A manteiga de karité é um hidratante milagroso para a pele do seu bebê?
Contente
- O que é manteiga de carité?
- Quais são os benefícios da manteiga de carité?
- Tratamento natural para eczema
- Efeitos hidratantes
- Propriedades antiinflamatórias
- A manteiga de carité é segura para a pele do bebê?
- Melhores manteigas de carité para bebê
- Como usar manteiga de carité em seu bebê
- Precauções a ter em mente
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Quem quer que cunhou a expressão “pele macia de bebê” pode não ter muita experiência com recém-nascidos.
Na verdade, é comum que bebês a termo tenham seco pele, devido à sua necessidade de se adaptar rapidamente à vida fora do útero e à presença de vérnix - um revestimento ceroso que protege o bebê do líquido amniótico no útero.
A pele do recém-nascido pode até descamar devido a esta secura - ou por causa do eczema do bebê. (Uma em cada 5 crianças com menos de 2 anos pode ter eczema.) A introdução de umidade de volta na pele pode ajudar com esses problemas.
Então, o que tudo isso tem a ver com uma planta encontrada na África? Muito, ao que parece. A manteiga de karité é uma escolha natural popular para resolver problemas de pele em bebês - e por um bom motivo. Aqui está o 411.
O que é manteiga de carité?
Como o óleo de coco, a manteiga de karité é uma gordura que vem da noz de uma árvore - especificamente, da noz de karité da árvore de karité na África Ocidental e Central.
Tem sido usado localmente por centenas de anos na pele e no cabelo como um hidratante natural e tratamento para uma variedade de doenças, como erupções cutâneas e picadas de insetos. Agora se tornou extremamente popular em todo o mundo.
A manteiga de karité é um sólido à temperatura ambiente, mas derrete em um líquido quando aquecida. É composto principalmente de ácidos graxos saturados, como ácido palmítico, esteárico, oleico e linoléico. Ele também contém certas vitaminas, como a vitamina E.
O uso da manteiga de karité na gravidez, pós-parto e nos cuidados com o bebê não é novo. Aqueles que estão esperando podem pegar um frasco para esfregar na pele esticada da barriga e as novas mães podem usá-lo para aliviar mamilos secos e rachados.
Quais são os benefícios da manteiga de carité?
A manteiga de karité tem muitos benefícios alegados. Todas as afirmações são verdadeiras? Bem, o tempo e a pesquisa dirão, mas existem alguns estudos que comprovam os benefícios. Eles incluem o seguinte, mais relevante para pais de crianças:
Tratamento natural para eczema
Pode ajudar a tratar o eczema. Obviamente, este é um grande problema para os novos pais que lutam contra essa doença de pele em seus bebês.
Em um estudo de caso (em 1 pessoa), a manteiga de karité reduziu a aparência e os sintomas do eczema mais do que a vaselina. Em outro pequeno estudo, cerca de 75 por cento dos participantes pediátricos com dermatite atópica responderam bem a um creme contendo manteiga de carité.
E em um 2019 mais recente, um produto à base de aveia contendo manteiga de carité melhorou os sintomas de eczema após um mês de uso.
Mais estudos são necessários sobre a manteiga de karité pura.
Efeitos hidratantes
A manteiga de karité é considerada superhidratante devido aos seus ácidos graxos e vitaminas (especificamente, A e E). Portanto, se seu filho tiver pele seca, isso pode ajudar a estimular a famosa maciez de bebê.
A maioria das pesquisas rotula a manteiga de carité como um emoliente - outra palavra para um creme, loção ou óleo hidratante freqüentemente usado para acalmar a pele seca, eczema ou psoríase.
Propriedades antiinflamatórias
A manteiga de karité também pode ter propriedades antiinflamatórias. Isso o tornaria uma boa escolha para irritações na pele que podem vir com erupções cutâneas e picadas de insetos. (Mas sempre consulte o seu médico se o seu bebê tiver estes.)
A manteiga de carité é segura para a pele do bebê?
