Raio X do crânio
Contente
- O que é um raio-X do crânio?
- Por que um raio-X do crânio é feito
- Como se preparar para um raio-x do crânio
- Como é realizada uma radiografia do crânio
- Os riscos de uma radiografia do crânio
- Resultados e acompanhamento após radiografia de crânio
O que é um raio-X do crânio?
Um raio-X do crânio é um exame de imagem usado pelos médicos para examinar os ossos do crânio, incluindo os ossos da face, o nariz e os seios. Veja um mapa do corpo do crânio.
É um método fácil, rápido e eficaz, usado há décadas para ajudar os médicos a visualizar a área que abriga seu órgão mais vital - seu cérebro.
Por que um raio-X do crânio é feito
Antes do seu raio-x, seu médico informará o motivo exato do seu raio-x. Uma radiografia de crânio é normalmente feita após um traumatismo craniano na cabeça. O raio X permite ao seu médico inspecionar qualquer dano causado pela lesão.
Outras razões pelas quais você pode passar por um raio-X do crânio incluem:
- descalcificação do osso
- deformidades no crânio
- fraturas do crânio ou ossos faciais
- dores de cabeça frequentes
- infecção dos ossos dos crânios
- perda auditiva ocupacional (causada pelo seu trabalho)
- tumores
Como se preparar para um raio-x do crânio
Os raios X requerem pouca preparação da sua parte.
Antes do raio X, pode ser necessário despir-se da cintura para cima e trocar de roupa para um hospital. Você poderá manter a roupa se ela não tiver fechos ou zíperes de metal.
Você precisará remover jóias, óculos e outros metais da cabeça. Isso inclui colares e brincos. O metal pode interferir na claridade da imagem de raios-X.
Informe o seu médico se você tiver algum tipo de dispositivo implantado cirurgicamente, como uma placa de metal na cabeça, uma válvula cardíaca artificial ou um marcapasso. Embora essas coisas possam interferir um pouco na imagem, seu médico ainda pode optar por realizar um raio-X.
Outras varreduras, como uma ressonância magnética, podem ser arriscadas para pessoas com metal em seus corpos.
Como é realizada uma radiografia do crânio
Um raio-X é realizado em uma sala especial com uma câmera de raio-X móvel conectada a um grande braço de metal. Ele foi projetado para poder fazer vários raios-X de várias partes do corpo.
Para uma radiografia de crânio, você se senta em uma cadeira ou deita em uma mesa especializada. Uma gaveta embaixo da mesa contém o filme de raios X ou um sensor especial que ajuda a gravar as imagens em um computador. Um avental de chumbo será colocado sobre o corpo, o que protegerá o corpo (principalmente a região genital e os seios) da radiação.
O técnico em raios-X pode fazer com que você fique de costas para começar, mas precisará mudar de posição para que a câmera possa capturar vistas frontal e lateral. Enquanto as imagens estão sendo tiradas, você deverá prender a respiração e ficar muito quieto. Você não sentirá o raio X passar por você.
O procedimento deve levar de 20 a 30 minutos. Quando o teste estiver concluído, você poderá continuar o seu dia como faria normalmente.
Os riscos de uma radiografia do crânio
Enquanto os raios X usam radiação, nada permanece no seu corpo quando o teste é concluído. Os médicos argumentam que os benefícios do teste superam qualquer risco de exposição à quantidade mínima de radiação produzida.
No entanto, embora o nível de exposição seja considerado seguro para adultos, a exposição repetida pode não ser segura para o desenvolvimento de fetos. Se você estiver grávida ou tentando engravidar, converse com seu médico.
Resultados e acompanhamento após radiografia de crânio
Um radiologista e seu médico analisarão as imagens, que geralmente são desenvolvidas em grandes folhas de filme.
À medida que a radiação passa pelo corpo para o filme, materiais mais densos, como ossos e músculos, aparecem brancos. Tumores e outros crescimentos também podem parecer brancos. Quando apresentado contra um fundo iluminado, seu médico e radiologista poderão determinar quaisquer problemas.
Dependendo do que os raios X mostram, seu médico pode solicitar outras tomografias de acompanhamento, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.