Moxifloxacina, comprimido oral
Contente
- Destaques da moxifloxacina
- O que é moxifloxacina?
- Por que é usado
- Como funciona
- Efeitos colaterais de moxifloxacina
- Efeitos colaterais mais comuns
- Efeitos secundários graves
- Moxifloxacina pode interagir com outros medicamentos
- Interações que aumentam seu risco de efeitos colaterais
- Interações que podem tornar seus medicamentos menos eficazes
- Como tomar moxifloxacina
- Dosagem para infecções sinusais e pulmonares
- Dosagem para pneumonia adquirida na comunidade
- Dosagem para infecções de pele
- Dosagem para infecções estomacais
- Dosagem para peste
- Advertências sobre moxifloxacina
- Avisos da FDA
- Aviso de diarréia
- Aviso de conclusão de medicação
- Aviso de alergia
- Avisos para outros grupos
- Tome como indicado
- Considerações importantes para tomar moxifloxacina
- Geral
- Armazenamento
- Recargas
- Viagem
- Monitoramento clínico
- Sua dieta
- Sensibilidade ao sol
- Existem alternativas?
Destaques da moxifloxacina
- O comprimido oral de moxifloxacina está disponível como um medicamento de marca e um medicamento genérico. Marca: Avelox.
- A moxifloxacina é um comprimido que você toma por via oral e como uma solução oftálmica (colírio). Também está disponível como um medicamento intravenoso (IV), que é fornecido apenas por um profissional de saúde.
- O comprimido oral de moxifloxacina é usado no tratamento de infecções bacterianas. Não funciona para tratar uma infecção viral, como o resfriado comum.
O que é moxifloxacina?
Moxifloxacina é um medicamento de prescrição. Ele vem como um comprimido oral e uma solução oftálmica. Ele também vem como um medicamento intravenoso (IV), que é administrado apenas por um profissional de saúde.
Moxifloxacina está disponível como medicamento de marca Avelox. Também está disponível como medicamento genérico. Medicamentos genéricos geralmente custam menos que a versão de marca. Em alguns casos, eles podem não estar disponíveis em todos os aspectos ou formas como o medicamento de marca.
Por que é usado
A moxifloxacina é usada para tratar infecções bacterianas, incluindo:
- infecções sinusal e pulmonar
- pneumonia adquirida na comunidade
- infecções de pele
- infecções estomacais
- praga
Como funciona
A moxifloxacina pertence a uma classe de medicamentos chamados fluoroquinolonas. Uma classe de medicamentos é um grupo de medicamentos que funcionam de maneira semelhante. Esses medicamentos são frequentemente usados para tratar condições semelhantes.
A moxifloxacina funciona interrompendo a capacidade de uma bactéria de copiar seu DNA. Essa ação mata as bactérias e as impede de se reproduzir. Isso trata sua infecção.
Efeitos colaterais de moxifloxacina
A moxifloxacina pode causar efeitos colaterais leves ou graves. A lista a seguir contém alguns dos principais efeitos colaterais que podem ocorrer ao tomar moxifloxacina. Esta lista não inclui todos os efeitos colaterais possíveis.
Para obter mais informações sobre os possíveis efeitos colaterais da moxifloxacina ou dicas sobre como lidar com um efeito colateral preocupante, converse com seu médico ou farmacêutico.
Efeitos colaterais mais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns da moxifloxacina incluem:
- náusea
- diarréia
- dor de cabeça
- vômito
- tontura
- nervosismo
- agitação
- pesadelos
Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, converse com seu médico ou farmacêutico.
