8 benefícios do óleo de mostarda, além de como usá-lo
Contente
- 1. Pode bloquear o crescimento microbiano
- 2. Pode promover a saúde da pele e do cabelo
- 3. Pode aliviar a dor
- 4. Pode retardar o crescimento das células cancerosas
- 5. Pode apoiar a saúde do coração
- 6. Reduz a inflamação
- 7. Pode ajudar a tratar os sintomas do resfriado
- 8. Ponto alto de fumaça
- Como usá-lo
- O resultado final
O óleo de mostarda, que é produzido a partir das sementes da planta da mostarda, é um ingrediente comum na culinária indiana.
Conhecido por seu sabor forte, aroma pungente e alto ponto de fumaça, é frequentemente usado para refogar e refogar vegetais em muitas partes do mundo, incluindo Índia, Bangladesh e Paquistão.
Embora o óleo de mostarda puro seja proibido para uso como óleo vegetal nos Estados Unidos, Canadá e Europa, é frequentemente aplicado topicamente e usado como óleo de massagem, soro para a pele e tratamento para o cabelo (1).
O óleo essencial de mostarda, um tipo de óleo essencial produzido a partir de sementes de mostarda por um processo de destilação a vapor, também está disponível e aprovado para uso como agente aromatizante (1).
Aqui estão 8 benefícios do óleo de mostarda e do óleo essencial de mostarda, junto com algumas maneiras simples de usá-los.
1. Pode bloquear o crescimento microbiano
Alguns estudos descobriram que o óleo essencial de mostarda possui propriedades antimicrobianas poderosas e pode ajudar a bloquear o crescimento de certos tipos de bactérias nocivas.
De acordo com um estudo em tubo de ensaio, o óleo essencial de mostarda branca diminuiu o crescimento de várias cepas de bactérias, incluindo Escherichia coli, Staphylococcus aureuse Bacillus cereus ().
Outro estudo em tubo de ensaio comparou os efeitos antibacterianos de óleos essenciais como mostarda, tomilho e orégano mexicano com bactérias patogênicas. Ele descobriu que o óleo essencial de mostarda foi o mais eficaz ().
Além disso, vários estudos em tubos de ensaio descobriram que o óleo essencial de mostarda pode inibir o crescimento de certos tipos de fungos e mofo (,).
No entanto, como a maioria das evidências se limita a estudos em tubos de ensaio, mais pesquisas são necessárias para determinar como o óleo essencial de mostarda pode afetar a saúde humana.
resumoEstudos em tubos de ensaio mostram que o óleo essencial de mostarda pode ajudar a diminuir o crescimento de certos tipos de fungos e bactérias.
2. Pode promover a saúde da pele e do cabelo
O óleo de mostarda puro é frequentemente aplicado topicamente para ajudar a otimizar a saúde do cabelo e da pele.
Além de adicioná-lo a máscaras faciais e tratamentos de cabelo caseiros, às vezes é misturado com cera e aplicado nos pés para ajudar a curar calcanhares rachados.
Em áreas como Bangladesh, também é comumente usado para fazer massagens com óleo em recém-nascidos, o que se acredita aumentar a resistência da barreira da pele ().
No entanto, embora muitos relatem melhorias nas linhas finas, rugas e crescimento do cabelo, a maioria das evidências disponíveis sobre os benefícios tópicos do óleo de mostarda puro é puramente anedótica.
Se você decidir usar óleo de mostarda em sua pele ou couro cabeludo, certifique-se de realizar um teste de adesivo primeiro e use apenas uma pequena quantidade para evitar irritação.
resumoO óleo de mostarda às vezes é usado para promover a saúde da pele e do cabelo. No entanto, a maioria das evidências disponíveis sobre os benefícios do óleo de mostarda para o cabelo e a pele são puramente anedóticas.
3. Pode aliviar a dor
O óleo de mostarda contém isotiocianato de alila, um composto químico que tem sido bem estudado por seu efeito nos receptores de dor no corpo (7).
Embora faltem pesquisas em humanos, um estudo em animais descobriu que administrar óleo de mostarda na água de beber de camundongos dessensibilizou certos receptores de dor e ajudou a tratar a dor generalizada.
O óleo de mostarda também é rico em ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ácido graxo ômega-3 que pode ajudar a diminuir a inflamação e aliviar a dor causada por condições como a artrite reumatóide (,).
No entanto, tenha em mente que a exposição tópica prolongada ao óleo de mostarda puro pode causar graves queimaduras na pele ().
