Teste de hemólise de água com açúcar
O teste de hemólise da água com açúcar é um exame de sangue para detectar glóbulos vermelhos frágeis. Ele faz isso testando como eles resistem ao inchaço em uma solução de açúcar (sacarose).
É necessária uma amostra de sangue.
Não há preparação especial necessária para este teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Seu médico pode recomendar este teste se você tiver sinais ou sintomas de hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) ou anemia hemolítica de causa desconhecida. A anemia hemolítica é uma condição na qual os glóbulos vermelhos morrem antes do que deveriam. É muito provável que os glóbulos vermelhos da HPN sejam prejudicados pelo sistema complemento do corpo. O sistema complemento são proteínas que se movem através da corrente sanguínea. Essas proteínas atuam com o sistema imunológico.
Um resultado de teste normal é denominado resultado negativo. Um resultado normal mostra que menos de 5% dos glóbulos vermelhos se rompem quando testados. Essa repartição é chamada de hemólise.
Um teste negativo não exclui HPN. Podem ocorrer resultados falso-negativos se a parte fluida do sangue (soro) não tiver complemento.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Um resultado de teste positivo significa que os resultados são anormais. Em um teste positivo, mais de 10% dos glóbulos vermelhos se decompõem. Isso pode indicar que a pessoa tem HPN.
Certas condições podem fazer com que os resultados do teste pareçam positivos (chamados de "falso positivo"). Essas condições são anemias hemolíticas autoimunes e leucemia.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste de hemólise da sacarose; Teste de hemólise de água com açúcar para anemia hemolítica; Teste de hemólise paroxística noturna de hemoglobinúria e água com açúcar; Teste de hemólise de água com açúcar PNH
Brodsky RA. Hemoglobinúria paroxística noturna. In: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 31.
Chernecky CC, Berger BJ. Teste de hemólise da sacarose - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 1050.
Gallagher PG. Anemias hemolíticas: membrana dos glóbulos vermelhos e defeitos metabólicos. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: chap152.