Jamie Chung diz que a pinguécula é o problema ocular que a assustou direito
Contente
A atriz e blogueira de estilo de vida Jamie Chung quer aperfeiçoar sua rotina matinal para começar o dia se sentindo melhor, por dentro e por fora. "Minha prioridade número um pela manhã é cuidar da minha pele, corpo e mente", diz ela Forma, explicando que seus cuidados diários com a pele, exercícios e rotinas de meditação são o que a ajudam a aproveitar ao máximo seus dias ocupados e agendas agitadas.
Entre suas principais prioridades está o cuidado com os olhos, mas nem sempre foi assim. Ela começou a fazer disso uma prioridade há dois anos, quando foi diagnosticada com pinguécula, que serviu como um grande alerta.
"Pinguécula, também conhecida como 'olho do surfista', é um espessamento amarelado e elevado da membrana na parte branca do olho, bem na borda da córnea", diz Randy McLaughlin, OD, da Universidade Estadual de Ohio Wexner Medical Centro. "É um resultado direto da exposição excessiva aos raios ultravioleta que quebra o colágeno naquela área e geralmente afeta as pessoas que vivem perto do equador, onde geralmente faz sol."
Chung, que cresceu na Califórnia, percebeu que algo estava errado com seus olhos depois de voltar de uma caminhada. "Certo verão, eu estava caminhando bastante e voltei para casa e percebi essas manchas amarelas salientes no branco do olho", disse ela. "No início, pensei que fosse icterícia, mas depois de consultar meu oftalmologista, me disseram que era pinguécula."
Felizmente, seus sintomas não foram graves e desapareceram após algumas semanas, mas esse susto a fez perceber como é importante fazer um esforço consciente para cuidar de seus olhos. "Você sabe que vai ao dentista uma vez por ano, vai ao seu exame físico anual e visita o seu ginecologista, mas estou na casa dos 30 anos e uma das primeiras coisas a ir são seus olhos, e eles são meio que últimas coisas em que pensei antes de ser diagnosticada ", diz ela. (Relacionado: as pessoas estão compartilhando fotos de seus olhos no Instagram por um motivo muito poderoso)
O Dr. McLaughlin explicou que a idade pode ser um fator que contribui para o desenvolvimento de pinguéculas simplesmente porque você foi exposto aos nocivos raios ultravioleta por mais tempo. As boas notícias? O tratamento para a doença é bastante fácil. "O crescimento é um incômodo, mas não uma ameaça à visão", diz ele. "Normalmente, lágrimas artificiais são o que você precisa para mantê-lo sob controle. Se for um pouco agressivo, os médicos prescrevem colírios não esteroides, e se a inflamação for extrema, colírios esteroides leves irão cuidar disso."
Como acontece com a maioria dos problemas de saúde, evitar a pinguécula se resume à prevenção. "Você tem que proteger seu corpo se quiser viver uma vida saudável e, obviamente, seus olhos são um dos sentidos mais preciosos", disse o Dr. McLaughlin. "Use óculos escuros com lentes que protegem da luz ultravioleta e use lágrimas artificiais se sentir que seus olhos estão excessivamente secos."
Chung diz que tem seguido esse conselho desde que foi diagnosticada com pinguécula, até fazendo parceria com lentes Transitions para ajudar a aumentar a conscientização sobre a segurança dos olhos e encorajar as pessoas a usarem óculos de proteção. “Os efeitos de longo prazo que os raios ultravioleta podem ter sobre seus olhos são horríveis e as pessoas precisam se educar sobre isso”, diz ela. "As pequenas coisas duram muito, por isso, além de usar lentes adequadas, coloque um chapéu quando estiver sol, faça uma pausa em seus smartphones e computadores e não esfregue os olhos." (Relacionado: Você tem deformação ocular digital ou síndrome de visão computacional?)
Finalmente, e talvez o mais importante, mesmo que você tenha sido abençoado com uma visão 20/20, você ainda deve fazer uma visita ao seu oftalmologista. Seu exame de vista pode dizer muito sobre sua saúde, e é melhor prevenir do que remediar quando se trata de sua visão.