Limões e diabetes: eles devem ser incluídos em sua dieta?
Contente
- visão global
- Pessoas com diabetes podem comer limões?
- Índice glicêmico e limões
- Fibra de frutas cítricas e açúcar no sangue
- Citrus e obesidade
- Vitamina C e diabetes
- Os efeitos colaterais dos limões
- Leve embora
visão global
Limões são ricos em nutrientes, incluindo:
- vitamina A
- vitamina C
- potássio
- cálcio
- magnésio
Um limão cru sem a casca:
- 29 calorias
- 9 gramas de carboidratos
- 2,8 gramas de fibra dietética
- 0,3 gramas de gordura
- 1,1 gramas de proteína
Apesar desses benefícios, alguns alimentos ainda precisam ser consumidos com cautela se você tiver diabetes. Limões são um deles? Continue lendo para aprender como os limões podem afetar as pessoas que vivem com diabetes e coisas para manter em mente.
Pessoas com diabetes podem comer limões?
Sim, você pode comer limões se tiver diabetes. Na verdade, a American Diabetes Association (ADA) lista os limões como um superalimento para diabetes.
As laranjas também estão na lista de superalimentos da ADA. Embora limões e laranjas tenham aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos, os limões têm menos açúcar.
Índice glicêmico e limões
O índice glicêmico (IG) é uma indicação de como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue. É medido em uma escala de 0 a 100, sendo 100 glicose pura. Quanto maior o IG em um alimento, maior será o pico de açúcar no sangue.
O suco de limão, quando consumido junto com um alimento com alto IG, pode retardar a conversão de amido em açúcar, diminuindo assim o IG do alimento.
Fibra de frutas cítricas e açúcar no sangue
Embora mais fácil de fazer com toranja e laranja do que limões e limas, é melhor comer a fruta inteira em vez de apenas beber o suco.
Quando você come a fruta, obtém os benefícios da fibra da fruta. A fibra solúvel pode retardar a absorção do açúcar na corrente sanguínea, o que pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.
Citrus e obesidade
Segundo estudo de 2013, os componentes bioativos das frutas cítricas podem contribuir para a prevenção e o tratamento da obesidade.
Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver diabetes porque aumenta a pressão sobre a capacidade do corpo de usar adequadamente a insulina para controlar o açúcar no sangue.
Vitamina C e diabetes
Embora sejam necessárias mais pesquisas, as evidências sugerem que a vitamina C pode ter um impacto positivo no diabetes. Aqui está o que a pesquisa diz:
- Um pequeno descobriu que tomar 1.000 miligramas de vitamina C por seis semanas pode ajudar a reduzir o risco de complicações do diabetes tipo 2, diminuindo os níveis de açúcar no sangue e lipídios.
- Um estudo de 2014 descobriu que a necessidade de suplementação de vitamina C pode ser maior em pessoas com diabetes.
- A sugeriu que a ingestão de vitamina C na dieta pode desempenhar um papel protetor no desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Os efeitos colaterais dos limões
Embora o limão tenha muitos benefícios para a saúde, há algumas coisas a se ter em mente:
- O suco de limão é ácido e pode corroer o esmalte dos dentes.
- O limão pode causar azia.
- O limão é um diurético natural.
- A casca de limão contém oxalatos, que em excesso podem causar cálculos renais de oxalato de cálcio.
Se estiver experimentando efeitos colaterais negativos leves, limite ou evite o consumo de limões e suco de limão. Consulte o seu médico para quaisquer efeitos colaterais graves, como pedras nos rins.
Leve embora
Com grandes quantidades de vitamina C e fibra solúvel, além de baixo IG, o limão pode ter um lugar em sua dieta, seja você diabético ou não.
Se você tem diabetes e está pensando em aumentar a ingestão de limão, converse com seu médico ou nutricionista para ter certeza de que é uma boa decisão para sua condição atual.