O que são manchas na pele?
Contente
- O que é uma toupeira?
- Imagens de toupeiras, carcinoma e melanoma
- Tipos de toupeiras
- Toupeiras congênitas
- Toupeiras adquiridas
- Toupeiras atípicas
- O que causa toupeiras?
- Tratamentos de remoção de toupeira da pele
- Toupeiras atípicas
- Remoção e cicatrizes de toupeira
- Quando ter uma toupeira verificada por um médico
- O que procurar
- O que procurar onde uma toupeira costumava estar
- Boas dicas para uma boa pele
- Cuidados com a pele onde costumava ser uma toupeira
- O takeaway
O que é uma toupeira?
Um nevo, ou toupeira, é uma área de crescimento na pele. Algumas toupeiras estão presentes no nascimento, enquanto outras se desenvolvem ao longo da vida. Muitas das toupeiras que se desenvolvem durante a idade adulta estão relacionadas à exposição ao sol e aos efeitos na produção de melanina.
Embora na maioria das vezes sejam consideradas marrons, as toupeiras podem apresentar uma variedade de cores, incluindo vermelho, rosa e cor de carne. Alguns também podem ter cabelos que crescem a partir deles. A maioria das toupeiras é benigna, mas ainda é importante ficar de olho nelas para quaisquer alterações que possam indicar crescimento do câncer.
Imagens de toupeiras, carcinoma e melanoma
Tipos de toupeiras
Existem três tipos principais de toupeiras:
Toupeiras congênitas
Moles congênitas estão presentes no nascimento, que afetam cerca de 1 em cada 100 bebês, de acordo com o American Osteopathic College of Dermatology (AOCD). Elas podem ser planas e de cor variável, mas a maioria das toupeiras congênitas não se torna cancerosa.
Toupeiras adquiridas
As toupeiras adquiridas são aquelas que você desenvolve mais tarde na vida. A maioria deles é marrom e aparece devido a danos causados pelo sol. Eles também são redondos sem alterações significativas à medida que você envelhece. Esses tipos de toupeiras também podem escurecer com a idade, mas não necessariamente se transformam em melanoma.
Toupeiras atípicas
Ao contrário dos nevos congênitos e adquiridos, as toupeiras atípicas correm um risco maior de se tornarem cancerosas. A AOCD estima que 1 em cada 10 pessoas nos EUA tem pelo menos um nevo atípico.
Ao contrário das toupeiras congênitas e adquiridas, as toupeiras atípicas são um pouco maiores e têm bordas de forma irregular. Enquanto os melanomas são classificados como toupeiras mais escuras, os nevos atípicos podem ocorrer em uma variedade de tons. Saiba mais sobre como é o melanoma.
O que causa toupeiras?
Simplificando, as toupeiras são causadas por células de crescimento anormais na pele. No entanto, crescimento anormal nem sempre significa câncer. No geral, as toupeiras são extremamente comuns, com a American Academy Dermatology (AAD) estimando uma média de 10 a 40 moles por pessoa.
Algumas pessoas nascem com toupeiras, como é o caso de nevos congênitos. Você também pode desenvolver toupeiras durante a infância e o início da idade adulta. A exposição ao sol e outros fatores responsáveis pelo envelhecimento da pele podem levar a nevos quando adultos.
Algumas toupeiras podem se tornar cancerosas, mas a maioria é inofensiva - é por isso que é importante sempre ter a opinião de um dermatologista sobre as toupeiras em questão.
Tratamentos de remoção de toupeira da pele
Você pode optar por remover uma toupeira por alguns motivos. Algumas toupeiras podem ser incômodas devido ao tamanho e localização. Outros podem precisar ser removidos devido a ordens de um médico devido a preocupações com melanoma. Você nunca deve remover uma toupeira em casa sozinho.