Mais pesquisas em humanos são necessárias para avaliar a segurança e eficácia do uso de óleo de mostarda para o alívio da dor.
resumoUm estudo com animais descobriu que o óleo de mostarda pode ajudar a diminuir a dor, dessensibilizando certos receptores de dor no corpo. O óleo de mostarda também contém ALA, um ácido graxo ômega-3 que pode ajudar a diminuir a inflamação e a dor.
4. Pode retardar o crescimento das células cancerosas
Pesquisas promissoras sugerem que o óleo de mostarda pode ajudar a desacelerar o crescimento e a disseminação de certos tipos de células cancerosas.
Em um estudo mais antigo, alimentar ratos com óleo de mostarda puro bloqueou o crescimento das células cancerosas do cólon de forma mais eficaz do que dar-lhes óleo de milho ou óleo de peixe.
Outro estudo em animais mostrou que o pó de semente de mostarda rico em isotiocianato de alilo inibiu o crescimento do câncer de bexiga em quase 35%, além de ajudar a prevenir que ele se espalhe para a parede muscular da bexiga ().
Um estudo em tubo de ensaio observou resultados semelhantes, relatando que a administração de isotiocianato de alila extraído do óleo essencial de mostarda diminuiu a disseminação das células cancerosas da bexiga ().
Mais estudos precisam ser realizados para avaliar como o óleo de mostarda e seus componentes podem afetar o desenvolvimento do câncer em humanos.
resumoEstudos em tubos de ensaio e animais mostram que o óleo de mostarda e seus componentes podem ajudar a diminuir o crescimento e a disseminação de certos tipos de células cancerosas.
5. Pode apoiar a saúde do coração
O óleo de mostarda é rico em ácidos graxos monoinsaturados, um tipo de gordura insaturada encontrada em alimentos como nozes, sementes e óleos vegetais (,).
Os ácidos graxos monoinsaturados têm sido associados a uma variedade de benefícios, especialmente no que diz respeito à saúde do coração.
Na verdade, estudos mostram que eles podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, pressão arterial e açúcar no sangue - todos fatores de risco para doenças cardíacas (,).
Além disso, outra pesquisa sugere que substituir a gordura saturada na dieta por gordura monoinsaturada pode diminuir os níveis de colesterol LDL (mau), ajudando a proteger a saúde do coração ().
No entanto, embora os efeitos benéficos das gorduras monoinsaturadas tenham sido bem estabelecidos, alguns estudos relataram resultados mistos sobre os efeitos do próprio óleo de mostarda na saúde do coração.
Por exemplo, um pequeno estudo com 137 pessoas no norte da Índia descobriu que aqueles que consumiram uma quantidade maior de óleo de mostarda eram mais propensos a ter um histórico de doenças cardíacas ().
Outro estudo indiano também observou que aqueles que consumiam maiores quantidades de ghee, um tipo de manteiga clarificada, eram mais propensos a ter níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos do que aqueles que consumiam maiores quantidades de óleo de mostarda ().
Por outro lado, um estudo indiano mais antigo com 1.050 pessoas mostrou que o uso regular de óleo de mostarda estava associado a um risco menor de doenças cardíacas, em comparação com o óleo de girassol ().
Portanto, mais pesquisas são necessárias para determinar como o óleo de mostarda e o óleo essencial de mostarda podem afetar a saúde do coração.
resumoEmbora as evidências sejam contraditórias, o óleo de mostarda é rico em ácidos graxos monoinsaturados, o que pode reduzir vários fatores de risco para doenças cardíacas.
6. Reduz a inflamação
Tradicionalmente, o óleo de mostarda é usado topicamente para aliviar os sintomas da artrite, aliviar a dor e o desconforto e diminuir a inflamação causada por doenças como pneumonia ou bronquite ().
Embora a pesquisa atual se limite principalmente a estudos com animais, um estudo em ratos descobriu que o consumo de sementes de mostarda diminuiu vários marcadores de inflamação induzida por psoríase ().
O óleo de mostarda também é rico em ácidos graxos ômega-3, incluindo o ácido alfa-linolênico ().
Estudos mostram que os ácidos graxos ômega-3 estão envolvidos na regulação dos processos inflamatórios no corpo e podem ajudar a diminuir o estresse oxidativo e a inflamação (,).
Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para determinar como o uso do óleo de mostarda pode afetar a inflamação em humanos.
resumoUm estudo com animais descobriu que o consumo de sementes de mostarda pode diminuir a inflamação causada pela psoríase. O óleo de mostarda também contém ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.
