Secura Vaginal Pós-parto
Contente
- Hormônios e secura vaginal
- Tireoidite pós-parto
- O que tudo isso faz com a sua vagina?
- O que você pode fazer
- Quando ver o medico
Seu corpo passou por mudanças profundas durante o curso de sua gravidez. Você pode esperar continuar experimentando algumas mudanças enquanto se cura após o parto, mas você está pronto para mudanças em sua vida sexual?
Menos interesse por sexo ou mesmo dor na penetração pode parecer normal após o parto. Secura vaginal, entretanto? Sim, é normal também.
Acredite ou não, em um estudo de 2018 com 832 mulheres no pós-parto, 43 por cento relataram secura vaginal 6 meses após o parto, então se você sentir isso, você está longe de estar sozinha.
Na verdade, a secura vaginal pós-parto é uma condição comum. E muitas mulheres acham que essa secura torna o sexo desconfortável ou até doloroso. Se você estiver passando por isso, não se preocupe, existem maneiras de aliviar o desconforto.
Hormônios e secura vaginal
Você provavelmente está se perguntando por que ocorre a secura vaginal pós-parto, e uma resposta são seus hormônios ... particularmente estrogênio e progesterona.
O estrogênio e a progesterona são produzidos principalmente nos ovários. Eles desencadeiam a puberdade, incluindo o desenvolvimento das mamas e a menstruação.
Eles também causam o acúmulo de um revestimento no útero durante o ciclo menstrual. Se um óvulo fertilizado não for implantado neste forro, os níveis de estrogênio e progesterona caem, e o forro uterino é eliminado com a menstruação.
Os níveis de estrogênio e progesterona aumentam durante a gravidez. Em vez de ser descartado, o revestimento uterino se transforma em uma placenta. A placenta também começa a produzir estrogênio e progesterona.
Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem drasticamente após o parto. Na verdade, eles voltam aos níveis anteriores à gravidez dentro de 24 horas após o parto. (Seu corpo reduz o estrogênio ainda mais enquanto você está amamentando porque o estrogênio pode interferir na produção de leite.)
O estrogênio é importante para a excitação sexual porque aumenta o fluxo de sangue para os órgãos genitais e aumenta a lubrificação vaginal. A falta de estrogênio é responsável por muitos dos sintomas pós-parto que as mulheres experimentam, incluindo ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal.
Algumas mulheres optam por usar um suplemento de estrogênio para combater isso. Outros optam por não tomar porque aumenta o risco de câncer e outros problemas, como coágulos sanguíneos.
Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios se você estiver interessado em tomar ou usar um suplemento de estrogênio, como um comprimido, adesivo ou creme vaginal. (Na maioria dos casos, os suplementos de estrogênio são usados temporariamente na forma de um creme.)
Tireoidite pós-parto
A secura vaginal pós-parto também pode ser causada por tireoidite pós-parto, uma inflamação da glândula tireoide.
Sua tireóide produz hormônios que são vitais para várias funções corporais, incluindo o metabolismo; entretanto, quando inflamada, sua tireoide pode produzir hormônios tireoidianos demais ou insuficientes.
Os sintomas de tireoidite pós-parto podem incluir:
- tremor
- palpitações
- irritabilidade
- Dificuldade em dormir
- ganho de peso
- fadiga
- sensibilidade ao frio
- depressão
- pele seca
- secura vaginal
Se sentir estes ou quaisquer outros sintomas, pode sentir-se confortável ao saber que não está sozinho. Tireoidite pós-parto em até 10 por cento das mulheres.
O tipo de tireoidite pós-parto que você tem determinará o seu tratamento. Para uma tireoide com superprodução, seu médico pode sugerir beta-bloqueadores para ajudar a reduzir os sintomas. Como alternativa, seu médico pode recomendar terapia de reposição de hormônio tireoidiano se sua tireoide estiver subproduzida.
Se a tireoidite pós-parto for a causa de sua secura vaginal, fique tranquilo, pois a função da tireoide normalmente retorna ao normal em 12 a 18 meses para 80% das mulheres.
O que tudo isso faz com a sua vagina?
A secura vaginal no parto e no pós-parto pode significar que o tecido da vagina fica mais fino, menos elástico e mais sujeito a lesões. A vagina também pode ficar inflamada, o que pode causar ardor e coceira.
Por causa dessas mudanças, a relação pós-parto pode ser dolorosa ou você pode ter sangramento na vagina. No entanto, lembre-se de que esses sintomas devem desaparecer assim que seus níveis de estrogênio voltarem ao normal.
O que você pode fazer
Você ainda pode ter uma vida sexual agradável, apesar da secura vaginal pós-parto. As dicas a seguir oferecem algumas maneiras de melhorar sua experiência sexual pós-parto:
- Use um lubrificante quando estiver fazendo sexo. (Se o seu parceiro usa preservativo, evite lubrificantes à base de petróleo, que podem danificar os preservativos.)
- Converse com seu médico sobre o uso de um creme vaginal de estrogênio, como estrogênios conjugados (Premarin) ou estradiol (Estrace).
- Considere a aplicação de um hidratante vaginal a cada poucos dias.
- Beber água. Mantenha o corpo bem hidratado!
- Evite duchas e sprays de higiene pessoal, que podem irritar tecidos vaginais sensíveis.
- Converse com seu parceiro sobre suas preocupações.
- Aumente as preliminares e experimente diferentes técnicas e posições.
Quando ver o medico
Sempre fale com um profissional de saúde se algo estiver errado com seu corpo. Certifique-se de falar com o seu ginecologista obstetra ou parteira se os sintomas pós-parto persistirem, se sua dor for insuportável ou se você estiver preocupado de alguma forma.
Infecções, diabetes e vaginismo (contrações involuntárias) também podem causar relações sexuais dolorosas, por isso é importante ter conversas honestas com seu médico sobre o que você está passando.
Não importa o quão desconfortável você possa se sentir com essas conversas, lembre-se de que você não está sozinho no que está passando!