Defeitos do tubo neural
Contente
Resumo
Os defeitos do tubo neural são defeitos de nascença no cérebro, coluna ou medula espinhal. Eles acontecem no primeiro mês de gravidez, muitas vezes antes mesmo de a mulher saber que está grávida. Os dois defeitos do tubo neural mais comuns são espinha bífida e anencefalia. Na espinha bífida, a coluna vertebral fetal não fecha completamente. Geralmente, há danos nos nervos que causam pelo menos alguma paralisia das pernas. Na anencefalia, a maior parte do cérebro e do crânio não se desenvolve. Bebês com anencefalia geralmente são natimortos ou morrem logo após o nascimento. Outro tipo de defeito, a malformação de Chiari, faz com que o tecido cerebral se estenda até o canal espinhal.
As causas exatas dos defeitos do tubo neural não são conhecidas. Você corre um risco maior de ter um bebê com defeito no tubo neural se você
- Ter obesidade
- Ter diabetes mal controlado
- Tome certos medicamentos anticonvulsivantes
A ingestão de ácido fólico suficiente, um tipo de vitamina B, antes e durante a gravidez, evita a maioria dos defeitos do tubo neural.
Os defeitos do tubo neural são geralmente diagnosticados antes do nascimento do bebê, por meio de exames laboratoriais ou de imagem. Não há cura para defeitos do tubo neural. Os danos aos nervos e a perda de função que ocorrem no nascimento são geralmente permanentes. No entanto, uma variedade de tratamentos pode às vezes evitar mais danos e ajudar nas complicações.
NIH: Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano