10 semanas de gravidez: sintomas, dicas e muito mais
Contente
- Visão geral
- Mudanças no seu corpo
- Seu bebê
- Desenvolvimento de gêmeos na semana 10
- 10 semanas de sintomas de gravidez
- Aumento do corrimento vaginal
- Dor abdominal
- Coisas a fazer nesta semana para uma gravidez saudável
- Quando ligar para o médico
- Você está quase lá
Visão geral
Com 10 semanas de gravidez, você está chegando ao final do seu primeiro trimestre. Você provavelmente está se acostumando à ideia de estar grávida. Aqui está o que esperar esta semana.
Mudanças no seu corpo
Você ainda pode ocultar sua gravidez do resto do mundo, mas não por muito mais tempo. Evite usar roupas apertadas e apertadas. Sua barriga está ficando mais redonda à medida que seu útero se expande. Você pode ganhar um quilo ou dois nesta semana, embora, se a doença matinal continuar, talvez não.
Seu volume de sangue aumentou. Se você ainda não notou as veias nos seios e no abdômen se tornando mais proeminentes, há uma boa chance de ocorrer esta semana.
Seu bebê
No final da semana 10, seu bebê se formará oficialmente de um embrião para um feto. Seus dedos e dedos palmados começam a se separar e formar dígitos individuais. Todos os órgãos vitais são formados e a placenta está funcionando.
Seu bebê tem uma aparência mais humana, as pálpebras começam a fechar e as características faciais ficam mais distintas. Eles são capazes de engolir e brotos de dente aparecem.
Se você tiver uma consulta médica esta semana, poderá ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê. Se um ultrassom for solicitado, você poderá ver o coração do seu bebê batendo, embora não consiga ver se ele é menino ou menina por mais algumas semanas.
Desenvolvimento de gêmeos na semana 10
Se sua doença da manhã estiver atrapalhando sua vida cotidiana, pergunte ao seu médico sobre como controlar a náusea. Você deve evitar alimentos desencadeados, descansar bastante e fazer pequenas refeições frequentes para estabilizar o açúcar no sangue. Tente massagem de acupressão e alimentos sem graça, como biscoitos. Certifique-se de tomar goles de água regularmente. Os medicamentos recomendados pelo seu médico podem se tornar necessários. Não tome medicamentos sem receita durante a gravidez sem falar primeiro com seu médico.
Você está vomitando e doente o tempo todo? Você é incapaz de conter líquidos e se sentir desidratado? Você pode ter hiperêmese gravídica. Essa forma grave de enjoo matinal é mais comum em mulheres que carregam múltiplos. Você pode precisar ser visto e tratado por um médico.
10 semanas de sintomas de gravidez
Algumas mulheres afortunadas começam a sentir alívio da doença da manhã nesta semana. Se você não é um deles, lembre-se de que náuseas e vômitos melhoram para a maioria das mulheres até o final do primeiro trimestre (12 semanas).
Os sintomas da gravidez na semana 10 incluirão a continuação de outros sintomas do primeiro trimestre, bem como alguns novos. No geral, esses sintomas incluem:
- ganho de peso corporal
- aumento do corrimento vaginal
- dor abdominal
- veias visíveis
- nausea e vomito
- fadiga
- azia
- constipação
- gás e inchaço
- desejos e aversões alimentares
Aumento do corrimento vaginal
Você pode notar mais corrimento vaginal esta semana. Isso é causado pelo aumento dos níveis de estrogênio na gravidez. A descarga da gravidez deve ser leitosa e fina, com um odor leve. Você pode usar um forro de calcinha para conforto, mas evite tampões ou duchas.
Enquanto o corrimento vaginal é normal, há alguns sinais a serem observados, que podem indicar uma infecção. Se a sua alta tiver alguma das seguintes características, chame seu médico:
- odor desagradável
- verde ou amarelo
- ocorre com vermelhidão ou coceira na vulva
- misturado com sangue
- associado à micção dolorosa
Dor abdominal
Como os ligamentos redondos que circundam o seu útero se esticam, é comum sentir dor abdominal. A dor pode ser aguda ou sem brilho e é benigna. Tente se mover mais devagar e reserve um tempo para se levantar. Isso pode ajudar a reduzir sua incidência de dor.
Entre em contato com seu médico se a dor for moderada a grave ou acompanhada de sangramento vaginal, febre, calafrios ou micção ardente.
Coisas a fazer nesta semana para uma gravidez saudável
Você provavelmente já teve sua primeira consulta pré-natal, portanto, siga as orientações do seu médico. Anote as perguntas não emergenciais à medida que elas surgirem e pergunte no seu próximo compromisso.
Se suas roupas estão confortáveis, mas você ainda não está pronto para usar roupas de maternidade, invista em algumas calças com faixas elásticas e camisas largas. Você também pode comprar roupas íntimas e sutiãs novos em um tamanho maior.
Se sua doença da manhã está diminuindo, é hora de levar a sério uma dieta saudável, segura e nutritiva para você e seu bebê em desenvolvimento. A March of Dimes recomenda tomar uma vitamina pré-natal todos os dias.
Provavelmente, você não precisará aumentar sua ingestão calórica diária até o segundo trimestre, mas se tiver alguma dúvida sobre o quanto deve comer, converse com seu médico.
Se você tem gatos, pare de limpar a caixa de areia deles. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a toxoplasmose é uma infecção parasitária grave transmitida por gatos.
Os gatos são infectados pela ingestão de roedores, pássaros e pequenos animais e passam a infecção pelas fezes. As mulheres grávidas podem contrair toxoplasmose pela limpeza da caixa de areia e transmitir a infecção ao feto. Bebês infectados podem desenvolver deformidades.
Quando ligar para o médico
Ligue para o médico se você tiver:
- sangramento ou cãibras
- corrimento ou odor vaginal anormal
- febre
- arrepios
- dor ao urinar
- dor abdominal intensa
- náusea grave com vômito
Você também deve conversar com seu médico se estiver gravemente deprimido por estar grávida ou oprimido ao pensar em criar um filho. Além disso, uma em cada seis mulheres é abusada durante a gravidez, relata o March of Dimes. Se você estiver sofrendo abuso, entre em contato com seu médico para obter ajuda ou ligue para a Linha Direta Nacional de Abuso Doméstico no número 800-799-SAFE (7233).
Você está quase lá
Você está quase no final do seu primeiro trimestre, que é um momento de alívio para muitas mulheres. Neste ponto da gravidez, as mudanças são rápidas e furiosas para você e seu bebê. Conforme você se ajusta, tente abraçar cada um antecipando o que está por vir.