Angiografia aórtica
A angiografia aórtica é um procedimento que usa um corante especial e raios-x para ver como o sangue flui pela aorta. A aorta é a artéria principal. Ele carrega sangue para fora do coração e através de seu abdômen ou barriga.
A angiografia usa raios-x e um corante especial para ver o interior das artérias. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue para fora do coração.
Este teste é feito em um hospital. Antes do início do teste, você receberá um sedativo leve para ajudá-lo a relaxar.
- Uma área do corpo, mais frequentemente no braço ou na região da virilha, é limpa e anestesiada com um medicamento anestésico local (anestésico).
- Um radiologista ou cardiologista colocará uma agulha no vaso sanguíneo da virilha. Um fio-guia e um tubo longo (cateter) serão passados por essa agulha.
- O cateter é movido para a aorta. O médico pode ver imagens ao vivo da aorta em um monitor semelhante a uma TV. Os raios X são usados para guiar o cateter para a posição correta.
- Uma vez que o cateter está no lugar, o corante é injetado nele. Imagens de raio-X são tiradas para ver como o corante se move pela aorta. O corante ajuda a detectar qualquer bloqueio no fluxo sanguíneo.
Após o término das radiografias ou tratamentos, o cateter é removido. A pressão é aplicada no local da punção por 20 a 45 minutos para estancar o sangramento. Após esse tempo, a área é verificada e um curativo apertado é aplicado. A perna geralmente é mantida reta por mais 6 horas após o procedimento.
Você pode ser solicitado a não comer ou beber nada por 6 a 8 horas antes do teste.
Você usará uma bata de hospital e assinará um formulário de consentimento para o procedimento. Remova as joias da área que está sendo estudada.
Diga ao seu médico:
- Se voce esta gravida
- Se você já teve alguma reação alérgica a material de contraste de raio-x, frutos do mar ou substâncias de iodo
- Se você é alérgico a algum medicamento
- Quais medicamentos você está tomando (incluindo quaisquer preparações à base de ervas)
- Se você já teve algum problema de sangramento
Você estará acordado durante o teste. Você pode sentir uma picada quando o medicamento anestésico é administrado e um pouco de pressão quando o cateter é inserido. Você pode sentir um rubor quente quando o corante de contraste flui pelo cateter. Isso é normal e costuma desaparecer em alguns segundos.
Você pode sentir algum desconforto por ficar deitado na mesa do hospital e ficar parado por um longo tempo.
Na maioria dos casos, você pode retomar a atividade normal no dia seguinte ao procedimento.
Seu provedor pode solicitar este teste se houver sinais ou sintomas de um problema com a aorta ou seus ramos, incluindo:
- Aneurisma de aorta
- Dissecção aórtica
- Problemas congênitos (presentes desde o nascimento)
- Malformação AV
- Arco aórtico duplo
- Coarctação da aorta
- Anel vascular
- Lesão na aorta
- Arterite de Takayasu
Resultados anormais podem ser devido a:
- Aneurisma da aorta abdominal
- Dissecção aórtica
- Regurgitação aórtica
- Problemas congênitos (presentes desde o nascimento)
- Arco aórtico duplo
- Coarctação da aorta
- Anel vascular
- Lesão na aorta
- Isquemia mesentérica
- Doença na artéria periférica
- Estenose da artéria renal
- Arterite de Takayasu
Os riscos da angiografia aórtica incluem:
- Reação alérgica ao corante de contraste
- Bloqueio da artéria
- Coágulo de sangue que viaja para os pulmões
- Hematoma no local de inserção do cateter
- Danos ao vaso sanguíneo onde a agulha e o cateter são inseridos
- Sangramento excessivo ou coágulo de sangue onde o cateter é inserido, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para a perna
- Ataque cardíaco ou derrame
- Hematoma, uma coleção de sangue no local da punção da agulha
- Infecção
- Lesão nos nervos no local da punção da agulha
- Danos nos rins do corante
Este procedimento pode ser feito com cateterismo cardíaco esquerdo para procurar doença arterial coronariana.
A angiografia aórtica foi substituída principalmente pela angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou angiografia por ressonância magnética (RM).
Angiografia - aorta; Aortografia; Angiografia da aorta abdominal; Arteriografia da aorta; Aneurisma - arteriograma aórtico
- Reparo de aneurisma de aorta abdominal - aberto - secreção
- Reparo de aneurisma de aorta - endovascular - descarga
- Arteriograma cardíaco
Chernecky CC, Berger BJ. C. Em: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 266-432.
Fattori R, Lovato L. A aorta torácica: aspectos diagnósticos. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014: cap 24.
Grant LA, Griffin N. A aorta. In: Grant LA, Griffin N, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology Essentials. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 2.4.
Jackson JE, Meaney JFM. Angiografia: princípios, técnicas e complicações. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014: cap 84.