7. Pode ajudar a tratar os sintomas do resfriado
O óleo de mostarda puro é frequentemente usado como um remédio natural para tratar os sintomas de resfriados, como tosse e congestão.
Pode ser misturado com cânfora, um composto freqüentemente encontrado em cremes e pomadas, e aplicado diretamente no peito.
Alternativamente, você pode tentar um tratamento de vapor de óleo de mostarda, que envolve adicionar algumas gotas de óleo de mostarda puro à água fervente e inalar o vapor.
No entanto, atualmente não há evidências para apoiar o uso de óleo de mostarda para problemas respiratórios, nem qualquer pesquisa para mostrar que ele oferece quaisquer benefícios.
resumoO óleo de mostarda às vezes é usado como um remédio natural para tratar sintomas de resfriado. No entanto, não há evidências para provar que oferece quaisquer benefícios.
8. Ponto alto de fumaça
Um ponto de fumaça é a temperatura na qual um óleo ou gordura começa a se decompor e a produzir fumaça.
Isso pode não apenas afetar negativamente o sabor do seu produto final, mas também fazer com que as gorduras se oxidem, produzindo compostos nocivos e altamente reativos conhecidos como radicais livres ().
O óleo de mostarda puro tem um alto ponto de fumaça de cerca de 480 ° F (250 ° C), equiparando-se a outras gorduras como a manteiga.
Isso o torna uma escolha comum para métodos de cozimento em alta temperatura, como fritar, assar, assar e grelhar em áreas como Índia, Paquistão e Bangladesh.
Além disso, é composto principalmente de gorduras monoinsaturadas, que são mais resistentes à degradação induzida pelo calor do que os ácidos graxos poliinsaturados (29).
No entanto, lembre-se de que o óleo de mostarda puro é proibido para uso como óleo vegetal em muitos países, incluindo Estados Unidos, Canadá e Europa (1).
resumoO óleo de mostarda puro tem um alto ponto de fumaça e é composto principalmente de gorduras monoinsaturadas, que são mais resistentes à degradação induzida pelo calor do que as gorduras poliinsaturadas.
Como usá-lo
O óleo de mostarda puro não é permitido para uso como óleo vegetal em muitos países ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos, Canadá e Europa (1).
Isso ocorre porque ele contém um composto denominado ácido erúcico, que é um ácido graxo que pode ter efeitos adversos graves na saúde cardíaca (30).
Por outro lado, o óleo essencial de mostarda é extraído de sementes de mostarda por meio de um processo de destilação a vapor, e a Food and Drug Administration (FDA) o considerou geralmente reconhecido como seguro (GRAS) como agente aromatizante (1).
Embora os dois sejam considerados tipos diferentes de óleo, ambos são extraídos de sementes de mostarda e compartilham muitos dos mesmos compostos benéficos.
Ambos também podem ser diluídos com um óleo carreador, aplicados topicamente e usados como óleo de massagem ou misturados a soros caseiros para a pele e tratamentos para o couro cabeludo.
Certifique-se de realizar um teste de adesivo aplicando uma pequena quantidade na pele e espere pelo menos 24 horas para verificar se há vermelhidão ou irritação.
Atualmente, não há dosagem recomendada para o óleo de mostarda e faltam pesquisas sobre os efeitos de sua aplicação tópica entre humanos.
Portanto, para uso tópico, é melhor começar com uma pequena quantidade de cerca de 1 colher de sopa (14 mL) e aumentar lentamente para avaliar sua tolerância.
resumoEm muitos países, o óleo de mostarda é proibido para uso na culinária e só pode ser aplicado topicamente. No entanto, o óleo essencial de mostarda é seguro para uso culinário (como tempero) e tópico. Certifique-se de fazer um teste de remendo e usar uma pequena quantidade para avaliar sua tolerância.
O resultado final
O óleo de mostarda puro é um tipo de óleo que é feito pressionando as sementes da planta de mostarda.
Como o óleo de mostarda puro contém compostos prejudiciais como o ácido erúcico, o óleo essencial de mostarda é considerado a melhor escolha como agente aromatizante.
O óleo de mostarda puro e o óleo essencial de mostarda podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor, retardar o crescimento das células cancerosas, bloquear o crescimento microbiano e melhorar a saúde do cabelo e da pele.
Ambos também podem ser diluídos com um óleo carreador e aplicados topicamente em óleos de massagem, máscaras faciais e tratamentos para o cabelo.