Um médico pode remover uma toupeira da pele por barbear ou por corte cirúrgico. Um dermatologista pode raspar as toupeiras menores, mas recomenda o corte para as maiores ou com câncer. Dependendo do tamanho da área de remoção, você pode precisar de pontos. Também pode levar dois compromissos para remover completamente uma toupeira.
É um mito que a remoção de todas as toupeiras o impeça de contrair câncer de pele.
Toupeiras atípicas
Tecnicamente, todos os tipos atípicos de moles são pré-cancerosos, mas a maioria deles não se transforma em câncer. O melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele, geralmente se desenvolve a partir da pele normal e não de uma toupeira pré-existente.
Remoção e cicatrizes de toupeira
Um tratamento de remoção de toupeira deixará algumas cicatrizes. As cicatrizes podem ser tratadas com peelings químicos, tratamentos a laser e outros métodos para reduzir a pigmentação após a cura. Siga as recomendações do dermatologista, mas saiba que provavelmente verá restos da cicatriz. Leia mais sobre a aparência das toupeiras típicas em comparação com as toupeiras atípicas.
Quando ter uma toupeira verificada por um médico
Os dermatologistas recomendam um exame anual da pele. No momento, eles analisam as toupeiras existentes em busca de alterações, bem como de qualquer crescimento potencial de câncer. Se houver alterações relacionadas à sua pele entre os exames anuais, marque uma consulta.
Algumas das mudanças que justificam a verificação de um médico incluem:
- quaisquer novas toupeiras em rápido crescimento
- uma toupeira que muda repentinamente de forma ou tamanho
- toupeiras que são extremamente coceira
- qualquer toupeira que sangre por si própria sem ferimentos ou pareça infectada
Você também pode estar em maior risco de manchas na pele, se tiver mais de 50 moles adquiridas, de acordo com a AAD.
O que procurar
Quando se trata de observar os sinais de câncer de pele, a AAD nos lembra de lembrar os ABCDEs do melanoma:
- Assimetria
- Fronteira: irregular e às vezes mal definida
- Cor: pode variar na mesma toupeira
- Diâmetro: geralmente 6mm ou maior
- Evoluindo
O que procurar onde uma toupeira costumava estar
Você também deve procurar sinais de uma toupeira retornando após a remoção. Embora não seja necessariamente cancerígeno, o risco de melanoma pode ser maior se a toupeira original tiver células cancerígenas. As autoavaliações mensais ajudam a detectar alterações que podem merecer uma consulta com um dermatologista.
Boas dicas para uma boa pele
O cuidado com a pele é importante para sua saúde geral e vale lembrar que as toupeiras também fazem parte da sua pele. Além da limpeza e hidratação regulares, você deseja usar protetor solar todos os dias. Não pule as toupeiras da sua pele - elas precisam de proteção de pelo menos 30 SPF como o resto da sua pele.
A Sociedade Americana do Câncer sugere proteção solar integral regularmente.
Cuidados com a pele onde costumava ser uma toupeira
Se você removeu as toupeiras, também é importante fornecer à pele restante um CPT extra. O filtro solar pode ajudar a impedir que as cicatrizes se tornem mais visíveis.
Também é útil manter sua cicatriz limpa e hidratada. Se a área ainda estiver cicatrizando, mantenha-a protegida e use vaselina. Depois que a pele estiver cicatrizada, massagear sua cicatriz também pode ajudar a achatar e suavizar a superfície.
O takeaway
Moles, ou nevos, são parte comum da pele. As toupeiras são muito mais complexas do que simplesmente serem solavancos cancerígenos ou benignos em seu corpo. É mais provável que eles se desenvolvam mais tarde na infância e na idade adulta, mas você também pode nascer com toupeiras.
A maioria das toupeiras não se torna cancerosa - mas quando o fazem, podem ser fatais se não forem capturadas cedo. Conhecer sua própria pele e fazer autoverificações são importantes.
Também é importante consultar o seu dermatologista regularmente para exames e notificá-lo se houver alterações repentinas na sua pele.