Metotrexato, solução auto-injetável
Contente
- Destaques para metotrexato
- Avisos importantes
- Avisos da FDA
- Outros avisos
- O que é metotrexato?
- Por que é usado
- Como funciona
- Efeitos colaterais do metotrexato
- Efeitos colaterais mais comuns
- Efeitos colaterais graves
- Tenha em mente
- O metotrexato pode interagir com outros medicamentos
- Drogas que você não deve usar com metotrexato
- Interações que aumentam o risco de efeitos colaterais
- Interações que podem tornar seus medicamentos menos eficazes
- Avisos de metotrexato
- Aviso de alergia
- Aviso de interação com álcool
- Advertências para pessoas com certas condições de saúde
- Avisos para outros grupos
- Como tomar metotrexato
- Formas e potências de drogas
- Dosagem para psoríase
- Dosagem para artrite reumatóide
- Dosagem para artrite idiopática juvenil poliarticular (AIJ)
- Siga as instruções
- Considerações importantes para tomar metotrexato
- Geral
- Armazenamento
- Recargas
- Viagem
- Auto Gerenciamento
- Monitoramento clínico
- Sensibilidade ao sol
- Disponibilidade
- Despesas ocultas
- Autorização prévia
- Existem alternativas?
Destaques para metotrexato
- A solução auto-injetável de metotrexato está disponível como medicamento genérico e de marca. Marcas: Rasuvo e Otrexup.
- O metotrexato vem em quatro formas: solução auto-injetável, solução injetável IV, comprimido oral e solução oral. Para a solução auto-injetável, você pode recebê-la de um profissional de saúde ou você ou um cuidador pode administrá-la em casa.
- A solução auto-injetável de metotrexato é usada para tratar a psoríase. Também é usado para tratar a artrite reumatóide, incluindo artrite idiopática juvenil poliarticular.
Avisos importantes
Avisos da FDA
- Este medicamento tem avisos de caixa preta. Estas são as advertências mais sérias da Food and Drug Administration (FDA). Os avisos da caixa preta alertam os médicos e pacientes sobre os efeitos dos medicamentos que podem ser perigosos.
- Aviso de problemas hepáticos: O metotrexato pode causar doença hepática em fase terminal (fibrose e cirrose). O risco aumenta quanto mais tempo você toma este medicamento.
- Aviso de problemas pulmonares: O metotrexato pode causar lesões pulmonares (feridas). Este efeito pode ocorrer a qualquer momento durante o seu tratamento e com qualquer dosagem. A interrupção do tratamento pode não fazer com que a lesão desapareça. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver dificuldade para respirar, falta de ar, dor no peito ou tosse seca enquanto estiver tomando este medicamento.
- Aviso de linfoma: o metotrexato aumenta o risco de linfoma maligno (um câncer do sistema imunológico). Este risco pode ou não desaparecer quando você parar de tomar o medicamento.
- Aviso de reações cutâneas: O metotrexato pode causar reações cutâneas que podem ser fatais (causar a morte). Eles podem ou não desaparecer quando você parar de tomar o medicamento. Se você tiver certos sintomas enquanto estiver tomando este medicamento, ligue para o seu médico ou para o 911 imediatamente. Esses sintomas incluem pele vermelha, inchada, com bolhas ou descamação, erupção cutânea, febre, olhos vermelhos ou irritados ou feridas na boca, garganta, nariz ou olhos.
- Aviso de infecções: o metotrexato pode tornar o seu corpo menos capaz de combater as infecções. Pessoas que tomam este medicamento têm risco aumentado de infecções graves que podem ser fatais. Pessoas com infecção ativa não devem começar a usar metotrexato até que a infecção seja tratada.
- Aviso de acúmulo prejudicial: Certos problemas de saúde podem fazer com que seu corpo elimine este medicamento mais lentamente. Isso pode fazer com que a droga se acumule em seu corpo e aumentar o risco de efeitos colaterais. Se isto ocorrer, o seu médico pode diminuir a sua dose ou interromper o tratamento. Antes de iniciar este medicamento, informe o seu médico se você tiver problemas renais, ascite (fluido no abdômen) ou derrame pleural (fluido ao redor dos pulmões).
