Anemia falciforme
Contente
- Resumo
- O que é doença falciforme (DF)?
- O que causa a doença falciforme (DF)?
- Quem corre risco de contrair doença falciforme (DF)?
- Quais são os sintomas da doença falciforme (DF)?
- Como a doença falciforme (DF) é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para a doença das células falciformes (DF)?
Resumo
O que é doença falciforme (DF)?
A doença falciforme (DF) é um grupo de doenças hereditárias dos glóbulos vermelhos. Se você tem SCD, há um problema com a hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína das células vermelhas do sangue que transporta oxigênio por todo o corpo. Com a SCD, a hemoglobina se forma em bastonetes rígidos dentro das células vermelhas do sangue. Isso muda a forma dos glóbulos vermelhos. As células deveriam ter a forma de um disco, mas isso as transforma em uma crescente ou foice.
As células em forma de foice não são flexíveis e não podem mudar de forma facilmente. Muitos deles explodem conforme se movem através de seus vasos sanguíneos. As células falciformes geralmente duram apenas 10 a 20 dias, em vez dos 90 a 120 dias normais. Seu corpo pode ter problemas para produzir células novas em número suficiente para substituir as que você perdeu. Por causa disso, você pode não ter glóbulos vermelhos suficientes. Essa é uma condição chamada anemia e pode fazer você se sentir cansado.
As células em forma de foice também podem aderir às paredes dos vasos, causando um bloqueio que retarda ou interrompe o fluxo de sangue. Quando isso acontece, o oxigênio não pode atingir os tecidos próximos. A falta de oxigênio pode causar ataques repentinos e intensos de dor, chamados de crises de dor. Esses ataques podem ocorrer sem aviso. Se você receber um, talvez precise ir ao hospital para tratamento.
O que causa a doença falciforme (DF)?
A causa da SCD é um gene defeituoso, denominado gene da célula falciforme. Pessoas com a doença nascem com dois genes de células falciformes, um de cada um dos pais.
Se você nasce com um gene de célula falciforme, é chamado de traço falciforme. Pessoas com traço falciforme geralmente são saudáveis, mas podem transmitir o gene defeituoso aos filhos.
Quem corre risco de contrair doença falciforme (DF)?
Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas com SCD são afro-americanos:
- Cerca de 1 em cada 13 bebês afro-americanos nasce com traço falciforme
- Cerca de 1 em cada 365 crianças negras nasce com doença falciforme
A SCD também afeta algumas pessoas que vêm de origens hispânicas, do sul da Europa, do Oriente Médio ou da Índia asiática.
Quais são os sintomas da doença falciforme (DF)?
Pessoas com DF começam a ter sinais da doença durante o primeiro ano de vida, geralmente por volta dos 5 meses de idade. Os primeiros sintomas de SCD podem incluir
- Edema doloroso nas mãos e pés
- Fadiga ou agitação por causa da anemia
- Uma cor amarelada da pele (icterícia) ou da parte branca dos olhos (icterícia)
Os efeitos da SCD variam de pessoa para pessoa e podem mudar com o tempo. A maioria dos sinais e sintomas da DF está relacionada às complicações da doença. Eles podem incluir dor intensa, anemia, danos a órgãos e infecções.
Como a doença falciforme (DF) é diagnosticada?
Um exame de sangue pode mostrar se você tem doença falciforme ou doença falciforme. Todos os estados agora testam os recém-nascidos como parte de seus programas de triagem, portanto, o tratamento pode começar mais cedo.
As pessoas que estão pensando em ter filhos podem fazer o teste para descobrir a probabilidade de seus filhos terem SCD.
Os médicos também podem diagnosticar a SCD antes do nascimento do bebê. Esse teste usa uma amostra de líquido amniótico (o líquido no saco que envolve o bebê) ou tecido retirado da placenta (o órgão que leva oxigênio e nutrientes para o bebê).
Quais são os tratamentos para a doença das células falciformes (DF)?
A única cura para a SCD é o transplante de medula óssea ou células-tronco. Como esses transplantes são arriscados e podem ter efeitos colaterais graves, eles geralmente são usados apenas em crianças com DF grave. Para que o transplante funcione, a medula óssea deve ser compatível. Normalmente, o melhor doador é um irmão ou irmã.
Existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas, diminuir complicações e prolongar a vida:
- Antibióticos para tentar prevenir infecções em crianças pequenas
- Analgésicos para dores agudas ou crônicas
- Hidroxiureia, um medicamento que demonstrou reduzir ou prevenir várias complicações da SCD. Aumenta a quantidade de hemoglobina fetal no sangue. Este medicamento não é adequado para todos; converse com seu médico sobre se você deve tomá-lo. Este medicamento não é seguro durante a gravidez.
- Vacinas infantis para prevenir infecções
- Transfusões de sangue para anemia grave. Se você teve complicações graves, como um derrame, pode fazer transfusões para evitar mais complicações.
Existem outros tratamentos para complicações específicas.
Para se manter o mais saudável possível, certifique-se de obter cuidados médicos regulares, levar um estilo de vida saudável e evitar situações que possam desencadear uma crise de dor.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute
- Da África para os EUA: Uma jovem mulher em busca de tratamento para a doença falciforme
- Há uma cura amplamente disponível para a doença falciforme no horizonte?
- Caminho para a esperança da doença falciforme
- Doença falciforme: o que você deve saber
- Entre no Ramo de Célula Falciforme do NIH
- Por que Jordin Sparks quer que mais pessoas falem sobre a doença falciforme