Efeitos secundários graves
Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 911 se seus sintomas parecerem fatais ou se você acha que está tendo uma emergência médica. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir o seguinte:
- Insuficiência hepática. Os sintomas podem incluir:
- amarelecimento da sua pele ou do branco dos seus olhos
- dor na parte superior direita do seu abdômen
- nausea e vomito
- Síndrome de Stevens-Johnson. Esta é uma erupção cutânea grave e com risco de vida. Os sintomas podem incluir:
- febre
- erupção cutânea
- feridas na boca ou no nariz, nos olhos ou nos órgãos genitais
- descamação da pele
- Falência renal. Os sintomas podem incluir:
- fazendo menos urina do que o normal
- inchaço dos pés, pernas e braços
- dor ou pressão no peito
- Convulsões
- Neuropatia periférica. Os sintomas geralmente começam nas mãos e nos pés e se espalham para os braços e pernas. Os sintomas podem incluir:
- formigamento
- queimando
- dor
- dormência
- fraqueza
- sensibilidade ao toque
- Diarréia grave. Esses sintomas durarão depois que você parar de tomar o medicamento. Os sintomas podem incluir:
- diarreia aquosa ou com sangue
- cólicas estomacais
- febre
- perda de apetite
- náusea
- Problemas no ritmo cardíaco, como torsades de pointes (ritmo cardíaco irregular). Este medicamento pode alterar os batimentos cardíacos de uma maneira que coloca você em risco de um ritmo cardíaco irregular e com risco de vida. Os sintomas podem incluir:
- palpitações (sentindo que seu coração está pulando uma batida)
- batimento cardíaco rápido e irregular
- tontura
- desmaio
- convulsões
- Ruptura do tendão. Seu tendão de Aquiles é o mais provável de romper. Os sintomas de uma ruptura do tendão de Aquiles podem incluir:
- dor súbita e intensa
- inchaço
- vermelhidão e calor ao redor da área
- dificuldade para caminhar
- não ser capaz de ficar na ponta dos pés com o pé machucado
- Dores articulares e musculares
- Maior sensibilidade ao sol que pode levar a queimaduras solares
Moxifloxacina pode interagir com outros medicamentos
O comprimido oral de moxifloxacina pode interagir com vários outros medicamentos. Interações diferentes podem causar efeitos diferentes. Por exemplo, alguns podem interferir no desempenho de um medicamento, enquanto outros podem causar efeitos colaterais aumentados.
Abaixo está uma lista de medicamentos que podem interagir com moxifloxacina. Esta lista não contém todos os medicamentos que podem interagir com moxifloxacina.
Antes de tomar moxifloxacina, informe o seu médico e farmacêutico sobre todos os medicamentos prescritos, vendidos sem receita e outros medicamentos que você toma. Informe-os também sobre as vitaminas, ervas e suplementos que você usa. Compartilhar essas informações pode ajudar a evitar possíveis interações.
Se você tiver dúvidas sobre as interações medicamentosas que podem afetá-lo, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Interações que aumentam seu risco de efeitos colaterais
- Efeitos colaterais da moxifloxacina. Tomar moxifloxacina com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais da moxifloxacina. Exemplos desses medicamentos incluem:
- Corticosteróides, como prednisona e dexametasona. O uso desses medicamentos com moxifloxacina pode aumentar o risco de ruptura do tendão.
- Drogas antipsicóticas, como clorpromazina, haloperidol e ziprasidona. O uso desses medicamentos com moxifloxacina pode aumentar o risco de um ritmo cardíaco irregular com risco de vida, chamado torsades de pointes.
- Efeitos colaterais de outras drogas: Tomar moxifloxacina com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais desses medicamentos. Exemplos desses medicamentos incluem:
- Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco. Tomar moxifloxacina com AINEs pode aumentar o risco de convulsões (movimentos violentos e involuntários).
- Drogas do ritmo cardíaco, como sotalol, amiodarona e dofetilida. Tomar moxifloxacina com esses medicamentos pode aumentar o risco de problemas na frequência cardíaca, incluindo torsades de pointes. Este é um ritmo cardíaco irregular e com risco de vida.
- Varfarina. A moxifloxacina pode aumentar a quantidade de varfarina no seu corpo. Isso pode causar efeitos colaterais, como sangramentos.
- Medicamentos usados para tratar diabetes, como a gliburida. Tomar moxifloxacina com medicamentos usados no tratamento da diabetes pode resultar em níveis altos ou baixos de açúcar no sangue. O seu médico irá monitorizar de perto os seus níveis de açúcar no sangue se tomar um destes medicamentos com moxifloxacina.
Interações que podem tornar seus medicamentos menos eficazes
Quando a moxifloxacina é usada com certos medicamentos, pode não funcionar tão bem no tratamento de sua condição. Isso ocorre porque a quantidade de moxifloxacina no seu corpo pode estar diminuída. Exemplos desses medicamentos incluem:
- Antiácidos, sucralfato, didanosina, multivitaminas e suplementos de ferro, zinco ou magnésio. Você deve tomar moxifloxacina pelo menos quatro horas antes de tomar esses medicamentos ou oito horas após tomar esses medicamentos.
Como tomar moxifloxacina
A dosagem de moxifloxacina prescrita pelo seu médico dependerá de vários fatores. Esses incluem:
- o tipo e a gravidade da condição que você está usando moxifloxacina para tratar
- sua idade
Normalmente, seu médico iniciará você com uma dosagem baixa e a ajustará ao longo do tempo para atingir a dosagem certa para você. Eles prescrevem a menor dose que fornece o efeito desejado.