- Aviso de síndrome de lise tumoral: se você tem um tumor de crescimento rápido e toma metotrexato, está sob risco aumentado de síndrome de lise tumoral. Essa condição pode ser fatal (causar morte). Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum sintoma desta síndrome. Os sintomas incluem dificuldade para urinar, fraqueza muscular ou cãibras, dor de estômago ou falta de apetite, vômitos, fezes moles ou sensação de preguiça. Eles também incluem desmaiar ou ter um batimento cardíaco acelerado ou um batimento cardíaco que não parece normal.
- Aviso sobre tratamentos que aumentam os efeitos colaterais: Alguns medicamentos e tratamentos podem aumentar os efeitos colaterais do metotrexato. Isso inclui a radioterapia, que aumenta o risco de danos aos ossos ou músculos. Isso também inclui o uso de antiinflamatórios não-esteróides (AINEs). Esses medicamentos aumentam o risco de problemas no estômago, intestino ou medula óssea. Esses problemas podem ser fatais (causar morte). Exemplos de AINEs incluem ibuprofeno e naproxeno.
- Aviso de gravidez: O metotrexato pode prejudicar seriamente ou interromper a gravidez. Se você tem psoríase ou artrite reumatóide e está grávida, não use metotrexato. Se você engravidar enquanto estiver tomando este medicamento, chame seu médico imediatamente. Este medicamento também pode afetar os espermatozoides. Tanto homens quanto mulheres devem usar métodos anticoncepcionais eficazes durante o tratamento.
- Aviso do trato gastrointestinal: O metotrexato pode causar diarreia severa. Também pode causar estomatite ulcerosa, uma doença infecciosa da boca que resulta em gengivas inchadas e esponjosas, feridas e dentes soltos. Se estes efeitos ocorrerem, o seu médico pode interromper o seu tratamento com este medicamento.
Outros avisos
- Aviso de dosagem incorreta: Este medicamento deve ser injetado uma vez por semana. Tomar este medicamento todos os dias pode levar à morte.
- Aviso de tontura e cansaço: Este medicamento pode fazer você se sentir muito tonto ou cansado. Não dirija ou use máquinas pesadas até saber que pode funcionar normalmente.
- Aviso de anestesia: Este medicamento pode interagir com a anestesia que contém um medicamento denominado óxido nitroso. Se você for passar por um procedimento médico que exija anestesia, diga ao seu médico e cirurgião que você usa metotrexato.
O que é metotrexato?
O metotrexato é um medicamento de prescrição. Ele vem em quatro formas: solução auto-injetável, solução injetável IV, comprimido oral e solução oral.
Para a solução auto-injetável, você pode receber a injeção de um profissional de saúde. Ou, se seu provedor de serviços de saúde achar que você é capaz, ele pode treinar você ou um cuidador para administrar o medicamento em casa.
A solução auto-injetável de metotrexato está disponível como medicamento genérico e de marca Rasuvo e Otrexup.
A solução auto-injetável de metotrexato pode ser usada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que pode ser necessário tomá-lo com outros medicamentos.
Por que é usado
A solução auto-injetável de metotrexato é usada para tratar a psoríase. Também é usado para tratar a artrite reumatóide, incluindo artrite idiopática juvenil poliarticular (AIJ).
Como funciona
O metotrexato pertence a uma classe de medicamentos chamados antimetabólitos ou antagonistas do ácido fólico. Uma classe de drogas é um grupo de medicamentos que funcionam de maneira semelhante. Esses medicamentos são freqüentemente usados para tratar condições semelhantes.
O metotrexato funciona de maneira diferente para cada condição que trata. Não se sabe exatamente como este medicamento funciona para tratar a artrite reumatóide (AR). RA é uma doença do sistema imunológico. Acredita-se que o metotrexato enfraquece seu sistema imunológico, o que pode ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez da AR.
Para a psoríase, o metotrexato diminui a velocidade com que seu corpo produz a camada superior da pele. Isso ajuda a tratar os sintomas da psoríase, que incluem manchas de pele secas e com coceira.
Efeitos colaterais do metotrexato
A solução injetável de metotrexato pode causar sonolência. Não dirija ou use máquinas pesadas até saber que pode funcionar normalmente.
O metotrexato também pode causar outros efeitos colaterais.
