Autor: Ellen Moore
Data De Criação: 19 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
O documentário "The Magic Pill" afirma que a dieta cetogênica pode curar basicamente tudo - Estilo De Vida
O documentário "The Magic Pill" afirma que a dieta cetogênica pode curar basicamente tudo - Estilo De Vida

Contente

A dieta cetogênica vem crescendo em popularidade, então não é surpresa que um novo documentário sobre o assunto tenha surgido na Netflix. Apelidado A pílula mágica, o novo filme argumenta que uma dieta cetônica (um plano alimentar com alto teor de gordura, proteína moderada e baixo teor de carboidratos) é a melhor maneira de comer - tanto que tem a capacidade de curar câncer, obesidade e doenças hepáticas ; melhorar os sintomas de autismo e diabetes; e reduzindo a dependência de medicamentos prescritos em apenas cinco semanas.

Se isso soa como um exagero para você, você não está sozinho. O filme levantou bandeiras vermelhas sobre o potencial de enganar o público de que existe uma solução "rápida" para problemas médicos graves, alguns dos quais deixaram perplexos até os pesquisadores mais educados e comprometidos.


O filme segue vários indivíduos e famílias nos Estados Unidos e comunidades aborígines na Austrália que são encorajados pelos cineastas a abandonar suas dietas pouco saudáveis ​​e, em vez disso, abraçar um estilo de vida cetogênico sob a promessa de que ajudará a curar suas respectivas doenças.

Essas pessoas são aconselhadas a comer alimentos orgânicos inteiros, eliminar alimentos processados, grãos e legumes, adotar gorduras (como óleo de coco, gordura animal, ovos e abacates), evitar laticínios, consumir frutos do mar selvagens e sustentáveis, comer nariz a cauda (caldos de ossos, carnes orgânicas) e alimentos fermentados, e adotar o jejum intermitente. (Relacionado: Por que os benefícios potenciais do jejum intermitente podem não valer os riscos)

Desde seu lançamento, as pessoas expressaram sua preocupação com a mensagem geral do filme. O presidente da Associação Médica Australiana (AMA), Michael Gannon, por exemplo, comparou o documentário a um polêmico filme antivacinação, Vaxxed, e disseram que os dois estavam competindo "nos prêmios para os filmes com menos probabilidade de contribuir para a saúde pública", conforme relatado por The Daily Telegraph.


"Gosto da ênfase na proteína porque não há dúvida de que carne magra, ovos e peixes são superalimentos ... mas dietas de exclusão nunca funcionam", disse Gannon ao Telégrafo. (Para ser justo, o ceto não é, na verdade, uma dieta rica em proteínas. No entanto, esse é um erro comum da dieta ceto que muitas pessoas cometem.)

Embora já seja entendido que dietas restritivas como a dieta cetônica são difíceis de manter, as pessoas ainda estão procurando por planos de perda de peso e soluções rápidas para problemas de saúde, e é a última parte das afirmações do ceto médico - sua capacidade de curar uma série de condições de saúde - isso parece estar atingindo um nervo.

"Não existe pílula mágica para nada, e dizer que uma dieta cetônica pode curar câncer, autismo, diabetes, obesidade e asma é um pouco exagero", escreveu um usuário do Reddit. “Todas essas pessoas tinham dietas terríveis antes de começarem a ceto, então é provável que tivessem visto algumas melhorias em sua saúde geral apenas reduzindo os alimentos processados ​​e se exercitando mais”. (Relacionado: a dieta do ceto é ruim para você?)


Outros espectadores levaram seus sentimentos direto para a seção de resenhas do filme na Netflix. "O que este documentário mostra é quão pouco as pessoas entendem de ciência e como ela funciona", disse um usuário em uma crítica de duas estrelas. "Este é um documentário sobre evidências anedóticas e teorias. As evidências anedóticas são interessantes e podem nos levar a explorar questões importantes, mas as evidências anedóticas por si só não são 'provas'."

Outro revisor refletiu emoções semelhantes sobre a credibilidade do filme, dando uma estrela e escrevendo: "Nenhuma entrevista com pesquisadores de alimentos / nutrição de universidades respeitadas, as opiniões vieram de chefs / 'treinadores de saúde' / escritores. Estudos observacionais sem controle de placebo randomizado duplo- estudos cegos devidamente desenvolvidos (estatísticos). Não convincente para observadores racionais. "

O chef australiano Pete Evans é um dos especialistas entrevistados para o documentário que está levantando algumas sobrancelhas. Apesar de sua falta de credenciais, Evans é visto no filme promovendo os benefícios médicos da dieta cetogênica - e esta não é a primeira vez que ele está na vanguarda da controvérsia nutricional.

Alguns anos atrás, ele se viu em apuros por sugerir que a dieta paleo é a cura para tudo, incluindo a osteoporose. A certa altura, seu conselho médico sem precedentes ficou tão fora de controle que a AMA foi forçada a tweetar um aviso sobre o chef famoso.

"Pete Evans [está] colocando a saúde de seus fãs em risco com conselhos extremos sobre dieta, flúor, cálcio", escreveu a AMA no Twitter. "O chef famoso não deve se envolver com medicina." Com esse histórico, é fácil ver por que os espectadores seriam céticos em relação A pílula mágica.

Embora o documentário esteja provocando um debate acalorado sobre um tópico já acalorado, isso não quer dizer que a dieta cetogênica seja totalmente ruim ou que algumas das afirmações do documentário não justifiquem mais atenção. Embora seja uma forma de perder peso com sucesso para algumas pessoas, a dieta cetônica na verdade tem uma história como dieta medicinal.

"As dietas cetogênicas têm sido usadas terapeuticamente por mais de um século para tratar a epilepsia refratária em crianças", disse Catherine Metzgar, Ph.D., uma nutricionista e especialista em bioquímica nutricional em "8 erros comuns na dieta Keto que você pode estar errando". "Além disso, os ensaios clínicos de dietas cetogênicas demonstram que podem resultar em melhorias profundas na saúde e na redução da medicação para pessoas que vivem com diabetes tipo 2."

Portanto, embora seguir uma dieta cetônica possa ajudá-lo a perder algum peso extra, ganhar energia ou, em circunstâncias específicas, reduzir os sintomas de algumas condições médicas, há pouca ou nenhuma chance de que (ou qualquer outra dieta nesse sentido) seja o fim. tudo-seja-tudo "pílula mágica" para a saúde. Se não for óbvio agora, lembre-se de sempre consultar seu médico ao considerar uma dieta drástica ou uma mudança de estilo de vida.

Revisão para

Propaganda

Certifique-Se De Ler

O que é a síndrome da fase adormecida do sono?

O que é a síndrome da fase adormecida do sono?

A índrome da fae do ono atraado (DP) é um tipo de ditúrbio do ono no ritmo circadiano. Também é conhecido como ditúrbio retardado da fae do ono ou ditúrbio retardado...
Hipotireoidismo vs. Hipertireoidismo: qual é a diferença?

Hipotireoidismo vs. Hipertireoidismo: qual é a diferença?

Você foi diagnoticado recentemente com hipotireoidimo? Nee cao, você provavelmente etá ciente da glândula tireóide do eu corpo. E você provavelmente conhece muito bem alg...