Exposição à radiação
Contente
- Resumo
- O que é radiação?
- Quais são as fontes de exposição à radiação?
- Quais são os efeitos da exposição à radiação para a saúde?
- Quais são os tratamentos para a doença aguda da radiação?
- Como a exposição à radiação pode ser evitada?
Resumo
O que é radiação?
A radiação é energia. Ele viaja na forma de ondas de energia ou partículas de alta velocidade. A radiação pode ocorrer naturalmente ou ser produzida pelo homem. Existem dois tipos:
- Radiação não ionizante, que inclui ondas de rádio, telefones celulares, microondas, radiação infravermelha e luz visível
- Radiação ionizante, que inclui radiação ultravioleta, radônio, raios-x e raios gama
Quais são as fontes de exposição à radiação?
A radiação de fundo está ao nosso redor o tempo todo. A maior parte dele se forma naturalmente a partir de minerais. Esses minerais radioativos estão no solo, no solo, na água e até mesmo em nossos corpos. A radiação de fundo também pode vir do espaço sideral e do sol. Outras fontes são artificiais, como raios-x, radioterapia para tratar câncer e linhas de energia elétrica.
Quais são os efeitos da exposição à radiação para a saúde?
A radiação tem estado ao nosso redor ao longo de nossa evolução. Portanto, nossos corpos são projetados para lidar com os níveis baixos aos quais estamos expostos todos os dias. Mas muita radiação pode danificar os tecidos, alterando a estrutura celular e danificando o DNA. Isso pode causar sérios problemas de saúde, incluindo câncer.
A quantidade de dano que a exposição à radiação pode causar depende de vários fatores, incluindo
- O tipo de radiação
- A dose (quantidade) de radiação
- Como você foi exposto, por exemplo, através do contato com a pele, engolindo ou respirando, ou a passagem de raios pelo seu corpo
- Onde a radiação se concentra no corpo e por quanto tempo ela permanece lá
- Quão sensível é o seu corpo à radiação. Um feto é mais vulnerável aos efeitos da radiação. Bebês, crianças, adultos mais velhos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico comprometido são mais vulneráveis aos efeitos na saúde do que adultos saudáveis.
Estar exposto a muita radiação durante um curto período de tempo, como em uma emergência de radiação, pode causar queimaduras na pele. Também pode levar à síndrome de radiação aguda (ARS, ou "doença da radiação"). Os sintomas da ARS incluem cefaleia e diarreia. Eles geralmente começam dentro de algumas horas. Esses sintomas irão embora e a pessoa parecerá saudável por um tempo. Mas então eles ficarão doentes novamente. A rapidez com que ficam doentes novamente, quais os sintomas que apresentam e o quanto ficam doentes depende da quantidade de radiação que receberam. Em alguns casos, a ARS causa a morte nos dias ou semanas seguintes.
A exposição a baixos níveis de radiação no meio ambiente não causa efeitos imediatos à saúde. Mas pode aumentar ligeiramente o risco geral de câncer.
Quais são os tratamentos para a doença aguda da radiação?
Antes de iniciar o tratamento, os profissionais de saúde precisam descobrir quanta radiação seu corpo absorveu. Eles perguntarão sobre seus sintomas, farão exames de sangue e poderão usar um dispositivo que mede a radiação. Eles também tentam obter mais informações sobre a exposição, como que tipo de radiação foi, a que distância você estava da fonte de radiação e por quanto tempo você ficou exposto.
O tratamento se concentra na redução e no tratamento de infecções, na prevenção da desidratação e no tratamento de lesões e queimaduras. Algumas pessoas podem precisar de tratamentos que ajudem a medula óssea a recuperar sua função. Se você foi exposto a certos tipos de radiação, seu provedor pode lhe dar um tratamento que limite ou remova a contaminação que está dentro de seu corpo. Você também pode receber tratamentos para seus sintomas.
Como a exposição à radiação pode ser evitada?
Existem etapas que você pode seguir para prevenir ou reduzir a exposição à radiação:
- Se o seu médico recomendar um teste que use radiação, pergunte sobre seus riscos e benefícios. Em alguns casos, você pode fazer um teste diferente que não use radiação. Mas se você precisar de um teste que use radiação, faça pesquisas nas instalações de imagem locais. Encontre um que monitore e use técnicas para reduzir as doses administradas aos pacientes.
- Reduza a exposição à radiação eletromagnética de seu telefone celular. No momento, as evidências científicas não encontraram uma ligação entre o uso do telefone celular e os problemas de saúde em humanos. Mais pesquisas são necessárias para ter certeza. Mas se ainda tiver dúvidas, você pode reduzir o tempo que passa no telefone. Você também pode usar o modo alto-falante ou um fone de ouvido para aumentar a distância entre sua cabeça e o telefone celular.
- Se você mora em uma casa, teste os níveis de radônio e, se necessário, adquira um sistema de redução de radônio.
- Durante uma emergência de radiação, entre em um prédio para se abrigar. Fique dentro de casa, com todas as janelas e portas fechadas. Fique atento e siga os conselhos das equipes de emergência e oficiais.
Agência de Proteção Ambiental