Efeitos colaterais mais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns do metotrexato podem incluir:
- náusea ou vômito
- dor de estômago ou indisposição
- diarréia
- perda de cabelo
- cansaço
- tontura
- arrepios
- dor de cabeça
- feridas em seus pulmões
- aftas
- feridas na pele dolorosas
- bronquite
- febre
- machucar mais facilmente
- aumento do risco de infecção
- sensibilidade ao sol
- erupção cutânea
- nariz entupido ou escorrendo e garganta inflamada
- resultados anormais em testes de função hepática (podem indicar danos ao fígado)
- baixos níveis de células sanguíneas
Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer em alguns dias ou algumas semanas. Se eles forem mais graves ou não desaparecerem, converse com seu médico ou farmacêutico.
Efeitos colaterais graves
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 911 se os seus sintomas parecerem fatais ou se você achar que está tendo uma emergência médica. Os efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir o seguinte:
- Sangramento incomum. Os sintomas podem incluir:
- vômito que contém sangue ou se parece com borra de café
- tossindo sangue
- sangue nas suas fezes ou fezes pretas como alcatrão
- sangrando de suas gengivas
- sangramento vaginal incomum
- aumento de hematomas
- Problemas de fígado. Os sintomas podem incluir:
- urina de cor escura
- vomitando
- dor em seu abdômen
- amarelecimento da pele ou do branco dos olhos
- cansaço
- falta de apetite
- bancos de cor clara
- Problemas renais. Os sintomas podem incluir:
- não ser capaz de urinar
- diminuição da urina
- sangue na sua urina
- ganho de peso significativo ou repentino
- Problemas de pâncreas. Os sintomas podem incluir:
- forte dor em seu abdômen
- forte dor nas costas
- dor de estômago
- vomitando
- Lesões pulmonares (feridas). Os sintomas podem incluir:
- uma tosse seca que não produz catarro
- febre
- falta de ar
- Linfoma (câncer). Os sintomas podem incluir:
- cansaço
- febre
- arrepios
- perda de peso
- perda de apetite
- Reações cutâneas. Os sintomas podem incluir:
- erupção cutânea
- vermelhidão
- inchaço
- bolhas
- descamação da pele
- Infecções. Os sintomas podem incluir:
- febre
- arrepios
- dor de garganta
- tosse
- dor de ouvido ou sinusite
- saliva ou muco que aumenta em quantidade ou é de uma cor diferente do normal
- dor ao urinar
- aftas
- feridas que não cicatrizam
- coceira anal
- Dano e dor óssea
- Danos na medula óssea. Os sintomas podem incluir:
- níveis baixos de glóbulos brancos, que podem causar infecção
- níveis baixos de glóbulos vermelhos, que podem causar anemia (com sintomas de cansaço, pele pálida, falta de ar ou batimento cardíaco acelerado)
- baixos níveis de plaquetas, o que pode causar sangramento
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que essas informações incluam todos os efeitos colaterais possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Sempre discuta os possíveis efeitos colaterais com um profissional de saúde que conheça seu histórico médico.
Tenha em mente
- A desidratação (baixos níveis de fluidos no corpo) pode agravar os efeitos colaterais desta droga. Certifique-se de beber bastante líquido antes de tomar este medicamento.
- O metotrexato pode causar feridas na boca. Tomar um suplemento de ácido fólico pode diminuir esse efeito colateral. Também pode ajudar a diminuir certos efeitos colaterais renais ou hepáticos do metotrexato. Seu médico pode lhe dizer mais.
O metotrexato pode interagir com outros medicamentos
A solução auto-injetável de metotrexato pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você esteja tomando. Uma interação ocorre quando uma substância altera a forma como a droga funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.
Para ajudar a evitar interações, seu médico deve administrar todos os seus medicamentos com cuidado. Certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para descobrir como este medicamento pode interagir com outra coisa que você está tomando, converse com seu médico ou farmacêutico.
Exemplos de drogas que podem causar interações com o metotrexato estão listados abaixo.
Drogas que você não deve usar com metotrexato
Não tome esses medicamentos com metotrexato. Quando usados com metotrexato, esses medicamentos podem causar efeitos perigosos em seu corpo. Exemplos dessas drogas incluem:
- Vacinas vivas. Quando usadas com metotrexato, as vacinas vivas aumentam o risco de infecção. A vacina também pode não funcionar tão bem. (Vacinas vivas, como FluMist, são vacinas que contêm pequenas quantidades de vírus vivos, mas enfraquecidos.)