As informações a seguir descrevem as dosagens geralmente usadas ou recomendadas. No entanto, certifique-se de tomar a dose prescrita pelo seu médico. O seu médico determinará a melhor dose para atender às suas necessidades.
Formas e vantagens de medicamentos
Genérico: Moxifloxacina
- Formato: comprimido oral
- Forças: 400 mg
Marca: Avelox
- Formato: comprimido oral
- Forças: 400 mg
Dosagem para infecções sinusais e pulmonares
Dosagem para adultos (com 18 anos ou mais)
- Dosagem inicial típica: Um comprimido de 400 mg tomado uma vez por dia.
- Duração do tratamento: Normalmente 5 a 14 dias, dependendo da condição a ser tratada.
Dosagem infantil (de 0 a 17 anos)
Não foi confirmado que este medicamento seja seguro e eficaz para uso em crianças menores de 18 anos.
Dosagem para pneumonia adquirida na comunidade
Dosagem para adultos (com 18 anos ou mais)
- Dosagem inicial típica: Um comprimido de 400 mg tomado uma vez por dia.
- Duração do tratamento: Normalmente 7 a 14 dias.
Dosagem infantil (de 0 a 17 anos)
Não foi confirmado que este medicamento seja seguro e eficaz para uso em crianças menores de 18 anos.
Dosagem para infecções de pele
Dosagem para adultos (com 18 anos ou mais)
- Dosagem inicial típica: Um comprimido de 400 mg tomado uma vez por dia.
- Duração do tratamento: Normalmente 7 a 21 dias, dependendo da condição a ser tratada.
Dosagem infantil (de 0 a 17 anos)
Não foi confirmado que este medicamento seja seguro e eficaz para uso em pessoas menores de 18 anos.
Dosagem para infecções estomacais
Dosagem para adultos (com 18 anos ou mais)
- Dosagem inicial típica: Um comprimido de 400 mg tomado uma vez por dia.
- Duração do tratamento: Normalmente 5 a 14 dias.
Dosagem infantil (de 0 a 17 anos)
Não foi confirmado que este medicamento seja seguro e eficaz para uso em crianças menores de 18 anos.
Dosagem para peste
Dosagem para adultos (com 18 anos ou mais)
- Dosagem inicial típica: Um comprimido de 400 mg tomado uma vez por dia.
- Duração do tratamento: Normalmente 10 a 14 dias.
Dosagem infantil (de 0 a 17 anos)
Não foi confirmado que este medicamento seja seguro e eficaz para uso em crianças menores de 18 anos.
Advertências sobre moxifloxacina
Avisos da FDA
- Este medicamento tem avisos de caixa preta. Estes são os avisos mais graves da Food and Drug Administration (FDA). Os avisos da caixa preta alertam médicos e pacientes sobre os efeitos dos medicamentos que podem ser perigosos.
- Aviso de ruptura do tendão: Este medicamento pode aumentar o risco de irritar ou romper os tendões (os cordões que ligam os músculos aos ossos). Seu risco pode ser maior se você tiver mais de 60 anos, tomar um corticosteróide ou tiver feito um transplante de rim, coração ou pulmão.
- Aviso de fraqueza muscular: Este medicamento pode causar fraqueza muscular. Se você tem miastenia gravis, este medicamento pode piorar sua fraqueza muscular. Você não deve tomar este medicamento se tiver miastenia gravis.
- Aviso de neuropatia periférica: Este medicamento pode causar neuropatia periférica (danos nos nervos). Essa condição causa alterações na sensação e danos aos nervos nos braços, mãos, pernas ou pés. Este dano pode ser permanente. Pare de tomar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver algum sinal de neuropatia periférica nos braços, mãos, pernas ou pés. Os sintomas incluem dor, queimação, formigamento, dormência e fraqueza.
- Aviso dos efeitos do sistema nervoso central: Este medicamento aumenta o risco de efeitos no sistema nervoso central (SNC). Isso pode incluir convulsões, psicose e aumento da pressão dentro da cabeça. Também pode causar tremores, ansiedade, agitação, confusão, delírio e alucinações. Além disso, pode causar paranóia, depressão, pesadelos e problemas para dormir. Raramente, pode causar pensamentos ou atos suicidas. Não deixe de informar o seu médico se você tiver um risco maior de convulsões.
