Chega de cicatrizes!
Contente
Mesmo se você tiver pele sensível ou tez escura (ambos os quais podem torná-lo sujeito a cicatrizes), o cuidado adequado pode evitar que uma ferida se transforme em uma mancha feia, diz Valerie Callender, MD, professora clínica assistente de dermatologia na Howard University em Washington DC
Os fatos básicos
Quando um corte atinge profundamente a derme da pele (sua segunda camada) para causar sangramento, as plaquetas (as menores células sanguíneas) correm para o local para formar um coágulo. Assim que o sangramento pára, as células fibroblásticas, que produzem o colágeno do tecido endurecedor, dirigem-se à área para reparar e reconstruir a pele. A maioria das feridas cicatriza em 10 dias sem deixar cicatriz. Mas às vezes a infecção e a inflamação se instalam, interrompendo o processo de reparo e fazendo com que os fibroblastos produzam colágeno em excesso. O resultado: uma cicatriz elevada e descolorida.
O que procurar
Quais cortes formam cicatrizes? Esses são sinais de que sua pele pode estar em risco.
> Vermelhidão ou inchaço A descoloração e a sensibilidade podem indicar infecção, o principal motivo pelo qual as feridas não cicatrizam adequadamente.
> Coceira O desejo de coçar o corte pode sugerir que os fibroblastos estão trabalhando além do tempo, o que muitas vezes pode levar ao desenvolvimento irregular de uma nova pele.
> Uma incisão cirúrgica Uma ferida profunda está mais sujeita a cicatrizes porque é difícil para a nova pele fechar perfeitamente.
> Localização Cortes nos braços ou joelhos geralmente reabrem conforme você move e estica a pele, dificultando a cicatrização dessas feridas.
Soluções simples
> Limpe com água e sabão Lave o corte o mais rápido possível, cubra com um creme antibiótico como o Neosporin (US $ 7; em farmácias) e um curativo. Deixe-o sozinho por pelo menos dois dias.
> Mantenha a ferida úmida Para maximizar o processo de reparo, aplique hidratante duas vezes ao dia durante uma semana, uma vez que o curativo seja retirado. Mederma (US $ 24; dermadoctor.com) contém babosa e um extrato de cebola patenteado para hidratar e combater a inflamação.
> Alise com silicone Se a área ainda estiver inchada depois de um mês, tente um tratamento com silicone. Dermatix Ultra (US $ 50; em consultórios médicos) ajudará a quebrar o tecido da cicatriz e alisar a pele.