Como lidar com os tampões de sebo na pele
Contente
- O que é sebo?
- O que é um tampão de sebo?
- Tipos de plugues
- Blackheads
- Whiteheads
- Tampões de queratina
- Outros tipos de acne
- Como tratar os plugues da pele
- Esfoliar
- Use tópicos
- Experimente medicação oral
- O que fazer e o que não fazer
- Faz…
- Não ...
- Quando ver um médico
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é sebo?
Logo abaixo da superfície da pele, na maior parte do corpo, encontram-se minúsculas glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa chamada sebo.
Seu rosto, pescoço, ombros, tórax e costas tendem a conter mais glândulas sebáceas do que outras partes do corpo. As palmas das mãos e as solas dos pés contêm poucas glândulas sebáceas, se houver alguma.
O sebo tende a subir à superfície através dos poros ao redor dos folículos capilares. O sebo ajuda a lubrificar e proteger a pele, essencialmente impermeabilizando-a.
Quando suas glândulas estão produzindo a quantidade certa de sebo, sua pele parece saudável, mas não brilhante. Sebo muito pouco pode causar pele seca e gretada. Sebo em excesso em um folículo pode causar a formação de um tampão endurecido, o que pode levar a várias formas de acne.
O que é um tampão de sebo?
Um tampão pode resultar da produção excessiva de sebo ou células mortas da pele que impedem que o sebo alcance a superfície.
Um tampão de sebo pode parecer uma pequena protuberância sob a superfície da pele ou pode se projetar através da pele como um grão de areia.
Quando se forma um tampão de sebo, as bactérias que normalmente vivem sem causar danos na superfície da pele podem começar a crescer dentro do folículo. Segue-se uma inflamação, causando uma erupção.
Tampões de sebo comumente se formam na testa e no queixo. E como os poros do nariz tendem a ser grandes, quando eles ficam parcialmente obstruídos, os plugues podem ser ainda mais perceptíveis.
Os tampões também podem aparecer na parte superior dos braços, na parte superior das costas ou em qualquer lugar onde haja folículos capilares. Tampões de sebo tendem a ser precursores de cravos e espinhas.
Tipos de plugues
Aqui estão os tipos mais comuns de plugues na pele:
Blackheads
Quando um tampão de sebo bloqueia apenas parcialmente um folículo piloso, é conhecido como cravo ou comedão. Parece preto porque o ar muda a cor do seu sebo. Não é sujeira.
Whiteheads
Se um tampão de sebo bloqueia completamente um folículo piloso, é conhecido como whitehead. O plug permanece sob a pele, mas produz uma protuberância branca.
Tampões de queratina
Os plugues de queratina podem parecer plugues de sebo à primeira vista. No entanto, essa condição de pele se desenvolve de maneira diferente e tende a causar manchas na pele.
A queratina, que reveste os folículos capilares, é um tipo de proteína que ajuda a proteger a pele contra infecções. Não está claro por que ele se acumula e forma um tampão, embora possa haver um componente genético.
Outros tipos de acne
Quando um tampão de sebo inflama, uma pápula pode se formar. É uma pequena protuberância rosa na pele que pode ser sensível ao toque.
A pápula pode se transformar em uma lesão cheia de pus chamada pústula ou espinha. As espinhas geralmente têm uma base vermelha. Uma pústula dolorosa maior é chamada de cisto e requer os cuidados de um dermatologista, um médico especialista em saúde da pele.
Quando o sebo se acumula dentro de uma glândula sebácea, a glândula pode se expandir, causando uma pequena protuberância brilhante na pele. Isso é chamado de hiperplasia sebácea e ocorre com mais frequência na face. Ao contrário da maioria dos outros tipos de acne, que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens, a hiperplasia sebácea é mais comum em adultos.
Como tratar os plugues da pele
Todos os tipos de acne começam com poros obstruídos. Para ajudar a prevenir o acúmulo de óleo e pele morta nos poros, lave o rosto com água e sabão todos os dias. Use um limpador facial suave e mantenha o resto do corpo limpo também, especialmente as áreas que podem ter tendência a acne.
