Tudo sobre a permanência do objeto e seu bebê
Contente
- O que é a permanência do objeto?
- Quando isso acontece?
- Tente não se preocupar
- O âmago da teoria de Piaget
- Experimentos de pesquisa relacionados à permanência do objeto
- O lado mais difícil da permanência do objeto: ansiedade de separação
- Jogos que você pode jogar nesta fase
- Esconde-esconde
- Esconda e encontre
- Mais jogos: o que é uma caixa de permanência de objeto?
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é a permanência do objeto?
Pode parecer um pouco clínico, mas a permanência do objeto é apenas um dos muitos marcos importantes de desenvolvimento que você pode desfrutar com seu filho. Em suma, a permanência do objeto significa que seu bebê entende que coisas que ele não pode ver - você, o copo dele, um animal de estimação - ainda existem.
Se você esconder um brinquedo favorito ao brincar com um bebê muito pequeno, o que acontece? Eles podem parecer confusos ou chateados por um momento, mas logo desistem de procurar por isso. É literalmente "longe da vista, longe da mente".
Depois que seu bebê agarrou a permanência do objeto, no entanto, ele provavelmente procurará o brinquedo ou tentará recuperá-lo - ou até mesmo expressará em voz alta seu descontentamento com o seu desaparecimento. Isso porque eles sabem que o brinquedo ainda existe!
O desenvolvimento da permanência do objeto ajuda seu bebê a alcançar marcos ainda mais adoráveis, incluindo:
- desenvolvimento de memória
- exploração
- jogo fingido
- Aquisição de linguagem
Também pode afetar a reação do bebê quando você sai do quarto - lágrimas repentinas ou um grito de pterodáctilo parecem familiares? - mesmo que seja apenas para uma viagem rápida ao banheiro.
Essa ansiedade de separação também é uma parte normal do desenvolvimento. Jogar certos jogos (como esconde-esconde) com seu bebê pode ajudá-lo a aprender que sim, você está definitivamente voltando, como você sempre fez antes.
Vamos dar uma olhada em como você pode ajudar seus pequenos enquanto eles desenvolvem a ideia de permanência do objeto e trabalham com a ansiedade de separação.
Quando isso acontece?
Assim que os bebês conseguem reconhecer rostos (por volta dos 2 meses de idade) e objetos familiares (por volta dos 3 meses), eles começam a entender a existência desses objetos.
Então, eles podem começar a procurar os brinquedos que você escondeu, se divertir descobrindo ou abrindo coisas e abrir aquele sorriso desdentado precioso durante jogos como esconde-esconde.
Jean Piaget, psicólogo infantil e pesquisador pioneiro no conceito de permanência do objeto, sugeriu que essa habilidade não se desenvolve até o bebê ter cerca de 8 meses. Mas agora é geralmente aceito que os bebês começam a entender a permanência do objeto mais cedo - algo entre 4 e 7 meses.
Seu bebê levará algum tempo para desenvolver totalmente este conceito. Eles podem ir atrás de um brinquedo escondido um dia e parecer completamente desinteressados no dia seguinte. Isso é bastante comum, então não se preocupe!
Tente não se preocupar
É perfeitamente normal querer que seu bebê alcance marcos de desenvolvimento muito esperados cedo. Se eles parecem um pouco atrasados, também é normal se perguntar por quê.
Você pode se sentir um pouco preocupado se seu bebê estiver perto de 8 meses, mas ainda não parece notar que seu brinquedo de pelúcia está escondido sob um cobertor. Mas fique tranquilo: o desenvolvimento não acontece da mesma forma para todas as crianças, e seu bebê alcançará esse marco em seu próprio tempo.
Também foi sugerido que bebês que não procuram por seus brinquedos podem simplesmente não ter muito interesse nele. Sejamos honestos - muitos de nós virariam nossas casas de cabeça para baixo procurando as chaves do carro, enquanto um curinga desaparecido em um baralho de cartas simplesmente não vale o nosso tempo.
Se você está preocupado, porém, falar com o pediatra do seu filho pode ajudar a aliviar qualquer preocupação que você possa ter se o seu bebê ainda não percebeu a permanência do objeto.
