Teste de glicose na urina
O teste de glicose na urina mede a quantidade de açúcar (glicose) em uma amostra de urina. A presença de glicose na urina é chamada de glicosúria ou glicosúria.
O nível de glicose também pode ser medido por meio de um exame de sangue ou do líquido cefalorraquidiano.
Depois de fornecer uma amostra de urina, ela é testada imediatamente. O profissional de saúde usa uma vareta de medição feita com uma almofada sensível à cor. A cor para a qual a vareta muda informa ao provedor o nível de glicose na urina.
Se necessário, seu provedor pode pedir que você colete sua urina em casa durante 24 horas. Seu provedor lhe dirá como fazer isso. Siga as instruções exatamente para que os resultados sejam precisos.
Certos medicamentos podem alterar o resultado deste teste. Antes do teste, informe ao seu provedor quais medicamentos você está tomando. NÃO pare de tomar nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
Este teste era comumente usado para testar e monitorar diabetes no passado. Agora, os exames de sangue para medir o nível de glicose no sangue são fáceis de fazer e são usados no lugar do teste de glicose na urina.
O teste de glicose na urina pode ser solicitado quando o médico suspeita de glicosúria renal. Esta é uma condição rara em que a glicose é liberada dos rins para a urina, mesmo quando o nível de glicose no sangue está normal.
A glicose geralmente não é encontrada na urina. Se for esse o caso, são necessários mais testes.
Faixa normal de glicose na urina: 0 a 0,8 mmol / l (0 a 15 mg / dL)
Os exemplos acima são medidas comuns para os resultados desses testes. As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Níveis de glicose acima do normal podem ocorrer com:
- Diabetes: Pequenos aumentos nos níveis de glicose na urina após uma grande refeição nem sempre são motivo de preocupação.
- Gravidez: até metade das mulheres apresentam glicose na urina em algum momento da gravidez. A glicose na urina pode significar que a mulher tem diabetes gestacional.
- Glicosúria renal: uma condição rara em que a glicose é liberada dos rins para a urina, mesmo quando os níveis de glicose no sangue são normais.
Não há riscos com este teste.
Teste de açúcar na urina; Teste de glicose na urina; Teste de glicosúria; Teste de glicosúria
- Sistema urinário masculino
American Diabetes Association. 6. Alvos glicêmicos: padrões de cuidados médicos em diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S66-S76. PMID: 31862749 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862749/.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico de urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.
Sacks DB. Carboidratos. In: Rifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 33.