Esta é uma toupeira no meu pênis?
Contente
- Moles
- Outros tipos de manchas
- Pápulas penianas peroladas
- Fordyce spots
- Glândulas de Tyson
- Angioqueratomas
- Linfoceles
- Marcas na pele
- Verrugas genitais
- Molusco contagioso
- Sarna
- Sífilis
- Câncer de pele
- O que procurar
- Conversando com seu médico
Moles
Uma toupeira, também conhecida como nevo, é uma pequena mancha escura na pele que geralmente é inofensiva. Uma toupeira se forma quando as células que produzem melanina (pigmento) crescem em um aglomerado na camada externa da pele, em vez de serem distribuídas por uma área mais ampla.
Moles são bastante comuns. Você nasceu com a maioria das toupeiras que terá na vida, embora mais possam aparecer à medida que envelhece. Um adulto pode ter de 10 a 40 moles ou mais. Eles podem aparecer em qualquer lugar do seu corpo, incluindo seu pênis.
Embora possa ser um pouco perturbador ver qualquer tipo de mancha no seu pênis, uma toupeira é normalmente uma mancha benigna (não cancerosa) que dificilmente causará sintomas ou problemas de saúde. Vários outros tipos de manchas e inchaços também podem aparecer no seu pênis. A maioria não é perigosa, embora você não goste por razões estéticas.
Algumas manchas semelhantes a toupeiras podem precisar de tratamento, portanto, sempre é recomendável obter uma avaliação médica. Dependendo dos riscos à saúde envolvidos, a remoção cirúrgica ou o tratamento a laser pode ser possível. Para muitos pontos ou inchaços benignos, é melhor viver com eles como eles são.
Outros tipos de manchas
Juntamente com as toupeiras, o outro tipo mais comum de mancha na pele é uma sarda. As sardas tendem a ser mais claras e lisas do que as toupeiras, que geralmente são mais escuras e ligeiramente levantadas.
Sardas são pequenos grupos de melanina. Eles podem ir e vir dependendo da sua exposição ao sol. As sardas também tendem a ser inofensivas. E sim, é perfeitamente normal ter uma ou duas sardas no seu pênis.
Seu pênis pode exibir outros tipos de manchas ou crescimentos; portanto, é útil saber como identificar essas variações e o que, se houver, você deve fazer se as vir.
As condições que podem exigir tratamento incluem:
Pápulas penianas peroladas
As pápulas são pequenos crescimentos arredondados, brancos ou rosa. Esses inchaços benignos tendem a aparecer em uma fila ou fila dupla ao redor da cabeça do pênis. Eles não são contagiosos e não são o resultado de uma infecção sexualmente transmissível (DST) - comumente conhecida como doença sexualmente transmissível (DST). Eles são, no entanto, permanentes.
Nenhum tratamento é necessário, mas se sua aparência for incômoda, a terapia a laser pode removê-los. Este procedimento pode causar algumas ligeiras cicatrizes.
Fordyce spots
As manchas Fordyce são pequenas saliências brancas ou amareladas que podem se desenvolver na cabeça ou no eixo do pênis. Esses pontos também podem aparecer na vulva de uma mulher, bem como nos lábios ou bochechas de uma pessoa. Eles são inofensivos, não são contagiosos e aparecem na maioria dos adultos.
As manchas de Fordyce são um tipo de glândula sebácea. Estas são pequenas glândulas da pele que produzem a substância oleosa sebo usada para lubrificar a pele. Tratamentos a laser, eletrocirurgia e outros procedimentos foram usados para tratar manchas de Fordyce. No entanto, o tratamento não é necessário.
Glândulas de Tyson
As glândulas de Tyson também são pequenas formas de glândulas sebáceas. Essas protuberâncias esbranquiçadas e redondas tendem a se formar no frênulo, que é a seção elástica da pele que conecta o prepúcio ao pênis. É frequentemente removido durante uma circuncisão.
As glândulas de Tyson são benignas e não requerem tratamento. Alguns procedimentos cosméticos, incluindo terapia a laser, podem ser apropriados.
Angioqueratomas
Angioqueratomas são pequenos crescimentos formados por vasos sanguíneos dilatados. Esses crescimentos benignos podem aparecer na cabeça do pênis, assim como no escroto e ao redor da região da virilha. Eles podem ser removidos com tratamentos, como terapia a laser ou crioablação, um procedimento que usa frio extremo para destruir tecidos indesejados.
Linfoceles
O seu sistema linfático faz parte do seu sistema circulatório e imunológico. Ajuda a fabricar e fornecer glóbulos brancos para áreas do corpo que combatem infecções. Ele também carrega substâncias filtradas da corrente sanguínea, como o plasma.
O líquido que viaja por todo o sistema linfático é chamado de linfa. Uma linfocele é uma pequena coleção de linfa que se forma quando há bloqueio no sistema linfático. Esse bloqueio faz com que a linfa se espalhe no tecido circundante.
As linfoceles são pequenos inchaços sob a superfície da pele. Eles são inofensivos, mas podem parecer preocupantes no começo. As linfoceles tendem a desaparecer por conta própria após alguns dias. Se eles demorarem, consulte um médico. Certos cremes ou medicamentos tópicos podem ajudar.