Interações que aumentam o risco de efeitos colaterais
Efeitos colaterais aumentados de outras drogas: Tomar metotrexato com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais desses medicamentos. Exemplos dessas drogas incluem:
- Certos medicamentos para asma, como a teofilina. Os efeitos colaterais aumentados da teofilina podem incluir taquicardia.
Aumento dos efeitos colaterais do metotrexato: Tomar metotrexato com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais do metotrexato. Isso ocorre porque a quantidade de metotrexato em seu corpo pode aumentar. Exemplos dessas drogas incluem:
- Drogas antiinflamatórias não esteroidais (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno, aspirina, diclofenaco, etodolaco ou cetoprofeno. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir sangramento, problemas na medula óssea ou problemas graves no trato digestivo. Esses problemas podem ser fatais (causar morte).
- Medicamentos para apreensão, como fenitoína. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir dor de estômago, perda de cabelo, cansaço, fraqueza e tontura.
- Drogas contra gota, como probenecida. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir dor de estômago, perda de cabelo, cansaço, fraqueza e tontura.
- Antibióticos, como drogas penicilina, que incluem amoxicilina, ampicilina, cloxacilina e nafcilina. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir dor de estômago, perda de cabelo, cansaço, fraqueza e tontura.
- Inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir dor de estômago, perda de cabelo, cansaço, fraqueza e tontura.
- Drogas para a pele, como retinóides. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir problemas de fígado.
- Medicamentos pós-transplante, como azatioprina. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir problemas de fígado.
- Drogas antiinflamatórias, como sulfassalazina. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir problemas de fígado.
- Antibióticos como trimetoprim / sulfametoxazol. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir danos à medula óssea.
- Óxido nitroso, uma droga anestésica. Os efeitos colaterais aumentados podem incluir feridas na boca, danos aos nervos e uma redução na contagem de células sanguíneas que podem aumentar o risco de infecção.
Interações que podem tornar seus medicamentos menos eficazes
Quando o metotrexato é menos eficaz: Quando o metotrexato é usado com certos medicamentos, pode não funcionar tão bem no tratamento da sua doença. Isso ocorre porque a quantidade de metotrexato em seu corpo pode estar diminuída. Exemplos dessas drogas incluem:
- Antibióticos como a tetraciclina, cloranfenicol ou aqueles que atuam sobre as bactérias em seu intestino (como a vancomicina). O seu médico pode ajustar a sua dosagem de metotrexato.
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos interagem de maneira diferente em cada pessoa, não podemos garantir que essas informações incluam todas as interações possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Sempre fale com seu provedor de serviços de saúde sobre as possíveis interações com todos os medicamentos prescritos, vitaminas, ervas e suplementos e medicamentos sem receita que você está tomando.
Avisos de metotrexato
Este medicamento vem com vários avisos.
Aviso de alergia
O metotrexato pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:
- Problemas respiratórios
- inchaço da garganta ou língua
- urticária
Se você desenvolver esses sintomas, ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro mais próximo.
Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomar de novo pode ser fatal (causar a morte).
Aviso de interação com álcool
Evite beber álcool quando estiver tomando metotrexato. O álcool pode aumentar os efeitos colaterais do metotrexato no fígado. Isso pode causar danos ao fígado ou piorar os problemas de fígado que você já tem.
Advertências para pessoas com certas condições de saúde
Para pessoas com doença hepática: Não use metotrexato se tiver histórico de problemas hepáticos, incluindo problemas hepáticos relacionados ao álcool. Este medicamento pode piorar a função hepática. Se o seu médico prescrever este medicamento, ele decidirá a sua dosagem em parte com base na sua saúde hepática. Dependendo do seu nível de doença hepática, o seu médico pode decidir que você não deve tomar metotrexato.
Para pessoas com sistema imunológico enfraquecido: Não use metotrexato se você tiver um sistema imunológico enfraquecido ou uma infecção ativa. Este medicamento pode piorar esses problemas.
Para pessoas com baixa contagem de células sanguíneas: Estes incluem contagens baixas de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ou plaquetas. O metotrexato pode piorar os seus níveis baixos de células sanguíneas.
