Reconhecendo os sintomas do mixedema
Contente
- O que é mixedema?
- Imagens de mixedema
- Quais são os sintomas da crise do mixedema?
- O que causa mixedema?
- Como é diagnosticado o mixedema?
- Quais são as complicações do mixedema?
- Como é tratado o mixedema?
- Qual é a perspectiva do mixedema?
O que é mixedema?
Mixedema é outro termo para hipotireoidismo severamente avançado. Essa é uma condição que ocorre quando seu corpo não produz hormônio da tireóide suficiente. A tireóide é uma pequena glândula que fica bem na frente do seu pescoço. Libera hormônios que ajudam seu corpo a regular a energia e controlar uma ampla variedade de funções. O mixedema é o resultado de um hipotireoidismo grave não diagnosticado ou não tratado.
O termo "mixedema" pode ser usado para significar hipotireoidismo gravemente avançado. Mas também é usado para descrever alterações de pele em alguém com hipotireoidismo severamente avançado. As alterações clássicas da pele são:
- inchaço do rosto, que pode incluir lábios, pálpebras e língua
- inchaço e espessamento da pele em qualquer parte do corpo, especialmente nas pernas
O hipotireoidismo severamente avançado pode levar ao que é chamado de crise de mixedema, uma emergência médica. Enquanto o termo “coma de mixedema” usado para descrever essa situação com risco de vida, “crise de mixedema” a substituiu, pois um estado de coma não é mais necessário para diagnosticar a condição.
Leia para saber mais.
Imagens de mixedema
Quais são os sintomas da crise do mixedema?
A crise do mixedema ocorre quando seu corpo não consegue mais tolerar as alterações causadas pelo hipotireoidismo grave, por isso descompensa. Este é um estado com risco de vida que requer atenção médica imediata. Juntamente com os sinais e sintomas de hipotireoidismo grave, os sintomas da crise de mixedema podem incluir:
- respiração diminuída (depressão respiratória)
- níveis de sódio no sangue abaixo do normal
- hipotermia (baixa temperatura corporal)
- confusão ou lentidão mental
- choque
- baixos níveis de oxigênio no sangue
- níveis elevados de dióxido de carbono no sangue
- coma
- convulsões
A crise do mixedema pode causar a morte devido a complicações de infecção, sangramento ou insuficiência respiratória. É mais comum em mulheres e pessoas com mais de 60 anos. Também pode ocorrer durante a gravidez.
O que causa mixedema?
O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide para de funcionar corretamente. Isso pode ser causado por:
- uma condição auto-imune, incluindo a doença de Hashimoto
- remoção cirúrgica da tireóide
- terapia de radiação para câncer
- certos medicamentos, como lítio ou amiodarona (Pacerone)
- deficiência de iodo ou excesso de iodo
- gravidez
- medicamentos para o sistema imunológico, como os usados no tratamento do câncer
O mixedema é resultado de hipotireoidismo grave não diagnosticado ou não tratado. Também pode se desenvolver quando alguém para de tomar a medicação para a tireóide. É mais comum em idosos e em mulheres.
Depósitos de cadeias de moléculas de açúcar (mucopolissacarídeos complexos) na pele causam o problema de pele mixedema. Esses compostos atraem água, o que leva ao inchaço. Essas alterações na pele são resultado do hipotireoidismo.
A crise do mixedema geralmente ocorre após uma longa história de hipotireoidismo. É mais comum nos meses frios do inverno. Pode ser acionado por qualquer um dos seguintes:
- parar a medicação para tratamento com hipotireoidismo
- doença súbita, como ataque cardíaco ou derrame
- infecção
- trauma
- certos medicamentos que suprimem o sistema nervoso central
- exposição ao frio
- estresse
Como é diagnosticado o mixedema?
Seus sintomas levarão seu médico a suspeitar de hipotireoidismo grave. Os exames de sangue podem ajudar seu médico a confirmar isso. Um teste do hormônio estimulador da tireóide (TSH) mede a quantidade de TSH que sua glândula pituitária produz. Sua hipófise aumentará a produção de TSH se a tireóide não estiver produzindo o suficiente. Em outras palavras, um alto nível de TSH pode significar que você tem hipotireoidismo.
Um teste de TSH é normalmente verificado junto com um teste de tiroxina (T4). Este teste mede o nível de T4, um hormônio produzido diretamente pela sua tireóide. Se você tem baixos níveis de T4 juntamente com um alto nível de TSH, você tem hipotireoidismo. Seu médico provavelmente desejará realizar mais testes para determinar sua função da tireóide e outras condições que possam estar afetando-a.
A crise do mixedema é uma emergência médica. Uma vez suspeitados, os níveis de TSH e T4 serão verificados imediatamente. O tratamento pode começar o mais rápido possível. O diagnóstico inicial geralmente depende do exame físico.
O pessoal médico de emergência procurará outras características do hipotireoidismo grave, como:
- pele seca
- cabelo esparso
- hipotermia
- inchaço, especialmente no rosto e nas pernas
- bócio
- uma possível cicatriz cirúrgica de uma tireoidectomia
- pressão arterial baixa e frequência cardíaca
- confusão
- respiração diminuída
Você começará a receber terapia de reposição hormonal da tireóide se o seu médico suspeitar de uma crise de mixedema. A via preferida é através de uma veia usando uma linha intravenosa (IV). O seu médico solicitará outros exames de sangue para obter uma imagem completa dos sistemas do seu corpo. Uma tomografia computadorizada do seu cérebro provavelmente também será necessária. Suas funções vitais e seu nível de consciência também são monitorados continuamente durante esse processo. Você precisará de tratamento de hospitalização na unidade de terapia intensiva (UTI) até estar estável.
Quais são as complicações do mixedema?
O hormônio tireoidiano é importante para o metabolismo celular. Casos gravemente avançados de hipotireoidismo podem retardar o metabolismo e afetar o uso de oxigênio em seu corpo. Isso pode ter um impacto negativo em quase todos os processos e sistemas corporais. Como resultado, o mixedema pode levar a:
- hipotermia
- inchaço e acúmulo de líquidos
- metabolismo diminuído da droga, levando a uma overdose de medicamentos
- problemas de gravidez, incluindo aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, natimorto e defeitos congênitos
- insuficiência cardíaca
- problemas renais
- depressão
- coma
- morte
Como é tratado o mixedema?
O tratamento do hipotireoidismo envolve tomar uma versão sintética do hormônio T4, conhecida como levotiroxina (Levotroid, Levoxyl). Depois que os níveis de hormônio T4 são restaurados, os sintomas se tornam mais gerenciáveis, embora isso possa levar várias semanas. Você provavelmente terá que permanecer com este medicamento pelo resto da vida.
A crise do mixedema é considerada uma emergência médica e requer atenção imediata. Aqueles em crise de mixedema precisam ser tratados em uma UTI. Seu coração e respiração são monitorados continuamente. Juntamente com a reposição hormonal da tireóide, podem ser necessários tratamentos com esteróides e outros medicamentos.
Qual é a perspectiva do mixedema?
Sem um diagnóstico rápido, a crise do mixedema geralmente é fatal. As taxas de mortalidade podem chegar a 25 a 60%, mesmo com o tratamento. As pessoas idosas correm um risco maior de ter um resultado ruim.
Se não for tratado, o hipotireoidismo avançado pode levar a complicações graves e até a morte. As perspectivas para o mixedema são boas se você receber terapia de reposição da tireóide. No entanto, você deve continuar o tratamento pelo resto da sua vida. Se o hipotireoidismo for bem controlado, não reduzirá sua vida útil.