- Aviso de uso restrito: Este medicamento pode causar efeitos colaterais graves. Como resultado, ele só deve ser usado para tratar certas condições se não houver outras opções de tratamento. Essas condições são exacerbação bacteriana aguda de bronquite crônica e sinusite bacteriana aguda.
Aviso de diarréia
Este medicamento pode causar diarréia. Os sintomas podem incluir diarréia com sangue ou lacrimejamento frequente, cólicas estomacais, febre e perda de apetite. Ligue para o seu médico se esses sintomas forem graves ou se continuarem depois que você parar de tomar este medicamento.
Aviso de conclusão de medicação
Você deve terminar todo o curso de tratamento deste medicamento, conforme prescrito pelo seu médico. Não pare de tomar o medicamento ou pule doses, mesmo que comece a se sentir melhor.
Não terminar o seu tratamento pode causar uma infecção mais prolongada. Você também pode desenvolver uma resistência ao medicamento. Isso significa que, se você receber uma infecção bacteriana novamente, a moxifloxacina pode não funcionar para tratá-la.
Aviso de alergia
A moxifloxacina pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:
- Problemas respiratórios
- perda de consciência (escurecimento)
- inchaço da boca, língua ou garganta
- urticária
- erupção cutânea
- feridas na boca ou no nariz, nos olhos ou nos órgãos genitais
- descamação da pele
Se você desenvolver esses sintomas, ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima.
Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomar de novo pode ser fatal (causar morte).
Advertências para pessoas com certas condições de saúde
Para pessoas com problemas cardíacos: Este medicamento pode mudar seu ritmo cardíaco. Se você tem prolongamento do intervalo QT, não deve tomar este medicamento.
Para pessoas com diabetes: Pessoas que tomam moxifloxacina com medicamentos para diabetes ou insulina podem desenvolver baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) ou alto nível de açúcar no sangue (hiperglicemia). Problemas graves, como coma e morte, foram relatados como resultado da hipoglicemia.
Teste o açúcar no sangue sempre que o seu médico recomendar. Se você tiver níveis baixos de açúcar no sangue enquanto estiver tomando este medicamento, pare de tomá-lo e chame seu médico imediatamente. O seu médico pode precisar alterar seu antibiótico.
Para pessoas com miastenia gravis: Este medicamento pode piorar sua fraqueza muscular. Você não deve tomar este medicamento.
Para pessoas com convulsões: Este medicamento pode causar convulsões. Se você tem histórico de convulsões, pergunte ao seu médico se este medicamento é seguro para você.
Para pessoas com problemas de fígado: Se você tem um histórico de problemas no fígado, corre um risco maior de um ritmo cardíaco irregular e com risco de vida chamado torsades de pointes. O seu médico irá monitorá-lo mais de perto durante o tratamento com este medicamento.
Avisos para outros grupos
Para mulheres grávidas: A moxifloxacina é um medicamento para gravidez da categoria C. Isso significa duas coisas:
- Pesquisas em animais mostraram efeitos adversos ao feto quando a mãe toma o medicamento.
- Não existem estudos suficientes em humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto.
Converse com seu médico se estiver grávida ou planejando engravidar. Este medicamento deve ser usado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial.
Se engravidar enquanto estiver a tomar este medicamento, contacte imediatamente o seu médico.
Para mulheres que estão amamentando: A moxifloxacina pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais em crianças amamentadas. Converse com seu médico se você amamentar. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
Para idosos: Se você tem mais de 65 anos, pode estar em maior risco de problemas no ritmo cardíaco e ruptura de tendões. Se você tem diabetes, também pode ter um risco maior de sofrer alterações no açúcar no sangue.
Para crianças: Este medicamento não foi estudado em crianças. Não deve ser usado em crianças com menos de 18 anos.
Tome como indicado
O comprimido oral de moxifloxacina é utilizado para tratamento a curto prazo. Isso traz riscos se você não tomar como prescrito.
Se você parar de tomar o medicamento ou não o tomar: Sua infecção pode não melhorar ou piorar. Você deve terminar todo o curso de tratamento, conforme prescrito pelo seu médico. Não pare de tomá-lo ou pule doses se começar a se sentir melhor. Se o fizer, pode causar uma infecção mais prolongada. Você também pode desenvolver uma resistência ao medicamento. Isso significa que, se você receber uma infecção bacteriana novamente, este medicamento pode não funcionar para tratá-lo.