Para pessoas com doença renal: Se você tem problemas renais ou histórico de doença renal, pode não ser capaz de eliminar bem este medicamento do seu corpo. Isso pode aumentar os níveis de metotrexato em seu corpo e causar mais efeitos colaterais. Este medicamento também pode causar problemas na função renal ou até mesmo causar falência renal, levando à necessidade de diálise. Se o seu médico prescrever este medicamento, ele decidirá a sua dosagem em parte com base na sua saúde renal. Se a lesão renal for grave, o médico pode decidir que você não deve tomar metotrexato.
Para pessoas com úlceras ou colite ulcerosa: Não use metotrexato. Este medicamento pode piorar essas condições, aumentando o risco de úlceras (feridas) no trato gastrointestinal.
Para pessoas com tumores de crescimento rápido: O metotrexato pode causar síndrome de lise tumoral. Essa condição pode ocorrer após o tratamento de certos tipos de câncer. Isso pode causar problemas nos níveis de eletrólitos, o que pode causar insuficiência renal grave ou até morte.
Para pessoas com derrame pleural ou ascite: O derrame pleural é um fluido ao redor dos pulmões. A ascite é um fluido em seu abdômen. O metotrexato pode permanecer no seu corpo por mais tempo se você tiver esses problemas médicos. Isso pode levar a mais efeitos colaterais.
Para pessoas com psoríase agravada devido à exposição à luz: Se você teve psoríase que piora com a radiação ultravioleta (UV) ou exposição à luz solar, o metotrexato pode fazer com que essa reação aconteça novamente.
Avisos para outros grupos
Para mulheres grávidas: O metotrexato pode causar danos graves à gravidez. Também pode causar problemas de fertilidade (tornar mais difícil engravidar). Pessoas com AR ou psoríase não devem usar este medicamento durante a gravidez.
Se você for uma mulher em idade fértil, seu médico provavelmente fará um teste de gravidez para se certificar de que você não está grávida antes de iniciar este medicamento. Você deve usar um método anticoncepcional eficaz durante o tratamento e por pelo menos um ciclo menstrual após interromper o tratamento com este medicamento. Ligue para seu médico imediatamente se você:
- perder um período
- acho que seu controle de natalidade não funcionou
- engravidar enquanto toma este medicamento
Se você for homem, deve usar um método anticoncepcional eficaz durante o tratamento e por pelo menos 3 meses após o término do tratamento.
Para mulheres que estão amamentando: O metotrexato passa pelo leite materno e pode causar efeitos colaterais em crianças amamentadas. Não amamente enquanto toma metotrexato. Converse com seu médico sobre a melhor maneira de alimentar seu filho.
Para idosos: É mais provável que você tenha problemas de fígado, rins ou medula óssea ao tomar metotrexato. Também é mais provável que você tenha níveis baixos de ácido fólico. O seu médico deve monitorá-lo quanto a estes e outros efeitos colaterais.
Para crianças: Para psoríase: Este medicamento não foi estudado em crianças com psoríase. Não deve ser usado para tratar esta condição em crianças menores de 18 anos.
Para artrite idiopática juvenil poliarticular: Este medicamento foi estudado em crianças de 2 a 16 anos com essa condição.
Como tomar metotrexato
Todas as dosagens e formas de medicamentos possíveis podem não estar incluídas aqui. A dosagem, a forma do medicamento e a frequência com que você toma o medicamento dependerão de:
- sua idade
- a condição sendo tratada
- quão grave é a sua condição
- outras condições médicas que você tem
- como você reage à primeira dose
Formas e potências de drogas
Genérico: metotrexato
- Formato: injeção subcutânea (frasco)
- Forças:
- 1 g / 40 mL (25 mg / mL)
- 50 mg / 2 mL
- 100 mg / 4 mL
- 200 mg / 8 mL
- 250 mg / 10 mL
Marca: Otrexup
- Formato: injeção subcutânea (autoinjetor)
- Forças: 10 mg / 0,4 mL, 12,5 mg / 0,4 mL, 15 mg / 0,4 mL, 17,5 mg / 0,4 mL, 20 mg / 0,4 mL, 22,5 mg / 0,4 mL, 25 mg / 0,4 mL
Marca: Rasuvo
- Formato: injeção subcutânea (autoinjetor)
- Forças: 7,5 mg / 0,15 mL, 10 mg / 0,2 mL, 12,5 mg / 0,25 mL, 15 mg / 0,3 mL, 17,5 mg / 0,35 mL, 20 mg / 0,4 mL, 22,5 mg / 0,45 mL, 25 mg / 0,5 mL, 30 mg / 0,6 mL
Dosagem para psoríase
Dosagem para adultos (idades de 18 a 64 anos)
- Dose inicial típica: 10–25 mg uma vez por semana.
