pernas persistentes ou extremas, consulte um profissional de saúde para garantir que não está apresentando sintomas de uma condição médica mais séria.
resumoManter-se hidratado, consumir muitos eletrólitos e praticar atividades físicas leves pode ajudar a reduzir as chances de cãibras nas pernas no ceto.
A linha inferior
Enquanto muitas pessoas juram pela dieta ceto, a transição para uma dieta muito baixa em carboidratos e rica em gorduras pode levar a sintomas desconfortáveis, incluindo cãibras nas pernas.
No entanto, fazer algumas alterações simples em sua dieta e estilo de vida, como manter-se hidratado, comer muitos alimentos ricos em eletrólitos e participar de atividades leves, pode ajudar a tratar e prevenir cãibras nas pernas associadas ao ceto.
Se você tiver cãibras nas pernas, experimente algumas das dicas listadas acima - mas lembre-se de visitar seu médico se as cãibras forem persistentes ou extremas.