O âmago da teoria de Piaget
O conceito de permanência do objeto vem da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. Piaget acreditava no seguinte:
- As crianças podem aprender sozinhas, sem a ajuda de adultos ou outras crianças.
- As crianças não precisam de recompensas ou motivação externa para aprender coisas novas.
- As crianças usam suas experiências para desenvolver seu conhecimento do mundo.
A partir de seu trabalho com crianças, ele criou uma teoria do desenvolvimento baseada em estágios. A permanência do objeto é um marco importante no primeiro dos quatro estágios - sensório-motor etapa. Esta fase marca o período entre o nascimento e os 2 anos.
Durante esta fase, seu bebê aprende a experimentar e explorar por meio do movimento e de seus sentidos, uma vez que ainda não entende símbolos ou pensamentos abstratos.
Isso significa um monte de tropeços dignos de foto, caindo, agarrando e jogando todos os brinquedos que você acabou de pegar e colocando cada coisa que eles podem encontrar em suas bocas. Mas está tudo bem, porque é exatamente assim que os bebês aprendem. (E é exatamente o que faz as avós sorrirem, então esteja pronto para capturar esses momentos e compartilhar!)
Como já vimos, Piaget acreditava que a compreensão da permanência do objeto começou por volta dos 8 meses de idade. Mas muitos bebês começam a adquirir essa ideia muito mais cedo. Você pode ter uma prova disso em primeira mão, se seu filho de 5 meses já estiver procurando por brinquedos escondidos!
Alguns especialistas criticaram outras áreas da pesquisa de Piaget. Ele presumiu que os estágios de desenvolvimento aconteciam para todas as crianças ao mesmo tempo. Mas as evidências científicas agora apóiam a ideia de que as crianças se desenvolvem em prazos variados.
De modo geral, porém, a pesquisa de Piaget se manteve bem ao longo do tempo, e suas idéias sobre desenvolvimento ainda ocupam um lugar importante na educação e na psicologia.
Experimentos de pesquisa relacionados à permanência do objeto
Piaget e outros pesquisadores ajudaram a mostrar como a permanência do objeto funciona por meio de alguns experimentos diferentes.
Um dos primeiros experimentos de Piaget envolveu esconder brinquedos para ver se um bebê procuraria o brinquedo. Piaget mostrava o brinquedo ao bebê e o cobria com um cobertor.
Os bebês que procuraram o brinquedo mostraram que entenderam que o brinquedo ainda existia quando não podiam vê-lo. Bebês que pareciam chateados ou confusos ainda não desenvolveram a permanência do objeto.
Piaget e outros pesquisadores também usaram o para verificar a permanência do objeto. Ele mostrava um brinquedo para um bebê, depois escondia embaixo de uma caixa (A). Depois que o bebê encontrava o brinquedo sob a caixa A algumas vezes, ele escondia o brinquedo sob uma segunda caixa (B), certificando-se de que o bebê pudesse alcançar facilmente as duas caixas.
Os bebês que procuraram o brinquedo na Caixa A mostraram que ainda não podiam usar habilidades de raciocínio abstrato para entender que o brinquedo estava em um novo lugar.
Pesquisas posteriores ajudaram as pessoas a perceber que a permanência do objeto poderia se desenvolver antes dos 8 meses de idade. Os pesquisadores trabalharam com bebês de apenas 5 meses de idade, mostrando a eles uma tela que se movia em arco.
Depois que os bebês se acostumaram a olhar o movimento da tela, os pesquisadores colocaram uma caixa atrás da tela. Em seguida, mostraram aos bebês um evento “possível”, onde a tela chegava à caixa e parava de se mover, e um evento “impossível”, onde a tela continuava se movendo no espaço ocupado pela caixa.
Os bebês tendiam a olhar para o evento impossível por um longo período de tempo. Isso sugere que os bebês perceberam:
- objetos sólidos não podem passar uns pelos outros
- objetos existem mesmo que não sejam visíveis
Portanto, não se engane: seu bebê já é um pequeno Einstein.
O lado mais difícil da permanência do objeto: ansiedade de separação
Alguns sinais de permanência de objetos em seu bebê podem ser divertidos e emocionantes, como vê-lo ir direto para um brinquedo que você escondeu. Outros sinais ... não tanto.
