Esquizofrenia
Contente
Resumo
A esquizofrenia é uma doença cerebral grave. As pessoas que o têm podem ouvir vozes que não estão lá. Eles podem pensar que outras pessoas estão tentando machucá-los. Às vezes, eles não fazem sentido quando falam. O transtorno torna difícil para eles manter um emprego ou cuidar de si mesmos.
Os sintomas da esquizofrenia geralmente começam entre os 16 e os 30 anos. Os homens costumam desenvolver os sintomas mais cedo do que as mulheres. As pessoas geralmente não desenvolvem esquizofrenia após os 45 anos. Existem três tipos de sintomas:
- Os sintomas psicóticos distorcem o pensamento de uma pessoa. Isso inclui alucinações (ouvir ou ver coisas que não existem), delírios (crenças que não são verdadeiras), problemas para organizar pensamentos e movimentos estranhos.
- Sintomas "negativos" dificultam a demonstração de emoções e o funcionamento normal. Uma pessoa pode parecer deprimida e retraída.
- Os sintomas cognitivos afetam o processo de pensamento. Isso inclui problemas para usar informações, tomar decisões e prestar atenção.
Ninguém sabe ao certo o que causa a esquizofrenia. Seus genes, ambiente e química cerebral podem desempenhar um papel.
Não há cura. A medicina pode ajudar a controlar muitos dos sintomas. Pode ser necessário tentar medicamentos diferentes para ver qual funciona melhor. Você deve permanecer com o medicamento pelo tempo que seu médico recomendar. Tratamentos adicionais podem ajudá-lo a lidar com sua doença no dia a dia. Isso inclui terapia, educação familiar, reabilitação e treinamento de habilidades.
NIH: Instituto Nacional de Saúde Mental