Qual é a diferença entre Low Carb e Keto?
Contente
- O que é uma dieta baixa em carboidratos?
- Prós e contras de baixo carboidrato
- Prós
- Contras
- O que é ceto?
- Prós e contras do ceto
- Prós
- Contras
- Qual é o melhor para a maioria das pessoas?
- A linha inferior
As dietas com pouco carboidrato e ceto são duas maneiras populares de comer que envolvem restringir a ingestão de carboidratos.
Dado que ambos limitam carboidratos, você pode se perguntar o que diferencia os dois.
Este artigo analisa as diferenças entre as dietas com baixo teor de carboidratos e ceto, os prós e os contras de cada uma, bem como qual pode ser a melhor opção para você.
O que é uma dieta baixa em carboidratos?
Uma dieta baixa em carboidratos é uma maneira de comer que restringe os carboidratos da dieta, principalmente de grãos, bebidas açucaradas e pão.
Estudos sugerem que uma dieta baixa em carboidratos compreende 10 a 30% das calorias dos carboidratos, embora não haja uma definição definida. Para uma pessoa saudável que consome 2.000 calorias por dia, isso equivale a 50-150 gramas de carboidratos (1, 2).
Ao seguir uma dieta baixa em carboidratos, é comum aumentar a ingestão de proteínas, gorduras saudáveis e vegetais para substituir os carboidratos e promover a plenitude.
Além disso, ao restringir os carboidratos, você elimina muitos alimentos ricos em calorias de sua dieta. Todos esses fatores podem trabalhar juntos para reduzir sua ingestão calórica geral e promover a perda de peso (3, 4).
Uma dieta baixa em carboidratos tem sido associada a vários benefícios à saúde em pessoas com diabetes, incluindo perda de peso e melhor controle do açúcar no sangue e fatores de risco cardiovascular (5).
Também é comumente usado para induzir a perda de peso (6, 7).
Enquanto uma dieta baixa em carboidratos pode não ser para todos, pode ser uma opção viável de perda de peso para a maioria das pessoas saudáveis.
Prós e contras de baixo carboidrato
Prós
- pode promover perda de peso (3, 4)
- elimina muitos alimentos processados com alto teor de carboidratos
- pode ser sustentado a longo prazo
- fase de adaptação menos extrema que o ceto
- menos restritivo e mais fácil de seguir do que o ceto
Contras
- você pode sentir-se fraco ou sentir prisão de ventre
- limita as opções de alimentos
- limita a ingestão de frutas
- pode afetar a ingestão de micronutrientes
Uma dieta baixa em carboidratos restringe os carboidratos, como grãos, arroz e vegetais ricos em amido, a 10 a 30% da ingestão calórica total, o que pode levar à perda de peso. Você deve considerar os prós e contras da dieta antes de iniciá-la.
O que é ceto?
A dieta cetogênica - ou ceto - é uma dieta muito baixa em carboidratos e rica em gorduras, que ganhou popularidade nos últimos anos.
A dieta ceto tem várias propriedades terapêuticas, como ajudar a tratar a epilepsia refratária. Pesquisas promissoras mostram que também pode prejudicar o crescimento de certos tipos de câncer. Além disso, algumas pessoas o utilizam para perder peso (8, 9, 10).
Ao seguir uma dieta ceto, o objetivo é atingir a cetose nutricional. Nesse estado, seu corpo produz cetonas a partir de gordura no fígado e usa a gordura como principal fonte de combustível em vez de carboidratos.
Isso é alcançado consumindo menos de 50 gramas de carboidratos por dia, mantendo a ingestão de proteínas moderada e aumentando drasticamente a ingestão de gorduras.
Uma dieta ceto-padrão é restritiva e pode não ser uma opção prática a longo prazo para quem quer perder peso e melhorar sua saúde.
Prós e contras do ceto
Prós
- tem benefícios terapêuticos, como o tratamento da epilepsia (8, 9)
- pode melhorar a sensibilidade à insulina (11)
- pode reduzir o apetite (12)
- pode melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos (4)
Contras
- constipação é comum devido à baixa ingestão de fibras
- dados de longo prazo são limitados
- risco da gripe ceto, que pode incluir dores de cabeça, fadiga, nevoeiro cerebral, irritabilidade e falta de motivação
- limita a ingestão de frutas
- pode ser difícil manter-se por longos períodos
A dieta keto restringe carboidratos a 50 gramas ou menos por dia. Isso coloca seu corpo em um estado de cetose nutricional, que promove o uso de gordura como fonte primária de combustível. Os prós e contras da dieta devem ser considerados antes de iniciá-la.
Qual é o melhor para a maioria das pessoas?
Quando se trata de escolher entre as dietas com baixo teor de carboidratos e ceto, há vários fatores a serem considerados.
A principal diferença entre essas dietas é a ingestão de carboidratos. Em uma dieta pobre em carboidratos, você normalmente ingere de 50 a 150 gramas de carboidratos por dia, mas na dieta ceto, a ingestão diária de carboidratos é restrita a menos de 50 gramas.
Outra diferença principal é a ingestão de proteínas. Com dietas com pouco carboidrato, a ingestão de proteínas pode ser alta, mas com dietas cetônicas, a ingestão de proteínas deve ser moderada em cerca de 20% do total de calorias. Isso ocorre porque a ingestão excessiva de proteínas pode prevenir a cetose (13).
Além disso, a ingestão de gordura tende a ser significativamente maior na dieta ceto, pois as gorduras substituem carboidratos e proteínas.
A dieta ceto pode ser muito restritiva para a maioria das pessoas, levando a uma baixa adesão a longo prazo. Além disso, é mais provável que a dieta ceto cause efeitos colaterais indesejados (13).
Portanto, uma dieta baixa em carboidratos é provavelmente uma opção melhor para a maioria das pessoas.
Dito isto, é importante consultar seu médico antes de iniciar qualquer dieta para reduzir o risco de complicações.
ResumoEnquanto as duas dietas limitam os carboidratos em graus variados, a dieta cetológica é mais restritiva. Para a maioria da população, a dieta baixa em carboidratos parece ser mais sustentável a longo prazo.
A linha inferior
As dietas com baixo teor de carboidratos e ceto restringem os carboidratos para gerar potenciais benefícios à saúde.
Embora ambos limitem os carboidratos até um certo ponto, inúmeras diferenças os diferenciam - com a ingestão de carboidratos e gorduras sendo as duas mais significativas.
É importante avaliar os prós e os contras de cada dieta e consultar seu médico antes de decidir se um deles é adequado para você.