Patagônia está processando o presidente Trump para proteger monumentos nacionais
Contente
Na segunda-feira, o presidente Trump disse que reduzirá dois monumentos nacionais em Utah: o Monumento Nacional Bears Ears em mais de 80% e o Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante em 45%. Como resultado, os monumentos se dividirão em três partes distintas, mudando-os fundamentalmente para sempre. E a empresa de roupas ao ar livre Patagonia está se preparando para uma ação judicial. (Relacionado: os parques nacionais mais populares da América podem aumentar suas taxas de entrada para US $ 70)
"Lutamos para proteger esses lugares desde que fomos fundados e agora vamos continuar essa luta nos tribunais", disse a CEO da Patagonia, Rose Marcario, em um comunicado na segunda-feira, acrescentando que as ações do presidente devem ser consideradas "ilegais".
“Um presidente não tem autoridade para rescindir um monumento nacional”, continuou ela. "Uma tentativa de mudar as fronteiras ignora o processo de revisão das características culturais e históricas e as contribuições do público. Estamos observando as ações do governo Trump de muito perto e nos preparando para tomar todas as medidas necessárias, incluindo ações legais, para defender nossas paisagens públicas mais preciosas de Costa a costa."
Esse movimento não é totalmente incomum na Patagônia, que já doa 1% de suas vendas globais diárias para organizações ambientais. No ano passado, eles também doaram 100 por cento de suas vendas da Black Friday para instituições de caridade ambiental em um esforço para proteger o ar, a água e o solo para as gerações futuras.
Mas a marca está levando as coisas a outro nível: a Patagonia mudou sua homepage para um fundo preto com a mensagem "O presidente roubou sua terra" escrita em branco no centro.
“Esta é a maior eliminação de terras protegidas na história americana”, continua a mensagem, fornecendo links diretos para grupos de apoio que estão trabalhando juntos para lutar e preservar as terras públicas.
Outras marcas ecológicas também seguiram o exemplo: REI mudou sua página inicial para uma foto do Monumento Nacional Bears Ears, acompanhada pelas palavras "We ❤ Our Public Lands". North Face também anunciou que vai doar US $ 100.000 para um centro de educação para Bears Ears.
Além das ramificações ambientais, a The Outdoor Industry Association disse que esta medida da administração Trump também custará a muitas pessoas seus empregos e prejudicará a economia. "[Esta decisão será] prejudicial para a economia de recreação ao ar livre de US $ 887 bilhões e para os 7,6 milhões de empregos americanos que ela sustenta", disse a associação em um comunicado na segunda-feira. "[Isso] prejudicará centenas de comunidades e empresas locais de Utah, sufocará milhões de dólares em atividades econômicas anuais e ameaçará milhares de empregos na região."