O que esperar da cirurgia de substituição do ombro
Contente
- visão global
- Como se preparar para a cirurgia
- O que acontece durante o procedimento?
- Recuperação
- Complicações
- Quanto tempo vai durar a substituição do ombro?
- Outlook
visão global
A cirurgia de substituição do ombro envolve a remoção de áreas danificadas do ombro e sua substituição por peças artificiais. O procedimento é realizado para aliviar a dor e melhorar a mobilidade.
Você pode precisar de uma substituição do ombro se tiver artrite grave ou uma fratura na articulação do ombro. Cerca de 53.000 pessoas nos Estados Unidos fazem cirurgia de substituição do ombro a cada ano.
Continue lendo para saber mais sobre como essa cirurgia é realizada e como será sua recuperação.
Quem é um bom candidato para este procedimento? | Candidatos
A cirurgia de substituição do ombro é geralmente recomendada para pessoas que têm dor intensa no ombro e encontraram pouco ou nenhum alívio com tratamentos mais conservadores.
Algumas condições que podem exigir uma substituição do ombro incluem:
- Osteoartrite. Este tipo de artrite é comum em pessoas idosas. Ocorre quando a cartilagem que protege os ossos se desgasta.
- Artrite reumatóide (AR). Com a AR, o sistema imunológico ataca erroneamente as articulações, causando dor e inflamação.
- Necrose avascular. Essa condição ocorre quando ocorre perda de sangue para um osso. Pode causar danos e dor na articulação do ombro.
- Um ombro quebrado. Se você quebrar gravemente o osso do ombro, pode ser necessário uma substituição do ombro para repará-lo.
Seu médico pode ajudá-lo a decidir se a cirurgia de substituição do ombro é a melhor opção para você.
Pessoas que têm bons resultados com cirurgia de ombro geralmente têm:
- fraqueza ou perda de movimento no ombro
- dor forte no ombro que interfere na vida cotidiana
- dor durante o repouso ou durante o sono
- pouca ou nenhuma melhora após tentar terapias mais conservadoras, como medicamentos, injeções ou fisioterapia
Este tipo de cirurgia tem menos sucesso em pessoas com:
- diabetes
- depressão
- obesidade
- Mal de Parkinson
Como se preparar para a cirurgia
Várias semanas antes do procedimento, seu médico pode sugerir que você faça um exame físico completo para determinar se você é saudável o suficiente para a cirurgia.
Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos algumas semanas antes da substituição do ombro. Alguns medicamentos, incluindo antiinflamatórios não esteróides (AINEs) e terapias para artrite, podem causar sangramento excessivo. O seu médico também lhe dirá para parar de tomar anticoagulantes.
No dia do seu procedimento, é uma boa ideia usar roupas largas e uma camisa de botão.
Você provavelmente ficará no hospital por 2 ou 3 dias após a cirurgia. Uma vez que dirigir só é recomendado depois de você ter recuperado o movimento normal e a força do ombro, você deve providenciar para que alguém o leve do hospital para casa.
A maioria das pessoas requer alguma assistência por cerca de seis semanas após a cirurgia.
O que acontece durante o procedimento?
A cirurgia de substituição do ombro normalmente leva cerca de duas horas. Você pode receber anestesia geral, o que significa que você ficará inconsciente durante o procedimento, ou anestesia regional, o que significa que você estará acordado, mas sedado.
Durante a cirurgia, os médicos substituem a “bola” da articulação danificada, conhecida como cabeça do úmero, do ombro por uma bola de metal. Eles também colocam uma superfície de plástico no “encaixe” do ombro, conhecido como glenóide.
Às vezes, uma substituição parcial do ombro pode ser realizada. Isso envolve substituir apenas a esfera da junta.
Após o procedimento, você será levado para uma sala de recuperação por várias horas. Ao acordar, você será transferido para um quarto de hospital.
Recuperação
A cirurgia de substituição do ombro é uma operação importante, então provavelmente você sentirá dor durante a recuperação. Você pode receber medicamentos para a dor por injeção logo após o procedimento.
Mais ou menos um dia após a cirurgia, seu médico ou enfermeira prescreverá medicamentos orais para aliviar o desconforto.
A reabilitação é iniciada imediatamente, geralmente no dia da cirurgia. Sua equipe de saúde o colocará em movimento o mais rápido possível.
Depois de alguns dias, você terá alta do hospital. Ao sair, seu braço ficará em uma tipóia, que você usará por cerca de 2 a 4 semanas.
Você deve estar preparado para ter menos função do braço por cerca de um mês após a cirurgia. Você precisará ter cuidado para não levantar objetos que pesem mais do que 1 quilo. Você também deve evitar atividades que exijam empurrar ou puxar.
Em geral, a maioria das pessoas consegue retomar as atividades suaves da vida diária dentro de duas a seis semanas. Você pode não conseguir dirigir por cerca de seis semanas se a cirurgia foi feita em seu ombro direito para as pessoas que dirigem no lado direito da estrada, ou no ombro esquerdo para aqueles que dirigem no lado esquerdo da estrada.
É importante realizar todos os exercícios caseiros que seu médico recomenda. Com o tempo, você ganhará força no ombro.
Levará cerca de seis meses antes que você possa esperar o retorno às atividades mais vigorosas, como golfe ou natação.
Complicações
Como em qualquer cirurgia, uma substituição do ombro acarreta riscos. Embora a taxa de complicações após a cirurgia seja inferior a 5 por cento, você pode experimentar:
- infecção
- uma reação à anestesia
- dano ao nervo ou vaso sanguíneo
- ruptura do manguito rotador
- fratura
- afrouxamento ou deslocamento dos componentes de substituição
Quanto tempo vai durar a substituição do ombro?
É difícil dizer quanto tempo vai durar a substituição do ombro. Os especialistas estimam que a maioria das substituições de ombro modernas durará pelo menos 15 a 20 anos.
A cirurgia de revisão para uma substituição do ombro raramente é necessária.
Outlook
A maioria das pessoas sente alívio da dor e melhora na amplitude de movimento após a cirurgia de substituição do ombro. Este procedimento é geralmente considerado uma opção segura e eficaz para ajudar as pessoas com dor no ombro a retomar as atividades diárias. Converse com seu médico se você acha que pode ser candidato a uma cirurgia de substituição do ombro.