- Dose máxima: 30 mg uma vez por semana.
Dosagem para crianças (idades de 0 a 17 anos)
Este medicamento não foi estabelecido como seguro e eficaz para o tratamento da psoríase nessa faixa etária.
Dosagem sênior (com 65 anos ou mais)
Seus rins podem não funcionar tão bem como antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe medicamentos mais lentamente. Como resultado, uma quantidade maior de um medicamento pode permanecer no corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.
O seu médico pode começar com uma dosagem mais baixa ou um esquema de dosagem diferente. Isso pode ajudar a evitar que os níveis dessa droga se acumulem em seu corpo.
Dosagem para artrite reumatóide
Dosagem para adultos (idades 17-64 anos)
- Dose inicial típica: 7,5 mg uma vez por semana.
Dosagem para crianças (idades de 0 a 17 anos)
Este medicamento não está aprovado para tratar a AR em crianças.
Dosagem sênior (com 65 anos ou mais)
Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem como antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe medicamentos mais lentamente. Como resultado, uma quantidade maior de uma droga pode permanecer em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.
O seu médico pode começar com uma dose reduzida ou um esquema posológico diferente. Isso pode ajudar a evitar que os níveis dessa droga se acumulem em seu corpo.
Dosagem para artrite idiopática juvenil poliarticular (AIJ)
Dosagem para crianças (idades de 2 a 16 anos)
- Dosagem inicial típica: 10 mg por metro quadrado (m2) de área de superfície corporal, uma vez por semana.
Dosagem para crianças (idades de 0 a 1 ano)
Este medicamento não provou ser seguro e eficaz para crianças menores de 2 anos.
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que esta lista inclua todas as dosagens possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Fale sempre com o seu médico ou farmacêutico sobre as dosagens certas para você.
Siga as instruções
O metotrexato é usado para tratamento de curto ou longo prazo. A duração do seu tratamento depende da condição a ser tratada. Este medicamento apresenta sérios riscos se você não o tomar conforme prescrito.
Se você parar de tomar o medicamento repentinamente ou não o tomar: Você pode ter problemas que dependem da condição a ser tratada.
- Para RA ou JIA: Os seus sintomas, como inflamação e dor, podem não desaparecer ou podem piorar.
- Para psoríase: Seus sintomas podem não melhorar. Esses sintomas podem incluir coceira, dor, manchas vermelhas na pele ou camadas prateadas ou brancas de pele escamosa.
Se você perder as doses ou não tomar o medicamento dentro do prazo: Seu medicamento pode não funcionar tão bem ou pode parar de funcionar completamente. Para que esta droga funcione bem, uma certa quantidade precisa estar em seu corpo o tempo todo.
Se você tomar muito: Você pode ter níveis perigosos da droga em seu corpo. Uma overdose pode causar problemas que incluem:
- níveis baixos de glóbulos brancos e infecções, com sintomas como febre, calafrios, tosse, dores no corpo, dor ao urinar ou manchas brancas na garganta
- níveis baixos de glóbulos vermelhos e anemia, com sintomas como cansaço extremo, pele pálida, batimento cardíaco acelerado ou falta de ar
- baixos níveis de plaquetas e sangramento incomum, como sangramento que não para, tosse com sangue, vômito com sangue ou sangue na urina ou nas fezes
- aftas
- efeitos colaterais graves do estômago, como dor, náusea ou vômito
Se você acha que tomou muito deste medicamento, ligue para seu médico ou centro de controle de veneno local. Se seus sintomas forem graves, ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
O que fazer se você falhar uma dose: Tome a sua dose assim que se lembrar. Se você se lembrar apenas algumas horas antes de sua próxima dose programada, tome apenas uma dose. Nunca tente recuperar o atraso tomando duas doses de uma vez. Isso pode resultar em efeitos colaterais perigosos.
Como saber se o medicamento está funcionando: Você pode ter sinais de melhora. Eles dependem da condição a ser tratada.
- Para RA ou JIA: Você deve ter menos dor e inchaço. As pessoas geralmente percebem melhora de 3 a 6 semanas após o início da medicação.
- Para psoríase: Você deve ter uma pele menos seca e escamosa.
