O estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo
Contente
- O que exatamente é esta fase pré-operacional?
- Quando ocorre a fase pré-operacional?
- Características da fase pré-operacional
- Egocentrismo
- Centration
- Conservação
- Jogo paralelo
- Representação simbólica
- Vamos fingir
- Artificialismo
- Irreversibilidade
- Exemplos da fase pré-operacional
- Atividades que você pode fazer juntos
- O takeaway
Seu bebê é grande o suficiente para dizer "Mais!" quando querem mais cereais. Eles podem até seguir instruções simples e jogar o guardanapo usado no lixo. Sim, eles passaram para um novo estágio de desenvolvimento.
De acordo com o psicólogo suíço Jean Piaget, existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo (pensamento e raciocínio) que percorremos à medida que nos tornamos adultos. O estágio encantador em que seu filho entrou, o segundo estágio, é chamado de estágio pré-operacional.
O que exatamente é esta fase pré-operacional?
O nome deste estágio sugere o que está acontecendo aqui: "Operacional" refere-se à capacidade de manipular informações logicamente. Sim, seu filho está pensando. Mas eles ainda não podem usar a lógica para transformar, combinar ou separar ideias.
Portanto, eles são “pré” operacionais. Eles estão aprendendo sobre o mundo ao vivenciá-lo, mas ainda não são capazes de manipular as informações que aprenderam.
Quando ocorre a fase pré-operacional?
Este estágio dura cerca de 2 anos até cerca de 7 anos.
Seu filho atinge o estágio pré-operacional entre 18 e 24 meses, quando começa a falar. À medida que constroem suas experiências do mundo ao seu redor, eles se movem em direção ao estágio em que podem usar o pensamento lógico e imaginar coisas. Por volta dos 7 anos de idade, seu filho pode usar a imaginação e brincar de faz-de-conta.
Características da fase pré-operacional
Seu filho adorável está crescendo. Quer dar um nome ao que está vendo? Aqui está uma lista das principais características desse estágio de desenvolvimento.
Egocentrismo
Você provavelmente já percebeu que seu filho pensa em uma coisa: ele mesmo. Isso é perfeitamente normal para este estágio de desenvolvimento. Eles querem aquela bebida AGORA - não depois que você terminar de jogar a roupa na secadora.
Egocentrismo também significa que seu filho presume que você vê, ouve e sente as mesmas coisas que ele. Mas aguente firme, porque quando eles chegarem aos 4 anos (mais ou menos), eles serão capazes de entender algo do seu ponto de vista.
Centration
É a tendência de enfocar apenas um aspecto de uma situação por vez. Tente alinhar duas fileiras de clipes de papel de forma que uma fileira de cinco clipes seja maior do que uma fileira de sete clipes. Peça a seu filho pequeno para apontar para a linha com mais clipes de papel e ele apontará para a linha de cinco.
Isso ocorre porque eles estão se concentrando em apenas um aspecto (comprimento) e não podem manipular dois (comprimento e número). Conforme seu filho cresce, ele desenvolverá a capacidade de descentrar.
Conservação
A conservação está relacionada com a centralização. É o entendimento de que uma quantidade permanece a mesma, mesmo se você alterar o tamanho, a forma ou o recipiente em que está. Piaget descobriu que a maioria das crianças não consegue entender esse conceito antes dos 5 anos de idade.
Curioso? Experimente você mesmo. Despeje quantidades iguais de suco em dois copos descartáveis idênticos. Em seguida, coloque uma xícara em uma xícara alta e fina e peça ao seu filho para escolher a xícara que contém mais. Provavelmente, eles apontarão para o copo alto e fino.
Jogo paralelo
No início desta fase, você notará que seu filho brinca ao lado outras crianças mas não com eles. Não se preocupe - isso não significa que seu filho seja anti-social de forma alguma! Eles estão simplesmente absortos em seu próprio mundo.
