O que é síndrome de taquicardia ortostática postural (POTS)?
Contente
- Visão geral
- Quais são os sintomas?
- O que causa o POTS e quem está em risco?
- Como é diagnosticado
- Teste
- Referência
- Opções de tratamento
- Mudancas de estilo de vida
- Viver com POTS
- Outlook
Visão geral
A síndrome da taquicardia ortostática postural (POTS) é um termo usado para descrever um grupo de condições neurológicas que apresentam sintomas semelhantes. Pessoas com POTS sentem-se cansadas ou tonto quando se levantam da posição sentada. A maioria das pessoas diagnosticadas com POTS experimenta palpitações cardíacas ou uma frequência cardíaca significativamente aumentada quando se levanta.
Quando você tem esses sintomas após ficar em pé, é conhecido como intolerância ortostática (OI). Estima-se que pelo menos 500.000 pessoas nos Estados Unidos experimentem OI, o principal sintoma do POTS.
Algumas fontes dizem que o número de pessoas com POTS é muito maior, estimando que 3 milhões de adolescentes e adultos o experimentam. Algumas pessoas têm sintomas que desaparecem completamente dentro de 2 a 5 anos e outras apresentam sintomas que surgem e desaparecem ao longo da vida.
Pessoas com POTS também experimentam diferentes graus de gravidade dos sintomas. Cerca de 25% deles apresentam sintomas tão graves que prejudicam a capacidade de realizar tarefas domésticas ou de participar da força de trabalho.
Continue lendo para saber mais sobre os sintomas, por que o POTS acontece e como lidar.
Quais são os sintomas?
As pessoas que não têm POTS podem alternar entre reclinadas, sentadas e em pé sem pensar muito. O sistema nervoso autônomo (ANS) assume e gerencia como a gravidade afeta o corpo de acordo com sua posição, incluindo o mecanismo que gerencia o equilíbrio e o fluxo sanguíneo. Sua frequência cardíaca deve ser ajustada para 10 ou 15 batimentos por minuto (bpm) mais alto quando você está em pé do que quando está sentado, e sua pressão arterial deve diminuir apenas um pouco.
No entanto, se você tiver POTS, seu corpo não envia os sinais certos para o cérebro e o coração quando você muda de posição. Isso resulta em uma freqüência cardíaca aumentada de até 30 bpm acima do normal. Isso pode fazer você sentir que precisa sentar ou deitar-se.
O rubor também pode ocorrer devido à ativação de certos produtos químicos pelas células imunológicas do seu corpo. Isso pode resultar em falta de ar, dor de cabeça e sensação de tontura. Essa ativação também pode causar náusea, vômito e diarréia. O sangue também pode acumular-se nas pernas e pés, dando-lhes uma aparência inchada ou roxa.
Você também pode experimentar:
- palpitações cardíacas
- ansiedade
- tontura
- visão turva
O que causa o POTS e quem está em risco?
A causa do POTS nem sempre é clara. Isso ocorre porque a condição não remonta a uma causa raiz para todas as pessoas que a possuem. Existem evidências de que certos genes podem contribuir para o desenvolvimento de POTS. Pesquisas da Mayo Clinic sugerem que, na metade dos casos de POTS, a causa pode estar relacionada autoimune.
Parece que os sintomas de POTS são frequentemente desencadeados por eventos da vida, como:
- puberdade
- gravidez
- cirurgia de grande porte
- perda de sangue traumática
- doença viral
- período mensal
Esses eventos podem mudar a maneira como o ANS se comporta por um período de tempo.
Embora o POTS possa afetar qualquer pessoa de qualquer idade, cerca de 80% dos casos são diagnosticados em mulheres de 15 a 50 anos.
