Proteína, carboidratos e gordura: o que você deveria comer
Contente
Rápido, qual é a melhor maneira de perder peso e se manter saudável? Cortar drasticamente os carboidratos, ficar com muito pouca gordura, tornar-se vegano ou simplesmente contar calorias? Com todos os conselhos conflitantes hoje em dia sobre o que você deve comer, é difícil não sofrer uma dieta prejudicial. Uma recente avalanche de notícias, entretanto, está finalmente apontando na mesma direção - em direção a um regime moderado e eminentemente praticável que divide sua ingestão diária igualmente entre três grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras.
Um estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriu que quando as pessoas que estavam comendo uma dieta rica em carboidratos e menos proteínas foram colocadas em um plano de proporção balanceada, elas mostraram mudanças positivas em seu DNA que podem se traduzir em menos inflamação no corpo, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.
Ao mesmo tempo, um crescente corpo de pesquisas sugere que comer dessa forma também pode ser um atalho simples para perder quilos mais rápido - e que obter proteína suficiente, em particular, é fundamental. "Proteína, gordura e carboidratos trabalham juntos para promover uma maior sensação de satisfação", explica a nutricionista Bonnie Taub-Dix, R.D., de Nova York, autora de Leia antes de comer. "Quando você economiza em um grupo, como proteína, tende a compensar comendo em excesso algo de que não precisa mais, como carboidratos ou gordura adicionais." Um estudo recente na revista PLoS ONE confirmou esse padrão. Quando as pessoas reduziram sua ingestão diária de proteínas em apenas 5% e compensaram a diferença com alimentos ricos em carboidratos, elas consumiram 260 calorias adicionais por dia. Eles disseram aos pesquisadores que sentiram fome, especialmente pela manhã, e acabaram comendo com mais frequência ao longo do dia.
Para obter a mistura certa de alimentos em sua refeição, Taub-Dix aconselha se concentrar na qualidade dos alimentos, em vez de se preocupar com as quantidades exatas. “Quando você enche seu prato com uma mistura balanceada de alimentos ricos em nutrientes, você acaba se sentindo fisicamente e emocionalmente satisfeito”, diz ela. Opte por carboidratos complexos (quinua, aveia, arroz integral, vegetais), carnes magras e legumes (frango, peru, manteiga de amêndoa, feijão) e fontes de gorduras saudáveis ricas em ômega-3 (salmão, abacate, nozes, azeite) e você encontrará naturalmente a simetria certa.