O lendário treinador do 10 vezes Pat Summitt provou que é a inspiração definitiva
Contente
Pat Summitt, amado treinador do time de basquete Lady Vols da University of Tennessee, faleceu hoje após lutar contra a doença de Alzheimer por cinco anos. Ela esteve com Lady Vols essencialmente durante toda a sua vida profissional. Ingressou como assistente técnica aos 22 anos em 1974 e permaneceu na equipe até 2012, quando se demitiu, levando a equipe a oito títulos nacionais como técnica principal. Seu recorde geral na aposentadoria foi de impressionantes 1.098 vitórias e apenas 208 derrotas em 38 anos.
Como se seu recorde no UT não fosse impressionante o suficiente, Summitt também treinou duas equipes olímpicas.Em 1976, ela co-treinou um time vencedor da medalha de prata. Em seguida, ela liderou a equipe dos EUA ao ouro nos próximos Jogos Olímpicos em 1980.
Naturalmente, seu legado contém uma rica fonte de inspiração dentro e fora da quadra. Ela escreveu vários livros inspiradores sobre sua época como treinadora, incluindo Raise the Roof: The Inspiring Inside Story of Tennessee Lady Vols 'Historic Triplet Season 1997-1998, assim como Alcance a Cimeira, e Resuma: 1.098 vitórias, algumas perdas irrelevantes e uma vida em perspectiva.
Tiramos 10 momentos de sua vida e carreira que nos inspiram a continuar esmagando - seja na quadra, no escritório ou na academia.
1. Cair na realidade sobre o que significa ser competitivo.
2. Como a desportista do ano da Sports Illustrated em 2011
Em 2011, Pat foi nomeada Esportista do Ano da Sports Illustrated ao lado do técnico de basquete masculino da Duke University, Mike Krzyzewski. SI'A reportagem sobre os dois técnicos mais vencedores no basquete universitário destacou os momentos brilhantes da carreira de Summitt, incluindo este: "É que, anos atrás, quando Pat Summitt deixou a pista após treinar um jogo na Louisiana Tech, ela avistou uma garota em uma cadeira de rodas na entrada do túnel. Ela se ajoelhou e disse a ela: 'Não deixe o jeito que você é agora definir quem você será. Você pode superar qualquer coisa se trabalhar nisso.' "
3. Falando sobre o que é realmente significa ser forte.
4. E por que o talento não é tudo.
5. Quando o presidente Obama concedeu a ela oMedalha Presidencial da Liberdade de 2012.
"O treinador Summitt é uma inspiração, tanto como o treinador da NCAA mais vencedor de todos os tempos e como alguém que está disposto a falar tão abertamente e corajosamente sobre sua batalha contra o Alzheimer", disse o presidente Obam em um comunicado à Casa Branca. "O presente de Pat sempre foi sua capacidade de levar as pessoas ao seu redor a novas alturas e, nos últimos 38 anos, sua abordagem única resultou em um sucesso incomparável na quadra e na lealdade incomparável de quem a conhece e de quem ela vive A carreira de treinadora de Pat pode ter acabado, mas estou confiante de que seu trabalho está longe de terminar. Estou ansioso para conceder a ela esta homenagem. " Não importa quantos jogos você ganhou ou perdeu - quando você é elogiado pelo presidente, você sabe que conseguiu.
6. Quando ela nos lembrou que nada supera o trabalho duro.
7. E isso é sempre sobre ~ atitude ~.
8. Quando ela levou a equipe dos EUA ao topo do pódio olímpico.
"Lembro-me de sentir que uma medalha olímpica foi uma conquista montanhosa para uma garota de Henrietta, Tennessee. Assim como foi para uma garota de Monroe, Geórgia, ou de Cleveland, Mississippi ou Far Rockaway, Nova York", escreveu Summitt nela livro, Resumir. A vida de Summitt passou de cidade pequena a grande impacto - e ela ganhou cada pedaço.
9. Reconhecendo hSeu impacto não só no jogo, mas também nos jogadores.
"O trabalho do coaching não era ser um martinet. Tratava-se de preparar as pessoas para tomarem boas decisões independentes. Colocá-las nos lugares certos na hora certa era tanto uma questão de entendê-las e falar com elas, quanto era direcionar seu tráfego ", escreveu Summitt em seu livro, Resumir. “Era para ser um ambiente de elite e exigente, e não era certo para todos. Mas era certo para os 161 jogadores que usaram a laranja, e o verdadeiro legado não foram as vitórias, mas saber que elas foram feitas de algo mais forte quando eles partiram. " E todos sentiram uma conexão distinta com ela - nada prova isso mais do que a resposta esmagadora #WeBackPat após o diagnóstico de Alzheimer.
10. Porque ela abriu caminho para as mulheres, dentro e fora das quadras.
Como a primeira técnica de basquete feminino a ganhar US $ 1 milhão por ano, a Summitt abriu o caminho para treinadoras, de acordo com a ESPN. "Temos os salários que temos hoje por causa de Pat Summitt, temos a exposição que temos hoje por causa de Pat Summitt. Ela não tinha medo de lutar", disse Kim Mulkey, treinadora-chefe de basquete feminino da Baylor University desde 2000, à ESPN .
Reconhecidamente, é impossível condensar as décadas de excelência da Summitt em qualquer lista dos dez primeiros; veja o comovente memorial da UT de toda a sua carreira, e cada momento que causou um "impacto incomparável".