Piosalpinge: sintomas, causas, efeitos na fertilidade, tratamento e muito mais
Contente
- Quais são os sintomas?
- O que causa essa condição?
- Como é diagnosticado?
- Ultrassom pélvico
- Ressonância magnética pélvica
- Laparoscopia
- Como é tratado?
- Você pode prevenir a pirossalpinge?
- Outlook
O que é pirossalpinge?
Piosalpinge é uma condição na qual a trompa de Falópio se enche e incha com pus. A trompa de Falópio é a parte da anatomia feminina que conecta os ovários ao útero. Os óvulos viajam dos ovários através da trompa de Falópio e chegam ao útero.
Piosalpinge é uma complicação da doença inflamatória pélvica (DIP). PID é uma infecção dos órgãos reprodutivos de uma mulher. A pirossalpinge ocorre em cerca de todos os casos de PID. A pirossalpinge também pode ser causada por outros tipos de infecções, como gonorreia ou tuberculose. É mais comum em mulheres de 20 a 40 anos.
Quais são os sintomas?
Nem todas as mulheres apresentam sintomas de pirossalpinge. Quando ocorrem, os sintomas podem incluir:
- dor na parte inferior da barriga que é constante, ou que vai e vem
- caroço doloroso na parte inferior da barriga
- dor antes da menstruação
- febre
- dor durante o sexo
A infertilidade também pode ser um sinal de piosalpinge. Isso ocorre porque os óvulos devem viajar pela trompa de Falópio para serem fertilizados e implantados no útero. Se as trompas de Falópio estiverem bloqueadas com pus ou danificadas pela pirossalpinge, você não poderá engravidar.
O que causa essa condição?
Você pode pegar pirossalpinge se tiver PID não tratado. PID é uma infecção do trato reprodutivo feminino causada por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como clamídia e gonorreia. Outros tipos de infecções, incluindo tuberculose, também podem causar essa complicação.
Quando há uma infecção em seu corpo, seu sistema imunológico envia um exército de glóbulos brancos para combatê-la. Essas células podem ficar presas dentro da trompa de Falópio. O acúmulo de glóbulos brancos mortos é chamado de pus. Quando a trompa de Falópio se enche de pus, ela incha e se expande. Isso causa piosalpinge.
Como é diagnosticado?
Os testes que ajudam seu médico a diagnosticar piosalpinge incluem:
Ultrassom pélvico
Este teste usa ondas sonoras para criar imagens de suas trompas de falópio e outros órgãos pélvicos. Durante o teste, o técnico coloca um gel especial em um dispositivo chamado transdutor. O transdutor é colocado em seu abdômen ou inserido em sua vagina. O ultrassom cria imagens de seus órgãos reprodutivos na tela do computador.
Ressonância magnética pélvica
Este teste usa ímãs fortes e ondas de rádio para criar imagens de seus órgãos pélvicos. Você pode receber uma injeção de um corante especial antes do teste. Essa tinta fará com que seus órgãos apareçam mais claramente nas fotos.
Durante a ressonância magnética, você se deitará em uma mesa, que deslizará para dentro de uma máquina. Você pode ouvir um barulho de batida durante o teste.
Laparoscopia
Para confirmar seu diagnóstico, seu médico pode examinar suas trompas de falópio com este procedimento cirúrgico. Você geralmente estará dormindo durante uma laparoscopia. O cirurgião primeiro fará um pequeno corte próximo ao umbigo e encherá seu abdômen com gás. O gás dá ao cirurgião uma visão mais clara dos órgãos pélvicos. Os instrumentos cirúrgicos são inseridos por meio de duas outras pequenas incisões.
Durante o teste, o médico examinará seus órgãos pélvicos e poderá remover uma amostra de tecido para teste. Isto é chamado uma biópsia.
Como é tratado?
O seu médico tratará PID com antibióticos.
Você também pode precisar de cirurgia se a piosalpinge for crônica e você tiver sintomas. O tipo de cirurgia que seu médico recomenda depende da gravidade de sua condição.
As opções de cirurgia incluem:
- Laparoscopia. Este procedimento pode ser usado para remover o pus sem danificar as trompas de falópio ou os ovários.
- Salpingectomia bilateral. Esta cirurgia pode ser usada para remover ambas as trompas de falópio.
- Ooforectomia. Esta cirurgia é usada para remover um ou ambos os ovários. Pode ser feito junto com uma salpingectomia.
- Histerectomia. Este procedimento cirúrgico remove parte ou todo o útero, possivelmente junto com o colo do útero. Pode ser feito se você ainda tiver uma infecção.
Se o seu médico puder tratar a piosalpinge com laparoscopia, você poderá preservar sua fertilidade. A remoção das trompas de falópio, ovários ou útero afetará sua capacidade de engravidar.
Você pode prevenir a pirossalpinge?
A pirossalpinge nem sempre é evitável, mas você pode diminuir o risco de pegar PID seguindo estas dicas:
- use preservativos sempre que fizer sexo
- limitar o número de diferentes parceiros sexuais que você tem
- faça o teste de doenças sexualmente transmissíveis como clamídia e gonorreia; se o teste for positivo, faça tratamento com antibióticos
- não duvide, aumenta o risco de infecção.
Outlook
Dependendo da gravidade da sua condição, você pode preservar e restaurar a fertilidade após o tratamento para piosalpinge. Em outros casos, você pode precisar de uma cirurgia que afetará a fertilidade. Deixe seu médico saber se você pode considerar crianças no futuro, antes de iniciar qualquer plano de tratamento.