Se você perder doses ou não tomar o medicamento dentro do prazo: Seu medicamento pode não funcionar tão bem ou pode parar de funcionar completamente. Para que esta droga funcione bem, uma certa quantidade precisa estar em seu corpo o tempo todo.
Se você tomar demais: Você pode ter níveis perigosos da droga em seu corpo. Os sintomas de uma overdose deste medicamento podem incluir:
- vômito
- tontura
- agitação
- convulsões
- ritmo cardíaco irregular
Se você acha que tomou muito deste medicamento, ligue para seu médico ou procure orientação nos Centros de Controle de Venenos da Associação Americana pelo número 800-222-1222 ou através de sua ferramenta on-line. Mas se seus sintomas forem graves, ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima imediatamente.
O que fazer se você perder uma dose: Tome a sua dose assim que se lembrar. Mas se você se lembrar apenas algumas horas antes da próxima dose programada, tome apenas uma dose. Nunca tente recuperar o atraso tomando duas doses ao mesmo tempo. Isso pode resultar em efeitos colaterais perigosos.
Como saber se o medicamento está funcionando: Os sintomas da sua infecção devem melhorar.
Considerações importantes para tomar moxifloxacina
Lembre-se dessas considerações se o seu médico prescrever moxifloxacina para você.
Geral
- Você pode tomar este medicamento com ou sem alimentos. Tomar com alimentos pode ajudar a reduzir dores de estômago.
- Tome este medicamento nos horários recomendados pelo seu médico.
- Não corte ou esmague o tablet.
Armazenamento
- Armazene a moxifloxacina em temperatura ambiente entre 15 ° C e 30 ° C (59 ° F e 86 ° F).
- Mantenha este medicamento longe da luz.
- Não guarde este medicamento em áreas úmidas ou úmidas, como banheiros.
Recargas
Uma receita para este medicamento é recarregável. Você não precisa de uma nova receita para que este medicamento seja recarregado. O seu médico escreverá o número de recargas autorizadas na sua receita.
Viagem
Ao viajar com seu medicamento:
- Sempre leve seu medicamento com você. Ao voar, nunca coloque-o em uma mala despachada. Mantenha-o na sua bagagem de mão.
- Não se preocupe com as máquinas de raio X do aeroporto. Eles não podem prejudicar sua medicação.
- Pode ser necessário mostrar aos funcionários do aeroporto o rótulo da farmácia do seu medicamento. Sempre leve consigo o recipiente original com receita médica.
- Não coloque este medicamento no porta-luvas do carro nem o deixe no carro. Evite fazer isso quando o tempo estiver muito quente ou muito frio.
Monitoramento clínico
Você e seu médico devem monitorar certos problemas de saúde. Isso pode ajudar a garantir que você fique seguro enquanto toma este medicamento. Esses problemas incluem:
- Níveis de açúcar no sangue. O seu médico irá monitorizar os seus níveis de açúcar no sangue se tiver diabetes.
- Razão normalizada internacional (INR). Se você tomar varfarina, seu médico verificará o seu INR e o tempo de protrombina.
- Ritmo do coração. Se você tiver problemas no fígado ou estiver em alto risco de ritmo cardíaco irregular, o seu médico verificará o ritmo cardíaco.
Sua dieta
Beba bastante água. Enquanto estiver tomando este medicamento, você deve ficar bem hidratado.
Sensibilidade ao sol
Este medicamento pode tornar sua pele mais sensível ao sol. Isso aumenta o risco de queimaduras solares. Evite ficar ao sol, se puder. Se você precisar sair, use roupas de proteção e protetor solar.
Existem alternativas?
Existem outros medicamentos disponíveis para tratar sua condição. Alguns podem ser mais adequados para você do que outros. Converse com seu médico sobre outras opções de medicamentos que podem funcionar para você.
Aviso Legal: A Healthline fez todos os esforços para garantir que todas as informações sejam factualmente corretas, abrangentes e atualizadas. No entanto, este artigo não deve ser usado como um substituto para o conhecimento e a experiência de um profissional de saúde licenciado. Você deve sempre consultar seu médico ou outro profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento. As informações sobre medicamentos aqui contidas estão sujeitas a alterações e não se destinam a cobrir todos os usos possíveis, instruções, precauções, avisos, interações medicamentosas, reações alérgicas ou efeitos adversos. A ausência de avisos ou outras informações para um determinado medicamento não indica que a combinação de medicamentos ou medicamentos seja segura, eficaz ou apropriada para todos os pacientes ou todos os usos específicos.