Definir o clima para o jantar pode estar sabotando sua dieta
Contente
Você já se sentou em um restaurante aconchegante com a iluminação tão fraca que você precisa sacar a lanterna do iPhone apenas para ler o menu? Esse tipo de ambiente pode realmente levar você a pedir pratos que tenham 39% mais calorias do que você pediria em salas bem iluminadas, de acordo com um novo estudo.
Pesquisadores do Food and Brand Lab da Cornell University analisaram os hábitos alimentares de 160 pessoas em restaurantes de redes informais, metade das quais em salas bem iluminadas e a outra metade em salas mal iluminadas. Resultados, que serão publicados no Journal of Marketing Research, mostrou que aqueles que comiam sob luz mais forte eram mais propensos a pedir itens saudáveis, como peixes assados e vegetais, enquanto aqueles que comiam com pouca luz gravitavam em torno de frituras e sobremesas. (Veja mais 7 fatores de caloria zero que atrapalham a perda de peso.)
Os autores objetivaram replicar os mesmos achados (para solidificar seus resultados) em quatro diferentes estudos subsequentes, que entrevistaram 700 estudantes em idade universitária no total. Nesses estudos de acompanhamento, os autores aumentaram o estado de alerta dos comensais, dando-lhes uma pílula de placebo de cafeína ou simplesmente alertando-os para permanecerem alertas durante a refeição. Quando essas táticas foram introduzidas, os clientes em salas mal iluminadas tinham a mesma probabilidade de fazer escolhas alimentares saudáveis do que seus colegas em salas iluminadas.
Então, o que tudo isso significa? Essas descobertas são uma destruição total de um jantar romântico à luz de velas? Os autores atribuem os resultados mais ao estado de alerta do que à iluminação, dizendo que provavelmente você está fazendo escolhas mais saudáveis com iluminação forte porque se sente mais consciente e atento. E faz sentido: se ninguém consegue ver seu pedido de tiramisu naquele canto escuro, então isso realmente aconteceu?
"Temos a tendência de ficar mais sonolentos e menos alertas mentalmente quando a luz ambiente está fraca do que quando está brilhante", diz o autor do estudo, Dipayan Biswas, Ph.D., professor de marketing da Universidade do Sul da Flórida. "Isso ocorre porque a luz ambiente influencia a produção de cortisol, que por sua vez influencia os níveis de alerta e sonolência." Uma luz mais brilhante, então, significa níveis mais altos de cortisol e um nível mais alto de alerta. “Com os níveis de alerta reduzidos em condições de pouca luz, tendemos a fazer escolhas alimentares mais indulgentes (não saudáveis)”, acrescenta Biswas.
A boa notícia é que "iluminação fraca não é de todo ruim", co-autor Brian Wansink, Ph.D., diretor do Cornell Food and Brand Lab e autor de Slim by Design: Mindless Eating Solutions for Everyday Life, disse em um comunicado à imprensa. "Apesar de pedir alimentos menos saudáveis, você acaba comendo mais devagar, comendo menos e gostando mais da comida."
A alimentação consciente há muito tempo é apontada como uma ferramenta para perder peso, pois pode ajudá-lo a comer mais devagar, consumir menos e ficar mais consciente de quando está realmente cheio. Tem até sido associado à redução da gordura da barriga! Continue com essa prática e você terá mais chances de fazer escolhas alimentares saudáveis, não importa quão escuro esteja o cômodo.