Embora seu filho possa estar falando, ele está usando a fala para expressar o que vê, sente e precisa. Eles ainda não percebem que a fala é a ferramenta para se tornarem sociais.
Representação simbólica
No início do período pré-operatório, entre 2 e 3 anos, seu filho começará a perceber que palavras e objetos são símbolos de outra coisa. Observe como eles ficam animados quando dizem "mamãe" e vê você derreter.
Vamos fingir
À medida que seu filho se desenvolve neste estágio, ele deixará de brincar em paralelo e incluirá outras crianças nos jogos. É quando os jogos do tipo "vamos fingir" acontecem.
De acordo com Piaget, as brincadeiras de faz de conta das crianças as ajudam a solidificar os conceitos que estão desenvolvendo cognitivamente. É aqui que as cadeiras da sua sala de jantar se transformam em um ônibus. Fique atento: você pode precisar de arbitragem quando seu filho e o colega brigam para ver quem é o motorista e quem é o passageiro.
Artificialismo
Piaget definiu isso como a suposição de que tudo o que existe deve ter sido feito por um ser senciente, como Deus ou um ser humano. Este ser é responsável por suas qualidades e movimentos. Em outras palavras, aos olhos do seu filho, a chuva não é um fenômeno natural - alguém está fazendo chover.
Irreversibilidade
Este é um estágio em que seu filho não consegue imaginar que uma sequência de eventos pode ser revertida ao ponto inicial.
Exemplos da fase pré-operacional
Conforme seu filho passa do estágio sensório-motor (o primeiro dos estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget) para o estágio pré-operacional, você notará o desenvolvimento de sua imaginação.
Quando eles voarem pela sala com os braços estendidos porque são um avião, fique fora do caminho! Se o seu filho começar a chorar porque o colega atraiu o cachorrinho imaginativo, você terá que tentar simpatizar com a dor dele.
A representação de papéis também é uma coisa neste estágio - seu filho pode fingir ser “papai”, “mamãe”, “professor” ou “médico”, para citar alguns.
Atividades que você pode fazer juntos
Sua cabeça está girando com prazos, listas de compras e consultas médicas. Você pode realmente dedicar alguns minutos apenas para jogar? Aqui estão algumas atividades rápidas e fáceis que você pode desfrutar juntos.
- A dramatização pode ajudar seu filho a superar o egocentrismo porque esta é uma maneira de se colocar no lugar de outra pessoa. Mantenha uma caixa de fantasias à mão (lenços velhos, chapéus, bolsas, aventais) para que seu filho possa se vestir bem e fingir ser outra pessoa.
- Deixe seu filho brincar com materiais que mudam de forma para que ele possa começar a entender a conservação. Uma bola de massinha pode ser esmagada em uma forma plana que parece maior, mas é? Na banheira, peça-lhes para derramar água em copos e garrafas de diferentes formatos.
- Tem mais tempo? Configure um canto em sua casa para se parecer com o consultório médico que você acabou de visitar. Encenar o que ela experimentou ajudará seu filho a internalizar o que aprendeu.
- A prática prática ajudará seu filho a desenvolver uma representação simbólica. Faça-os rolar massa de brinquedo em formas de letras ou use adesivos para preencher as formas das letras. Use ímãs em forma de letras para criar palavras na porta da geladeira.
- Não pare com o tátil. Faça jogos de cheiros e sabores: coloque uma venda em seu filho e incentive-o a adivinhar o que é algo baseado em seu cheiro ou sabor.
O takeaway
Não entre em pânico se achar que seu filho não está seguindo este cronograma. É perfeitamente normal que as crianças passem pelos estágios em idades diferentes das médias.
Também é perfeitamente normal passar para a próxima fase e ainda manter as características da fase anterior. Nenhum tamanho único se aplica aqui. Quando esse estágio ficar desafiador, lembre-se de que essa pequena pessoa crescerá e se tornará um adulto incrível!