Autor: Janice Evans
Data De Criação: 24 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
Existe realmente um 'peixe-pênis' que nada pela Uretra? - Bem Estar
Existe realmente um 'peixe-pênis' que nada pela Uretra? - Bem Estar

Contente

Ao navegar na Internet, você pode ter lido histórias estranhas de um peixe que é conhecido por nadar até a uretra masculina, ficando dolorosamente alojado lá. Este peixe é chamado de candiru e é um membro do gênero Vandellia.

Embora as histórias possam parecer chocantes, há algumas dúvidas em torno de sua veracidade.

Continue lendo para saber mais sobre o suposto “peixe-pênis”.

O Peixe

O candiru é encontrado na região amazônica da América do Sul e é uma espécie de bagre. Tem cerca de 2,5 cm de comprimento e uma aparência fina de enguia.

O peixe é realmente parasita. Ele usa espinhos localizados na cobertura de suas guelras para se prender às guelras de outros peixes maiores. Uma vez posicionado, ele pode se alimentar do sangue de outros peixes.

O mito

Relatos de ataques de candiru em humanos não são um desenvolvimento recente. Eles podem ser rastreados até o século 19 e início do século 20.

A essência dessas histórias é que os peixes são atraídos pela urina humana na água. Quando alguém urina na água, de acordo com essas histórias, o peixe nada e se aloja na uretra do indivíduo desavisado.


Uma vez dentro, o peixe usa os espinhos das guelras para se manter no lugar, o que é doloroso e dificulta a remoção.

Com o passar dos anos, surgiram contos mais radicais sobre o peixe candiru. Alguns deles afirmam que os peixes:

  • pode pular da água e nadar em um jato de urina
  • põe ovos na bexiga
  • corrói as membranas mucosas de seu hospedeiro, eventualmente matando-as
  • só pode ser removido por meio de métodos cirúrgicos, que podem incluir amputação do pênis

A realidade

Apesar de todas essas afirmações, há muito pouca evidência confiável de que o peixe candiru alguma vez invadiu a uretra humana.

O caso relatado mais recente ocorreu em 1997. Em um relatório feito em português, um urologista brasileiro afirmou ter removido um candiru da uretra de uma pessoa.

Porém, inconsistências no relato, como o tamanho real dos peixes extraídos e a história fornecida pela pessoa afetada, lançam dúvidas sobre a veracidade do relato.


Além disso, um estudo de 2001 descobriu que o candiru pode nem mesmo ser atraído pela urina. Quando os pesquisadores adicionaram atrativos químicos, incluindo urina humana, a um tanque de candiru, eles não responderam a ele.

Existem poucos relatos de ataques de candiru na literatura científica ou médica. Além disso, muitos dos relatórios históricos são relatos anedóticos transmitidos pelos primeiros exploradores ou viajantes à região.

Se um candiru já entrou na uretra humana, provavelmente foi por engano. O espaço limitado e a falta de oxigênio tornariam quase impossível a sobrevivência dos peixes.

Alguma coisa pode subir pela uretra?

Embora a reputação do candiru como o "peixe-pênis" provavelmente seja baseada em mitos, alguns organismos minúsculos podem, de fato, viajar pela uretra.

Isso geralmente resulta em uma infecção do trato urinário (ITU) ou infecção sexualmente transmissível (IST).

UTIs

As ITUs acontecem quando as bactérias entram no trato urinário pela uretra e causam uma infecção. As infecções fúngicas às vezes também podem causar uma ITU.


A ITU pode afetar qualquer parte do trato urinário, incluindo os rins, a bexiga ou a uretra. Quando uma ITU afeta a uretra, é chamada de uretrite. Essa condição pode causar secreção e uma sensação de queimação ao urinar.

DSTs

As DSTs são transmitidas por contato sexual. Embora essas infecções geralmente afetem os órgãos genitais externos, também podem afetar a uretra.

Alguns exemplos de DSTs que podem envolver a uretra incluem:

  • Gonorréia. Causado pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, esta infecção pode causar secreção e dor ao urinar quando afeta a uretra.
  • O resultado final

    O candiru, às vezes conhecido como “peixe-pênis”, é um pequeno bagre amazônico. É relatado que ele se aloja na uretra de pessoas que podem estar urinando na água.

    Apesar das histórias perturbadoras em torno deste peixe, há ceticismo sobre se o peixe realmente ataca os humanos. Há evidências confiáveis ​​muito limitadas na literatura médica sobre isso.

Nosso Conselho

Lena Dunham acredita que o movimento positivo do corpo tem suas deficiências

Lena Dunham acredita que o movimento positivo do corpo tem suas deficiências

Lena Dunham nunca foi do tipo que finge er po itiva para o corpo 24 hora por dia, 7 dia por emana. Embora ela tenha expre ado apreço por eu corpo, ela também admitiu que oca ionalmente olhou...
O efeito da dieta mediterrânea na saúde intestinal pode ajudar você a viver mais

O efeito da dieta mediterrânea na saúde intestinal pode ajudar você a viver mais

Quando e trata de nutrição, a pe oa que vivem ao redor do Mediterrâneo e tão agindo bem, e não apena porque abraçam um ou outro copo de vinho tinto. Graça a uma ...