A ansiedade de separação também tende a se desenvolver ao mesmo tempo que a permanência do objeto, e isso pode ser um pouco menos excitante. Agora seu bebê sabe que você ainda existe, quer eles possam vê-lo ou não.
Então, quando eles não podem ver você, eles não ficam felizes e vão deixar você saber disso imediatamente. Tanto para fazer xixi em paz.
Isso pode ser frustrante em casa e torna muito difícil deixar seu bebê na creche ou com uma babá, mesmo quando você sabe que eles ficarão completamente bem.
Seu bebê também pode se sentir menos confortável com estranhos neste momento (“ansiedade do estranho”). Isso pode tornar a separação ainda mais difícil - e estressante para vocês dois.
Mas tente não se preocupar. Este estágio é temporário, e em breve você poderá deixá-los com segurança em seu cercadinho ou cadeira inflável enquanto lava uma carga de roupa ou corre para o banheiro - sem ter que se preparar para aquele gemido inevitável.
Jogos que você pode jogar nesta fase
Brincar com seu bebê é uma ótima maneira de ajudá-lo a desenvolver sua compreensão sobre a permanência do objeto. Outro benefício? Os jogos de permanência de objetos podem ajudar seu bebê a se acostumar com a ideia de que, mesmo que você vá embora um pouco, você estará de volta em breve.
Esconde-esconde
Este jogo clássico é ótimo para o seu bebê, mas você pode tentar coisas diferentes para mudá-lo.
- Coloque um cobertor pequeno e leve (ou uma toalha limpa) sobre a cabeça do seu bebê para ver quanto tempo ele leva para retirá-lo.
- Tente cobrir sua cabeça e a do bebê para ver se seu filho o encontra depois de remover o cobertor. Bebês com mais de 10 meses podem ter mais sucesso aqui!
- Use um dos brinquedos do seu bebê para brincar de esconde-esconde, levantando-o de trás de diferentes objetos ou peças de mobiliário. Siga um padrão e veja se seu bebê pode começar a prever onde o brinquedo aparecerá a seguir.
Esconda e encontre
- Deixe seu bebê observar você cobrir um brinquedo com algumas camadas de toalhas ou panos macios. Incentive seu bebê a continuar removendo as camadas até encontrar o brinquedo.
- Para um bebê mais velho, tente esconder alguns brinquedos pela sala. Deixe-os observá-lo e incentive-os a encontrar todos os brinquedos.
- Esconda-se! Se o seu bebê consegue engatinhar ou cambalear, vire um canto ou atrás de uma porta e converse com ele, encorajando-o a vir procurar você.
O seu bebé adora o som da sua voz, por isso certifique-se de que fala com ele durante os jogos, encorajando-o e encorajando-o quando encontrarem objectos. Também ajuda a continuar falando quando você sair da sala. Isso permite que eles saibam que você ainda está por perto.
Mais jogos: o que é uma caixa de permanência de objeto?
Este é um brinquedo simples de madeira que pode ajudar seu bebê a aprender mais sobre a permanência de objetos. Tem um orifício na parte superior e uma bandeja na lateral. Ele vem com uma pequena bola.
Para mostrar ao seu bebê como brincar com a caixa, coloque a bola no buraco. Anime-se e chame a atenção para a bola quando ela rolar para a bandeja. Repita uma ou duas vezes e depois deixe seu bebê tentar!
Este brinquedo não ajuda apenas com a permanência do objeto. Também é ótimo para ajudar seu bebê a desenvolver suas habilidades de coordenação motora e memória. Muitas escolas Montessori o usam, e você pode comprá-lo facilmente online para usar em casa.
O takeaway
Se o seu bebê fica chateado quando você sai da sala ou rapidamente agarra lanches caídos e brinquedos escondidos, ele provavelmente está começando a pegar o jeito dessa coisa de permanência de objeto.
É uma parte normal do desenvolvimento cognitivo que ajuda a preparar seu bebê para o raciocínio abstrato e a linguagem, bem como a aquisição de símbolos.
Você pode começar a ver isso em seu bebê quando ele tiver apenas 4 ou 5 meses de idade, mas não se preocupe se demorar um pouco mais. Em breve, você não conseguirá mais puxar a lã (ou o cobertor supermacio 100% de algodão) sobre os olhos deles!