Considerações importantes para tomar metotrexato
Tenha essas considerações em mente se o seu médico prescrever metotrexato para você.
Geral
- Tome este medicamento no (s) horário (s) recomendado (s) pelo seu médico.
Armazenamento
- Armazene a solução injetável de metotrexato em temperatura ambiente, entre 59 ° F e 86 ° F (15 ° C e 30 ° C).
- Mantenha este medicamento longe da luz.
- Não guarde este medicamento em áreas úmidas ou úmidas, como banheiros.
Recargas
A receita para este medicamento é recarregável. Você não deve precisar de uma nova receita para este medicamento ser recarregado. Seu médico escreverá o número de recargas autorizadas em sua receita.
Viagem
Ao viajar com seu medicamento:
- Sempre carregue seu medicamento com você. Ao voar, nunca o coloque em uma mala despachada. Mantenha-o na sua bolsa de mão.
- Não se preocupe com as máquinas de raio-X do aeroporto. Eles não podem prejudicar sua medicação.
- Pode ser necessário mostrar ao pessoal do aeroporto o rótulo da farmácia do seu medicamento. Sempre carregue a embalagem original com etiqueta de receita com você.
- Não coloque este medicamento no porta-luvas do seu carro nem o deixe no carro. Certifique-se de evitar fazer isso quando o tempo estiver muito quente ou muito frio.
Auto Gerenciamento
Se você for se auto-injetar metotrexato, seu médico irá mostrar a você ou seu médico como fazê-lo. Você não deve injetar o medicamento até que tenha sido treinado sobre a maneira correta de fazê-lo. Certifique-se de estar confortável com o processo e não se esqueça de perguntar ao seu provedor de serviços de saúde todas as perguntas que você tiver.
Para cada injeção, você precisará:
- gaze
- bolas de algodão
- toalhetes com álcool
- uma bandagem
- um dispositivo de treinamento (fornecido pelo seu médico)
Monitoramento clínico
Seu médico pode fazer testes durante o tratamento para ter certeza de que o medicamento não está prejudicando seu corpo. Esses testes podem incluir exames de sangue e raios-x, e podem verificar o seguinte:
- níveis de células sanguíneas
- níveis de plaquetas
- função do fígado
- níveis de albumina no sangue
- função renal
- função pulmonar
- nível de metotrexato em seu corpo
- a quantidade de cálcio, fosfato, potássio e ácido úrico no sangue (pode detectar a síndrome de lise tumoral)
Sensibilidade ao sol
O metotrexato pode tornar a pele mais sensível ao sol. Isso aumenta o risco de queimaduras solares. Evite o sol, se puder. Se você não puder, certifique-se de usar roupas de proteção e aplicar protetor solar.
Disponibilidade
Nem todas as farmácias estocam esse medicamento. Ao preencher sua receita, certifique-se de ligar antes para se certificar de que sua farmácia oferece.
Despesas ocultas
- Pode ser necessário fazer exames de sangue durante o tratamento com metotrexato. O custo desses testes dependerá da cobertura do seu seguro.
- Você precisará comprar os seguintes materiais para autoinjetar este medicamento:
- gaze
- bolas de algodão
- toalhetes com álcool
- bandagens
Autorização prévia
Muitas seguradoras exigem autorização prévia para este medicamento. Isso significa que seu médico precisará obter a aprovação de sua seguradora antes de ela pagar pela receita.
Existem alternativas?
Existem outros medicamentos disponíveis para tratar sua condição. Alguns podem ser mais adequados para você do que outros. Converse com seu médico sobre outras opções de medicamentos que podem funcionar para você.
Aviso Legal:Notícias Médicas Hoje envidou todos os esforços para garantir que todas as informações sejam factualmente corretas, abrangentes e atualizadas. No entanto, este artigo não deve ser usado como um substituto para o conhecimento e a experiência de um profissional de saúde licenciado. Você deve sempre consultar o seu médico ou outro profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento. As informações sobre medicamentos contidas neste documento estão sujeitas a alterações e não se destinam a cobrir todos os possíveis usos, instruções, precauções, advertências, interações medicamentosas, reações alérgicas ou efeitos adversos.A ausência de advertências ou outras informações para um determinado medicamento não indica que o medicamento ou combinação de medicamentos seja seguro, eficaz ou apropriado para todos os pacientes ou para todos os usos específicos.