Como a terapia da luz trata a depressão?
Contente
- O que é terapia de luz?
- Como funciona
- Efeitos colaterais
- Profissionais da terapia da luz
- A terapia de luz é
- Contras da terapia da luz
- O que o especialista diz
- O takeaway
O que é terapia de luz?
A terapia com luz, também conhecida como fototerapia, é um tratamento no qual você é exposto a uma fonte de luz artificial. A terapia trata principalmente o transtorno depressivo maior com padrões sazonais (anteriormente conhecido como transtorno afetivo sazonal, ou SAD). Este é um tipo de depressão que ocorre durante uma determinada época do ano, geralmente no inverno. A luz também é usada para tratar outras condições, incluindo distúrbios do sono e outros tipos de depressão.
Como funciona
Normalmente, a terapia com luz visa compensar a falta de exposição à luz solar que, acredita-se, está ligada ao transtorno depressivo maior com padrões sazonais. Você ficará sentado perto de uma caixa de luz que emita luz forte. A luz geralmente imita a luz solar natural, mas pode haver variações. Uma unidade de medida chamada lux mede a quantidade de luz usada em um tratamento. A saída padrão de uma caixa de luz é entre 2.500 e 10.000 lux.
Os tratamentos geralmente começam no outono e continuam até o início da primavera. As sessões geralmente duram de 10 a 15 minutos. A duração da sessão depende de quão bem você lida com o tratamento e a força da caixa de luz. Alguém novo no método pode receber tratamentos iniciais mais curtos. Quanto mais poderosa a caixa de luz, mais curta pode ser a sessão de tratamento.
Por que a terapia com luz é eficaz ainda está sendo estudada. Uma teoria é que a luz desencadeia naturalmente a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é a substância química do cérebro que se sente bem. Alguns especialistas acreditam que o sucesso da terapia com luz se deve a um efeito placebo.
Efeitos colaterais
Existem efeitos colaterais na terapia da luz, incluindo dor de cabeça e queimaduras solares. Geralmente, estes não são graves. A maioria dos efeitos colaterais pode ser resolvida ajustando a duração e a intensidade das sessões. Outros tratamentos que podem aliviar os efeitos colaterais incluem:
- colírio
- gotas nasais
- protetor solar
Se você está considerando essa terapia, consulte um médico se tiver alguma das seguintes condições:
- pele sensível
- condições oculares
- uma história de câncer de pele
Profissionais da terapia da luz
A terapia da luz tem muitos aspectos positivos. O tratamento também pode ser feito em casa, usando caixas de luz alugadas ou compradas.
A terapia de luz é
- não invasivo
- seguro
- conveniente
- associado a poucos ou leves efeitos colaterais
Contras da terapia da luz
Os aspectos negativos da terapia da luz são os efeitos colaterais e as complicações que podem ocorrer. Esses incluem:
- dor de cabeça
- insônia
- queimadura de sol
- fadiga
- olhos e nariz secos
- hipomania, um período prolongado de humor elevado
O que o especialista diz
O Dr. Carl Vincent, psicólogo de Moline, Illinois, sugere que a terapia com luz seja usada com outros tratamentos, como psicoterapia ou regime de drogas. "A idéia é que poderia ser usado como uma terapia suplementar", diz Vincent. “Além do tratamento, as pessoas que sofrem de depressão nos meses de inverno devem tentar ser mais ativas. O inverno é uma época em que as pessoas tendem a ser mais sedentárias e fazer mais exercícios pode ajudar a melhorar o humor. ”
O takeaway
A terapia com luz é usada para tratar o transtorno depressivo maior com padrões sazonais, distúrbios do sono e outros tipos de depressão. Geralmente é eficaz, embora os médicos não saibam exatamente o porquê. Pode ter vários efeitos colaterais, a maioria dos quais pode ser efetivamente aliviada. Converse com seu médico se achar que a terapia com luz pode ser útil para você.