Como é diagnosticado
Se você tiver sintomas de POTS, consulte seu médico. Eles farão perguntas detalhadas sobre:
- quais são suas atividades diárias
- há quanto tempo os sintomas ocorrem
- quanto seus sintomas afetam você
Você também deve conversar com seu médico sobre quaisquer medicamentos que você toma. Certos medicamentos, como alguns medicamentos para pressão arterial, depressão e ansiedade, podem interferir no seu SNA e no controle da pressão arterial.
Teste
Se o seu médico suspeitar de POTS, ele o observará sentado, deitado e em pé. Eles registram seu pulso e pressão sanguínea após cada mudança de posição e anotam quais sintomas você experimenta.
O seu médico também pode recomendar um teste da mesa de inclinação. Como o nome sugere, esse teste envolve ser preso a uma mesa enquanto é movido para diferentes ângulos e posições. O seu médico também monitorará seus sinais vitais durante este teste.
Referência
Se for necessária uma avaliação adicional, seu médico poderá encaminhá-lo a um neurologista, cardiologista ou especialista que se concentre na conexão entre o cérebro e o coração. Às vezes, o POTS é diagnosticado como um transtorno de ansiedade ou pânico, por isso é importante que seu médico entenda seus sintomas.
Se você for diagnosticado com POTS, seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento individualizado.
Opções de tratamento
Não existe um tratamento ou medicamento único para todos. Pode levar algumas tentativas e erros para determinar qual medicamento melhor pode aliviar seus sintomas.
Fludrocortisona (Florinef) e midodrine (ProAmatine) são comumente prescritos para o gerenciamento de POTS. Algumas pessoas também usaram betabloqueadores e SSRIs para tratar POTS. Às vezes, seu médico também pode sugerir comprimidos de sal como parte de um regime de tratamento com receita médica.
Mudancas de estilo de vida
Mudar sua dieta geralmente faz parte do tratamento para POTS. Ao aumentar sua ingestão de água e adicionar mais sódio ao que você come, você pode aumentar seu volume de sangue. Isso pode diminuir a gravidade dos seus sintomas.
No entanto, a maioria das pessoas não é aconselhada a comer uma dieta rica em sódio; portanto, converse com seu médico sobre a quantidade de sódio necessária.
Experimente estas dicas de estilo de vida:
- Adicione uma pitada extra de sal de mesa à sua comida.
- Lanche em pretzels, azeitonas e nozes salgadas.
- Coma refeições menores ao longo do dia e faça lanches para ajudar a manter a hidratação e a energia.
- Durma o suficiente com regularidade e qualidade.
- Participe de exercícios aeróbicos reclinados, como andar de bicicleta ou remo.
- Beba 16 onças de água antes de se levantar.
Viver com POTS
Se você mora com POTS, uma das melhores coisas a fazer é identificar os pontos de gatilho para seus sintomas. Mantenha um diário de seus sintomas. Isso pode ajudá-lo a identificar melhor as coisas que podem estar relacionadas aos seus sintomas.
Por exemplo, você pode ter sintomas antes do seu período. Talvez a desidratação agrave seus sintomas. Talvez as temperaturas mais quentes aumentem a probabilidade de você se sentir tonto ou ansioso quando se levantar.
Eduque-se sobre o que seu corpo precisa. Então você pode ajustar seu comportamento adequadamente e tratar melhor seus sintomas. Você deve tentar limitar períodos de longa permanência quando souber que seus POTS podem ser acionados e considere levar uma garrafa de água com você o tempo todo.
Você também pode conversar com um conselheiro ou outro profissional de saúde mental sobre como seus sintomas afetam sua vida. Se você foi diagnosticado com POTS, é importante saber que seus sintomas são reais - você não os imagina - e que não está sozinho.
Outlook
Em até 90% dos casos tratados, os sintomas de POTS se tornam muito mais controláveis ao longo do tempo. Às vezes, os sintomas desaparecem por vários anos. Homens que têm POTS são mais propensos a ter uma recuperação completa em comparação com as mulheres. Embora não haja cura para o POTS, os tratamentos estão avançando através da pesquisa.