4 coisas sorrateiras que desequilibram sua pele
Contente
- 1. Cuide do seu microbioma.
- 2. Mantenha os hormônios sob controle.
- 3. Combate as mudanças sazonais.
- 4. Proteja a pele contra os raios UV invisíveis.
- Revisão para
Seu maior órgão - sua pele - fica facilmente fora de controle. Mesmo algo tão inócuo como uma mudança de estação pode fazer você de repente procurar os melhores filtros Insta para obscurecer fugas ou vermelhidão. E uma vez que consertar o problema pode levar semanas ou até meses, identificar o culpado é a chave para obter uma pele pronta para selfies.
Aqui, o dermatologista Adam Friedman, M.D., professor associado da George Washington University, compartilha problemas comuns que podem desequilibrar sua pele - e como combatê-los.
1. Cuide do seu microbioma.
As bactérias intestinais estão recebendo toda a atenção atualmente, mas um microbioma semelhante é encontrado nas superfícies do corpo, incluindo o rosto. O uso excessivo de certos produtos, especialmente limpadores que deixam seu rosto completamente limpo, pode realmente induzir o que é conhecido como disbiose, ou a instabilidade do microbioma da pele, diz o Dr. Friedman, que compara o efeito do desmatamento em um ecossistema já delicado. O resultado é uma pele "limpa demais", o que causa um desequilíbrio de bactérias que pode torná-lo mais propenso a acne, rosácea ou até mesmo eczema e cirrose. Em última análise, um microbioma da pele que é menos diversificado significa que é mais difícil para a pele se recuperar dos estressores do dia a dia, acrescenta.
Então o que você deveria fazer? Por um lado, mantenha as diferentes cepas de bactérias de pele saudável sob controle, evitando qualquer coisa que possa ressecar a pele, incluindo sabonetes antimicrobianos. “A ideia é dar suporte para que as bactérias certas cresçam”, diz ele. Produtos com prebióticos ou pós-bióticos podem ser especialmente úteis para permitir que bactérias saudáveis floresçam e vivam na pele, acrescenta. Experimente o hidratante Toleriane Double Repair da La Roche Posay (US $ 19; target.com), que contém água termal prebiótica para ajudar a equilibrar a pele.
2. Mantenha os hormônios sob controle.
Alterações hormonais devido ao envelhecimento, estresse, seu ciclo mensal e até mesmo uma nova rotina de exercícios são ocorrências comuns. Infelizmente, esses desequilíbrios refletem-se rapidamente em sua pele - especialmente em torno da área do queixo, onde tendem a ocorrer erupções. Mas mesmo que os níveis hormonais estejam dentro da faixa normal, a reação da sua pele a qualquer mudança nos hormônios pode fazer com que você pegue o corretivo. Com o tempo, sua pele se torna mais sensível aos hormônios, acrescenta.
Muitas vezes, as mulheres cometem o erro de equilibrar a pele hormonal, buscando cremes hidratantes demais, o que pode piorar as coisas. Em vez de experimentar, o Dr. Friedman recomenda o Differin Gel Acne Treatment (US $ 13; walmart.com), um produto que antes só era vendido sob prescrição médica e agora está disponível sem prescrição médica e é especialmente útil para fugas. Sessões de acupuntura também podem ajudar a equilibrar os hormônios para resultados de longo prazo, diz ele.
3. Combate as mudanças sazonais.
Variações de temperatura e umidade podem desequilibrar a pele. As pessoas tendem a ficar com a pele seca e escamosa durante os meses mais frios e a pele oleosa com tendência a erupções nos meses mais quentes. Para combater as mudanças sazonais da pele, escolha produtos que equilibrem os níveis de pH da pele, como a loção tonificante macrobiótica da Guinot para peles mais oleosas (US $ 39; dermstore.com) ou Bioeffect EGF Day Serum (US $ 105; bioeffect.com), que traz de volta a umidade para secar pele ativando a regeneração celular. Ingredientes, incluindo lactato de amônio e uréia, também podem ajudar a pele a remover células velhas para uma aparência mais saudável, diz o Dr. Friedman. Sem renovação celular, você terá "uma pele rígida que, ao se mover, irá rachar e quebrar", acrescenta. (Relacionado: 5 coisas que você precisa saber sobre o equilíbrio do pH da sua pele.)
4. Proteja a pele contra os raios UV invisíveis.
Os raios ultravioleta, que podem nunca causar queimaduras de sol, costumam desestabilizar a pele quando você não está prestando atenção, diz o Dr. Friedman. Como muitas vezes as pessoas não conseguem sentir a radiação (ou calor) dos raios ultravioleta, é difícil entender que mesmo a exposição em dias nublados ou através de janelas fechadas pode afetar a saúde da pele, diz o Dr. Friedman. O resultado é uma inflamação causada pela radiação e células danificadas da pele que não se recuperam bem com a exposição ao sol.
Para evitar danos, usar um SPF diariamente - independentemente do clima - é a chave. Opte por um protetor solar como Neutrogena Oil-Free Moisture FPS 15 (US $ 10; target.com), ou uma fórmula que combina elementos anti-envelhecimento com FPS, como Regenica Renew FPS 15 (US $ 150; lovelyskin.com). “Todo dia deveria ser um dia de protetor solar”, diz ele.