Autor: Louise Ward
Data De Criação: 7 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 29 Outubro 2024
Anonim
MDD e perda de concentração - Saúde
MDD e perda de concentração - Saúde

Contente

O transtorno depressivo maior (MDD) pode dificultar o foco nas tarefas diárias. Você pode achar difícil seguir a trama de um romance ou programa de TV. Ou você pode ter problemas para lembrar instruções complexas. Estes são todos os sinais normais de depressão. Mas muitas técnicas e estratégias podem ajudá-lo a melhorar seu foco e atenção.

O impacto da concentração perdida

Se você tiver problemas para se concentrar, não está sozinho. Segundo a Aliança Nacional sobre Doenças Mentais, a falta de concentração é um sintoma comum da depressão.

A incapacidade de se concentrar também torna mais difícil tomar decisões pequenas. Um estudo no PLoS ONE sugere que a falta de foco é uma das razões pelas quais a depressão tem um impacto social tão importante. Quando você não consegue se concentrar, é mais difícil acompanhar os relacionamentos e ter um bom desempenho no trabalho.

Como a depressão afeta seu cérebro

Quando você tem depressão, muitas partes do cérebro ficam danificadas. Isso inclui a amígdala e o hipocampo. O volume do hipocampo diminui, o que afeta o tempo de atenção. Os circuitos neurais também funcionam de maneira diferente. Múltiplos episódios de depressão não tratados geralmente aumentam a gravidade dos sintomas. Essas mudanças no cérebro tornam mais difícil o foco quando você está deprimido.


Gerencie seu açúcar no sangue

O mau controle do açúcar no sangue é um grande problema entre as pessoas com e sem depressão. Gerenciar o açúcar no sangue de forma mais eficaz pode melhorar sua concentração. Um estudo no International Journal of Diabetes in Developing Countries sugere que altos níveis de açúcar no sangue têm efeitos negativos na depressão e na função cognitiva. A falta de foco e a falta de memória estão entre os sintomas agravados pelo alto nível de açúcar no sangue.

Converse com seu médico sobre medicamentos

Muitas pessoas com MDD já estão tomando medicamentos antidepressivos. Se você não estiver tomando antidepressivos, seu médico poderá recomendar o correto. Mas se você estiver tomando medicação e ainda tiver problemas para se concentrar, pode ser necessário tentar um medicamento diferente.

Alguns antidepressivos são mais úteis para melhorar a atenção do que outros.

  • Bupropiona (Wellbutrin) trabalha para aumentar a dopamina. Isso pode ter um efeito energizante que pode aumentar seu foco.
  • A vortioxetina (Brintellix) é um medicamento mais recente que também demonstrou melhorar as habilidades cognitivas, incluindo atenção.
  • A duloxetina (Cymbalta) é um medicamento SNRI que pode produzir melhorias na capacidade cognitiva.
  • O escitalopram (Lexapro) é um antidepressivo SSRI que também pode melhorar as habilidades cognitivas, como memória e atenção.

Você também pode tentar adicionar outro medicamento ao antidepressivo habitual. Algumas pessoas se beneficiam da adição de medicamentos estimulantes, como o metilfenidato (Ritalin) ou modafinil (Provigil). Medicamentos estimulantes melhoram seu foco, bem como a fadiga comum na depressão.


Consulte um terapeuta para treinamento cognitivo-emocional

Terapia e medicação são dois componentes padrão da maioria dos tratamentos para depressão. Você já deve estar procurando um terapeuta para MDD, mas pode perguntar ao seu terapeuta sobre treinamento cognitivo-emocional. O treinamento cognitivo-emocional ajuda a obter mais controle cognitivo sobre situações emocionais. Um estudo da Associação de Ansiedade e Depressão da América encontrou pequenas melhorias na atenção resultantes dessa forma especializada de aconselhamento.

Faça mais exercício

Quase todo mundo ganha benefícios de saúde ao fazer mais exercícios. Mas isso é especialmente verdade para pessoas com MDD. Mesmo que você ache difícil se motivar para se exercitar, é importante fazer um esforço. O exercício regular reduz o açúcar no sangue, o que pode melhorar sua saúde e seu tempo de atenção. Estudos como o relatado no Journal of Clinical and Diagnostic Research sugerem que o exercício melhora o tempo de atenção em adultos. Pelo menos 30 minutos de exercício cinco vezes por semana é benéfico. Se você precisar de um aumento de concentração a curto prazo, faça uma curta caminhada ao ar livre.


Tente meditar e reduza as distrações externas

A meditação é bem conhecida por melhorar o tempo e o foco da atenção. Um estudo publicado no Envelhecimento e Saúde Mental relatou benefícios da meditação para proteger contra o estresse em adultos mais velhos. Há boas razões para acreditar que os mesmos resultados seriam vistos em todas as faixas etárias.

Comece com sessões de meditação mais curtas e trabalhe com sessões mais longas à medida que sua tolerância aumenta. Se você não conhece a meditação, muitos aplicativos para smartphone podem orientá-lo no processo.

A vida moderna tem muitas distrações disponíveis que dificultam a concentração. A multitarefa dificulta o foco em apenas uma atividade. Escolha trabalhar apenas em uma tarefa por vez. Desligue a TV se estiver tentando ler um livro ou manter uma conversa.

Desafie-se

Uma característica comum do MDD é a falta de autoconfiança. Não acreditar que você pode fazer algo pode significar que você nem tenta. Mas desafiar-se a aprender coisas novas aumenta sua confiança e fortalece seu cérebro.

Embora a perda de concentração seja um dos sintomas mais comuns do MDD, também é gerenciável. Use uma variedade de abordagens de tratamento e poderá descobrir que o seu tempo de atenção melhora.

Nossa Recomendação

Adrenalina: tudo o que você deve saber

Adrenalina: tudo o que você deve saber

O que é adrenalina?A adrenalina, também chamada de epinefrina, é um hormônio liberado pela glândula upra-renai e algun neurônio.A glândula upra-renai etão loca...
Síndrome de pessoa rígida

Síndrome de pessoa rígida

A índrome da peoa rígida (P) é uma doença neurológica auto-imune. Como outro tipo de ditúrbio neurológico, o P afeta o cérebro e a medula epinhal (itema nervoo ...