Esfoliar
Se você tiver algum tipo de tampão de sebo, esfoliar suavemente as células mortas da pele pode ajudar a evitar o agravamento da acne. Para fazer isso:
- Molhe o rosto com água morna.
- Aplique o esfoliante esfoliante suavemente por cerca de um minuto.
- Enxágüe com água morna e seque suavemente a pele.
Use tópicos
Tratamentos tópicos diários, como pomadas de ácido glicólico e salicílico, podem fazer o trabalho. Outros tratamentos não prescritos, como o peróxido de benzoíla, que mata as bactérias, podem ser úteis.
Uma classe de medicamentos tópicos chamados retinóides, que são derivados da vitamina A, pode ser recomendada. A tretinoína pode ser melhor para pele oleosa e pele que pode tolerar uma medicação forte. O retinol é geralmente recomendado para peles mais sensíveis.
Quando se trata de qualquer tratamento tópico, você deve procurar produtos rotulados como "não comedogênico" ou "não acnegênico", porque eles não causarão mais obstrução dos poros. A acne grave pode precisar de um antibiótico poderoso, como a tetraciclina ou a eritromicina.
Compre medicamentos contra acne e sabonete líquido para o rosto.
Experimente medicação oral
Acne grave que não pode ser tratada com medicamentos tópicos pode precisar de medicamentos orais, como a isotretinoína. Isso reduz o tamanho das glândulas sebáceas para cortar a produção de sebo e aumenta a quantidade de pele que você desprende.
Embora a isotretinoína possa ser muito eficaz, é um medicamento poderoso com alguns efeitos colaterais potenciais graves. Mulheres grávidas não devem tomá-lo, pois pode causar defeitos congênitos. Outro efeito colateral é a depressão. Qualquer pessoa que esteja tomando o medicamento deve ser cuidadosamente monitorada por um médico.
O que fazer e o que não fazer
Faz…
- consulte um dermatologista ou esteticista sobre sua acne
- procure um profissional especialista em cuidados com a pele para usar um dispositivo de extração para remover um tampão de sebo
- esteja ciente de que se um tampão for extraído, o poro restante pode parecer oco
- esfoliar para fazer os poros parecerem menos perceptíveis
Não ...
- pegar um tampão de sebo
- tente remover um plug por conta própria
- ignore o fato de que, se você tentar removê-lo, pode causar infecção e cicatrizes
Quando ver um médico
Se uma boa higiene da pele, produtos de limpeza sem receita e mudanças no estilo de vida não estiverem melhorando sua pele, você deve consultar um dermatologista. Se você ainda não tem um dermatologista, a ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a encontrar um médico em sua área. É sempre melhor consultar um médico mais cedo do que tarde quando se trata de qualquer tipo de problema de pele.
A acne pode ficar fora de controle rapidamente. Mesmo se você tiver apenas alguns poros obstruídos, vale a pena consultar um médico para orientação e um limpador de prescrição, se necessário.
A natureza da sua condição de pele e quaisquer outros sintomas ajudarão a orientar o plano de tratamento do seu médico. Pode ser prescrito um unguento tópico e instruções sobre um regime diário de cuidados com a pele.
Se a condição for séria, seu médico pode prescrever um antibiótico ou outro medicamento oral imediatamente.
O resultado final
Quando se torna visível sebo se acumula, cravos, espinhas ou qualquer outra condição de pele relacionada - principalmente no rosto - isso pode fazer você se sentir constrangido.
O acúmulo de sebo em seus poros não é necessariamente o resultado de qualquer coisa que você esteja fazendo ou não. Sua composição genética pode ser o motivo de sua pele ser mais oleosa do que a média.
Lembre-se de que existem muitos tipos de tratamentos eficazes no mercado. Converse com um dermatologista ou especialista em cuidados com a pele sobre as melhores opções para você.