Os cogumelos são bons para pessoas com diabetes?
Contente
- Nutrição
- Índice glicêmico e carga glicêmica de cogumelos
- Benefícios potenciais para pessoas com diabetes
- Adicionando cogumelos à sua dieta
- O resultado final
Visto que o diabetes é caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue, seguir uma dieta saudável que ajude a controlar o açúcar no sangue é essencial para o tratamento ().
No entanto, isso pode ser mais fácil de dizer do que fazer, e as pessoas com diabetes podem ter dificuldade em decidir quais alimentos comer e evitar.
Os cogumelos são pobres em carboidratos e açúcar e considerados como tendo propriedades anti-diabéticas.
Este artigo explica por que os cogumelos são uma excelente escolha se você tem diabetes.
Nutrição
Existem muitos tipos de cogumelos, incluindo o tradicional cogumelo de botão ou branco, shiitake, portobello e cogumelos ostra, para citar alguns.
Apesar de sua aparência e sabor variáveis, todos eles têm perfis nutricionais semelhantes, que são caracterizados por baixo teor de açúcar e gordura.
Uma xícara (70 gramas) de cogumelos crus fornece o seguinte ():
- Calorias: 15
- Carboidratos: 2 gramas
- Açúcar: 1 grama
- Proteína: 2 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Vitamina B2, ou riboflavina: 22% do valor diário (DV)
- Vitamina B3 ou niacina: 16% do DV
- Selênio: 12% do DV
- Fósforo: 5% do DV
Os cogumelos são ricos em selênio e certas vitaminas B. As vitaminas B são um grupo de oito vitaminas solúveis em água fortemente associadas à melhoria da função cerebral. Enquanto isso, o selênio é um antioxidante potente que desempenha um papel fundamental na função da tireóide (,).
ResumoOs cogumelos são um alimento de baixa caloria e baixo teor de carboidratos que pode ser apreciado em uma dieta compatível com o diabetes. Eles também fornecem grandes quantidades de selênio e certas vitaminas B.
Índice glicêmico e carga glicêmica de cogumelos
O índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) são dois sistemas de classificação que ajudam a avaliar como os alimentos que contêm carboidratos afetam o açúcar no sangue.
Ambas são estratégias populares e amplamente utilizadas no tratamento de doenças crônicas como diabetes (,,).
O método GI classifica os alimentos em uma escala de 0 a 100 e informa como eles podem afetar seus níveis de açúcar no sangue, atribuindo-os em três categorias ():
- baixo IG: 1–55
- GI médio: 56–69
- alto IG: 70–100
Alimentos com baixo IG provavelmente aumentarão seus níveis de açúcar no sangue em um ritmo mais lento. Em contraste, aqueles com um alto IG farão com que eles aumentem.
Alternativamente, os alimentos podem ser categorizados por seu CG, que leva em consideração o IG do alimento, bem como seu teor de carboidratos e tamanho da porção. É determinado multiplicando o IG pelo teor de carboidratos de uma porção específica e dividindo o resultado por 100 ().
O sistema GL também classifica os alimentos em três categorias ():
- GL baixo: 10 e menos
- GL médio: 11–19
- GL alto: 20 e acima
Da mesma forma que o IG, um CG baixo indica que um alimento afeta apenas ligeiramente os níveis de açúcar no sangue, enquanto um CG alto indica um efeito mais significativo.
Embora os cogumelos sejam tecnicamente fungos, eles são considerados vegetais brancos - como cebola e alho - com um baixo IG de 10-15 e um GL de menos de 1 por xícara (70 gramas), o que significa que eles não irão aumentar seus níveis de açúcar no sangue (11).
ResumoOs cogumelos são considerados alimentos com baixo IG e baixo CG, o que significa que eles não aumentam os níveis de açúcar no sangue.
Benefícios potenciais para pessoas com diabetes
Os cogumelos podem beneficiar certos tipos de diabetes.
A pesquisa mostra que consumir uma dieta rica em vegetais como cogumelos e outros alimentos ricos em vitaminas pode ajudar a proteger contra o diabetes gestacional, que afeta aproximadamente 14% das gestações em todo o mundo e afeta a mãe e o filho (,,,).
Graças ao seu alto teor de vitamina B, os cogumelos também podem proteger contra a diminuição da função mental e demência em adultos mais velhos com deficiência de vitamina B, bem como em pessoas com diabetes que tomam o medicamento metformina para controlar seus níveis de açúcar no sangue (,).
Além das vitaminas B, os principais compostos bioativos dos cogumelos - os polissacarídeos - podem ter propriedades antidiabéticas.
A pesquisa em animais com diabetes tipo 2 mostra que os polissacarídeos podem reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a resistência à insulina e reduzir os danos ao tecido pancreático (,,,).
Além disso, a fibra solúvel beta glucana - um dos tipos de polissacarídeos encontrados nos cogumelos - retarda a digestão e retarda a absorção de açúcares, controlando assim os níveis de açúcar no sangue após uma refeição (,,).
Os polissacarídeos também podem reduzir os níveis de colesterol no sangue, o que, por sua vez, pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames associados ao diabetes não administrado (,,).
Dito isso, mais pesquisas são necessárias para entender melhor como as vitaminas B e os polissacarídeos dos cogumelos podem beneficiar as pessoas com diabetes.
As vitaminas B e os polissacarídeos dos cogumelos podem auxiliar no controle e prevenção do diabetes e suas complicações. No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias para confirmar isso.
Adicionando cogumelos à sua dieta
Dada a grande variedade de cogumelos, existem muitas maneiras de adicioná-los à sua dieta, incluindo comê-los crus, grelhados, assados, salteados ou em molho ou sopa.
Se você está procurando maneiras novas e saborosas de adicioná-los às suas refeições, experimente esta frigideira de arroz com couve-flor e cogumelos com baixo teor de carboidratos.
Para esta receita, você precisa do seguinte:
- 1,5 xícaras (105 gramas) de cogumelos, fatiados
- 1,5 xícaras (200 gramas) de arroz de couve-flor
- 1 xícara (30 gramas) de espinafre
- 1/4 xícara (40 gramas) de cebola picada
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pedaço de aipo, fatiado
- 1 dente de alho pequeno picado
- 3 colheres de sopa (45 ml) de caldo de vegetais
- Sal, pimenta e molho de soja a gosto
Coloque uma frigideira grande em fogo médio e adicione o azeite. Adicione a cebola e o aipo e cozinhe por 5 minutos. Em seguida, adicione o alho e cozinhe por alguns segundos.
Em seguida, adicione os cogumelos e refogue até ficar cozido. Em seguida, adicione o arroz de couve-flor e o resto dos ingredientes - sem o espinafre - e cozinhe até ficar macio. Por último, adicione o espinafre e tempere com sal e pimenta antes de servir.
Esta receita serve dois e é um ótimo complemento para o seu almoço ou jantar.
ResumoOs cogumelos são um ingrediente versátil e saboroso, e adicioná-los às suas refeições permite que você aproveite seus benefícios.
O resultado final
Cogumelos são seguros para comer se você tem diabetes, já que seu baixo índice de IG e GL não aumentará seus níveis de açúcar no sangue.
Além disso, seu conteúdo de vitamina B e polissacarídeo pode oferecer benefícios adicionais à saúde que são de particular relevância para pessoas com diabetes, incluindo aumento do açúcar no sangue e controle do colesterol.
Além de suas propriedades antidiabéticas, os cogumelos podem adicionar sabor aos seus pratos sem quaisquer carboidratos e calorias extras.