Ingredientes ásperos podem irritar a pele do seu filho e causar erupções cutâneas ou outros problemas. Lembre-se de que a pele do bebê também é fina; a epiderme (camada externa da pele) de um recém-nascido é na verdade 20% mais fina que a sua!
Em outras palavras, a pele do bebê é sensível. Felizmente, a manteiga de karité é considerada segura para todos os tipos de pele - mesmo as mais delicadas e novas. E, ao contrário de muitas loções e cremes para bebês comprados em lojas, a manteiga de karité pura não contém produtos químicos, sulfatos, parabenos ou conservantes adicionados.
Melhores manteigas de carité para bebê
Ao comprar manteiga de carité para o seu filho, procure variedades crus e orgânicas. Verifique a lista de ingredientes para ver se há produtos químicos ou aditivos potencialmente prejudiciais - as opções mais puras contêm 100% de manteiga de carité e nada mais.
É bom comprar manteiga de carité não refinada - só não se assuste se vir pedaços de noz de carité nela. Para evitar aquela sensação de areia na pele do bebê, simplesmente aqueça a manteiga em uma tigela própria para micro-ondas até derreter e passe por um pano de algodão.
Os preços variam, mas espere pagar um pouco mais por produtos orgânicos não processados e pela tranquilidade que os acompanha.
Compre manteiga de carité crua e orgânica online.
Como usar manteiga de carité em seu bebê
Semelhante ao uso do óleo de coco, você pode aquecer uma colher de manteiga de karité no micro-ondas e depois usá-la como parte de uma massagem para bebês. Certifique-se de testar a temperatura do líquido primeiro - deve estar agradavelmente quente, mas não deve queimar sua pele. (E lembre-se, a pele do bebê é mais sensível que a sua.)
Mergulhe suavemente as pontas dos dedos no líquido e esfregue o corpo do bebê, uma pequena área de cada vez. Ao usar manteiga de karité ou qualquer outro óleo, evite a área dos olhos e os órgãos genitais do bebê.
Para tratar o eczema do bebê, você não precisa aquecê-lo até o estado líquido. Depois de dar banho no bebê (o que amacia a pele e o torna mais receptivo a hidratantes), seque a pele e esfregue uma pequena quantidade na área afetada.
Precauções a ter em mente
Como a manteiga de carité vem de uma noz de árvore, pode ser lógico que as alergias sejam uma preocupação. Mas, na realidade, não há casos documentados de alergia à manteiga de carité.
Mesmo assim, é melhor fazer um teste em um pequeno pedaço de pele antes de espalhar em todo o seu bebê. Se você notar alguma vermelhidão ou irritação na área de teste, escolha uma alternativa que não contenha manteiga de carité.
Além disso, saiba que a maior parte da pele seca em bebês desaparece por conta própria depois do primeiro mês ou assim. Se a pele seca do seu filho persistir, não basta pegar a manteiga de carité ou o óleo de bebê - converse com seu pediatra. Pode haver um problema mais sério que requer tratamento médico.
Alguns óleos que contêm os mesmos ácidos graxos da manteiga de carité - por exemplo, azeite de oliva - têm sido objeto de pesquisas para saber se podem realmente causa Eczema atópico. É necessária mais pesquisa, mas mantenha isso em mente e preste atenção a quaisquer alterações na pele de seu bebê.
O takeaway
A manteiga de karité pode ser exatamente o que o médico receitou quando se trata de hidratar a pele delicada do seu bebê e aliviar o eczema.
Mas por falar em prescrições médicas, converse com seu pediatra sobre suas melhores opções. Provavelmente, eles dirão que a manteiga de carité está bem - mas definitivamente vale a pena perguntar.
Nesse ínterim, saiba que a pele seca em bebês é comum. E se você for comprar manteiga de carité crua e orgânica, saiba que seus antioxidantes e outros ingredientes benéficos podem torná-la uma força motriz no combate à secura - seja ela própria ou do bebê.
Patrocinado por Baby Dove.