O único ajuste para corrigir dores no joelho durante a corrida
Contente
Boas notícias: sentir dores depois de correr pode ajudar a consertar a dor. Inclinar o tronco para frente ao correr pode ajudar a reduzir a carga no joelho, o que pode, por sua vez, reduzir a dor no joelho (como o joelho do corredor) e possivelmente lesões, relata um novo estudo em Medicina e Ciência em Esportes e Exercício.
"Quando você desloca a massa central de seu corpo para frente, isso reduz o torque no joelho e, em vez disso, coloca o peso em seus quadris", explica o autor do estudo, Christopher Powers, Ph.D., codiretor do Laboratório de Pesquisa de Biomecânica Musculoesquelética em a Universidade do Sul da Califórnia. Pense em agachar: quando você se abaixa com o torso para cima, você sente a queimação nos quadríceps. Se você se inclinar para a frente e se agachar, sentirá isso nos quadris. O mesmo vale para correr, ele explica.
Muitos corredores sentem dores crônicas, especialmente nos joelhos, tanto dentro quanto fora da pista. (Acalme a tortura ao longo do dia com este truque simples para prevenir a dor no joelho.) A maneira em voga de tratar o joelho do corredor é se concentrar em não pousar no calcanhar do pé, mas sim no antepé ou no meio do pé.
E embora correr com esse padrão de golpe reduza a carga no joelho, também coloca pressão excessiva no tornozelo, explica Powers. Isso pode causar lesões no tornozelo, como a tendinite de Aquiles, que pode prejudicá-lo tanto quanto um joelho estourado.“Inclinar-se para a frente ao correr ajuda a tirar a pressão do joelho e, ao colocá-la nos quadris, também ajuda a tirar o tornozelo”, acrescenta.
A correção é simples: flexione mais no quadril, permitindo que seu torso avance sete a 10 graus. “É mínimo, e você não quer exagerar e se inclinar muito para a frente”, explica Powers. (Marque mais dicas de dor no joelho e corrida com a blogueira convidada Marisa D'Adamo.) Infelizmente, a menos que você esteja gravando um vídeo de suas corridas, isso significa que provavelmente precisará de alguém para observá-lo - de preferência um fisioterapeuta ou treinador de corrida.
Porém, mesmo apenas uma sessão seria incrivelmente benéfica, para que o especialista possa analisar sua forma e destacar quaisquer problemas importantes, diz Powers. “Pode demorar um pouco para consertar, mas um profissional pode pelo menos dizer o que está errado e ajudá-lo a evitar dores e lesões nos joelhos”, acrescenta.