Marcas na pele
As marcas de pele são pequenos crescimentos elevados na pele que geralmente são encontrados ao redor das pálpebras, pescoço, axilas e virilha. Eles geralmente se formam à medida que você envelhece. As marcas de pele geralmente são benignas, embora você as possa achar feias.
Uma marca de pele é composta de colágeno, um tipo de proteína na pele e vasos sanguíneos. Eles podem ser removidos com uma variedade de procedimentos cosméticos.
As condições que definitivamente requerem tratamento ou pelo menos uma avaliação médica incluem:
Verrugas genitais
Verrugas genitais são inchaços que se formam dentro e ao redor da genitália. Eles são causados por um tipo de papilomavírus humano (HPV). Você pode obter verrugas genitais por contato pele a pele com alguém que tem o vírus. No entanto, às vezes pode levar semanas ou meses para que as verrugas apareçam após serem expostas ao HPV.
Crioterapia, cremes medicinais e eletrocirurgia são todos métodos de tratamento comprovados. No entanto, geralmente o sistema imunológico de uma pessoa pode combater o HPV dentro de dois anos, fazendo com que as verrugas desapareçam por conta própria.
Para diminuir suas chances de contrair o HPV, use um método de barreira como preservativos ou barragens dentárias ao fazer sexo. No entanto, observe que os métodos de barreira não eliminam completamente seu risco.
Molusco contagioso
Molusco contagioso é outro vírus altamente contagioso que leva a inchaços na pele. Pequenas coleções de inchaços cor de carne podem aparecer no pênis ou em qualquer lugar que entre em contato com a pele infectada ou mesmo com roupas ou toalhas infectadas.
Criocirurgia (usando nitrogênio líquido para congelar os inchaços), cirurgia a laser e tratamentos com ácido tricloroacético podem ser usados para removê-los. O molusco contagioso às vezes pode desaparecer sem tratamento, mas pode levar meses para que os solavancos desapareçam.
Sarna
A sarna é causada por pequenos ácaros que penetram na pele e depositam seus ovos lá. O resultado é um inchaço avermelhado e elevado que coça e é muito contagioso. A sarna geralmente aparece nas axilas, coxas, seios, pênis, nádegas, cotovelo, cintura e nas correias entre os dedos.
Dois tratamentos tópicos comumente usados para sarna são creme de permetrina e loção de malatião. As loções e cremes são aplicados não apenas na área com inchaços, mas também no resto do corpo. Isso ajuda a tratar áreas que podem ter sarna, mas ainda não produziram sintomas.
Sífilis
A sífilis é uma DST potencialmente grave que pode causar feridas abertas no pênis e ao redor dele nos estágios iniciais da doença. Uma erupção cutânea pode se formar no seu tronco à medida que a doença progride.
Um curso forte de antibióticos pode curar a sífilis, mas os danos ao coração, cérebro ou outros órgãos podem ser permanentes se a sífilis não for tratada imediatamente. Se a sífilis progredir para seus estágios posteriores, pode não ser curável.
Câncer de pele
A maioria dos cânceres de pênis começa como câncer de pele. O mais comum é o carcinoma espinocelular, que geralmente se desenvolve no prepúcio ou na cabeça do pênis. Este é um câncer de crescimento lento que geralmente pode ser curado se diagnosticado precocemente.
Outros tipos menos comuns de câncer de pele que podem afetar o pênis incluem:
- melanoma
- carcinoma basocelular
- sarcoma
O primeiro sinal de câncer de pele do pênis pode ser uma alteração na forma, tamanho, cor ou textura de uma toupeira ou a aparência de uma nova toupeira ou crescimento semelhante a verrugas.
O que procurar
Uma parte essencial dos cuidados com a pele saudável é inspecionar rotineiramente o seu corpo em busca de alterações nas toupeiras existentes ou em outros pontos. Uma toupeira que muda com o tempo pode ser um tipo de câncer de pele, embora esse nem sempre seja o caso.
Você também deve observar novos inchaços ou alterações na pele ou sob a pele do pênis, escroto e ao redor dos órgãos genitais. Nunca escolha um solavanco ou mancha no seu pênis. Pode causar infecção ou cicatrizes.
Além disso, não aplique um tratamento de verrugas sem receita ou outro creme medicinal sem a recomendação do seu médico. Irritação da pele e outras complicações podem ocorrer.
Conversando com seu médico
Se você não tem certeza se uma toupeira ou outro ponto no seu pênis ou em qualquer lugar na sua área genital é uma preocupação, consulte um médico em breve. É melhor ouvir que você está bem do que não saber e só espero que tudo corra bem.
Você pode começar com o seu médico de cuidados primários ou consultar um urologista. Um urologista é especializado no trato urinário e na saúde dos órgãos reprodutores masculinos.
Você sempre pode entrar em contato com seu médico simplesmente dizendo que notou inchaços ou o que parecem moles no pênis e quer saber o que está acontecendo. Essas são preocupações comuns e com as quais os urologistas lidam todos os dias. Deixe de lado qualquer embaraço que possa ter e marque uma consulta em breve.