O Guia do Não-Yogui para os 7 Chakras
Contente
Levante a mão se você já participou de uma aula de ioga, ouviu a palavra "chakra" e imediatamente entrou em um estado de total confusão quanto ao que seu instrutor está realmente dizendo. Não seja tímidoAmbas de minhas mãos estão levantadas. Como alguém que só faz ioga de vez em quando, esses chamados "centros de energia" sempre foram um grande mistério para mim, apesar do fato de fornecerem a base para a prática de ioga em todos os níveis. (Tão importante quanto: meditação. Descubra todas as maneiras pelas quais o zen pode ajudá-lo.)
Em primeiro lugar, os fatos: a ideia de um centro de energia pode soar um pouco piegas para você, mas os chakras ganharam seu nome por um bom motivo. "Todos os chakras principais ocorrem em pontos chamados de contrapartes físicas, os locais de grandes aglomerados de artérias, veias e nervos. Esses pontos, portanto, capturam uma tremenda quantidade de energia graças à quantidade de fluxo sanguíneo e terminações nervosas que se conectam e concentram lá ", explica Sarah Levey, cofundadora do Y7 Yoga Studio na cidade de Nova York.
Embora existam muitos fluxos menores de energia por todo o nosso corpo, os sete chakras primários correm ao longo da nossa coluna vertebral, começando no cóccix e indo até o topo da nossa cabeça, e têm o maior impacto em nosso bem-estar físico e emocional. Vamos decompô-los para você:
O Chacra Raiz: O objetivo aqui é a conexão com a terra, explica Levey. Poses que se concentram em sentir o chão abaixo de você, como montanha, árvore ou qualquer uma das posições do guerreiro, empurram nosso corpo para se centrar novamente, chamando nossa atenção para as coisas que podemos controlar em vez de aquelas que não podemos.
Chacra sacral: Visando nossos quadris e sistema reprodutivo, este chakra pode ser acessado por meio pombo e sapo (entre outras grandes posturas de abertura do quadril). Conforme abrimos as articulações do quadril, também nos abrimos para pensar sobre nossa própria expressão e criatividade emocional, diz Heather Peterson, vice-presidente sênior de programação da CorePower Yoga.
Chakra do Plexo Solar: Encontrado no fundo da barriga, o plexo solar marca uma interseção particularmente grande de nervos. Aqui, encontramos nosso poder pessoal (pense na frase "vá com seu instinto"), diz Levey. Como resultado, alongamentos que desafiam e torcem o núcleo, como barco, estocada em meia-lua e torções sentadas, ajudam a abrir essa área e restaurar a circulação em nossos rins e glândulas supra-renais (essas também são algumas das melhores posturas de ioga para abdominais planos) . De acordo com Peterson, à medida que nossos hormônios se equilibram, o mesmo ocorre com nossa capacidade de abordar o mundo ao nosso redor com uma perspectiva equilibrada e menos egoísta.
Chacra cardíaco: Em qualquer aula de ioga, você ouvirá referências ao seu coração ou ao espaço do coração, sendo a ideia de que, ao abrir o peito, você também se torna mais aberto para amar as pessoas ao seu redor e a si mesmo. Quando nosso peito, ombros e mãos estão tensos, sentimos que nossa disposição de amar diminui incondicionalmente, diz Peterson. Ficar sentado em uma mesa o dia todo fecha esse espaço, então concentre-se nas flexões para trás e nos equilíbrios dos braços, como roda, corvo e parada de mãos, para encontrar equilíbrio e alterar o fluxo sanguíneo reprimido.
Chakra da garganta: Tudo aqui se resume à comunicação. Se você está se sentindo frustrado com os outros, pode ser que esteja sentindo tensão na garganta, mandíbula ou áreas da boca. Para combater essa resistência, tente uma postura de ombro ou postura de peixe para esticar o pescoço.
Chacra do terceiro olho: Peterson descreve o terceiro olho como o lugar que transcende as sensações físicas e nos permite focar em nossa intuição. Para realmente reconciliar nossa natureza intuitiva com nosso cérebro ativo e racional, sente-se com as pernas cruzadas e as mãos em lótus ou coloque a testa até o joelho.
Chakra da coroa: Quando chegamos ao topo de nossa cabeça, queremos nos envolver em nossa jornada maior e nos desapegar de pensar apenas em nosso ego e em nós mesmos, encoraja Levey. Ótimas notícias: Savasana é a maneira mais fácil de fazer isso, e é por isso que você normalmente termina a prática com esta postura para definir o curso do dia. (Se você está sem tempo, desestesse em 4 minutos com esta rotina de ioga fácil.)
Embora cada iogue experimente essas posturas e chakras de maneira diferente, o objetivo final é estimular esses centros de energia, alterando o fluxo sanguíneo e abrindo novos espaços em nosso corpo físico. Não importa o seu nível de experiência em ioga, você posso faça isso e você encontrará mais equilíbrio apenas pensando sobre esses centros à medida que se move através do seu fluxo e encontra o seu zen. O lançamento final? "Durante o Savasana, você sente aquela sensação clássica e incrível do pós-ioga.É aí que você sabe que suas poses e chakras estão realmente funcionando ", diz Peterson. Namaste!