O que é bom para o leite estragado e você pode beber?
![Capacitor Partida e Fase - Teste e instalação em rele](https://i.ytimg.com/vi/KKnPgw5fWCY/hqdefault.jpg)
Contente
- O que é leite estragado?
- Sinais de que seu leite estragou
- Um pouco diferente do leite azedo
- Riscos de beber leite estragado
- Ainda pode ser útil na cozinha
- A linha inferior
Sentir o cheiro de leite estragado é suficiente para arruinar até o apetite mais voraz, mas se você estiver preso com uma caixa de papelão, pense duas vezes antes de tomá-lo.
Ao contrário da crença popular, o leite estragado pode ter um lugar na sua próxima busca culinária. Sem mencionar, o uso de leite estragado nas receitas é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos.
Este artigo explica o que é leite estragado, se é seguro beber e como você pode usá-lo.
O que é leite estragado?
O leite estragado é o resultado de um crescimento excessivo de bactérias que compromete a qualidade, o sabor e a textura do leite.
Desde o final de 1800, a grande maioria do leite produzido comercialmente é pasteurizada. O processo de pasteurização mata muitas das cepas mais nocivas de bactérias conhecidas por causar doenças transmitidas por alimentos, incluindo E. coli, Listeriae Salmonella.
No entanto, a pasteurização não elimina todos os tipos de bactérias. Além disso, quando você abre uma caixa de leite, ele é exposto a bactérias adicionais do ambiente. Com o tempo, essas pequenas comunidades bacterianas podem se multiplicar e, eventualmente, causar a deterioração do seu leite.
Sinais de que seu leite estragou
Quando o leite começa a estragar, desenvolve um odor desagradável e rançoso. É difícil sentir o cheiro e fica mais forte com o tempo.
O sabor também começa a mudar, pois a doçura natural do leite fresco é rapidamente substituída por um sabor um pouco ácido ou azedo.
Com tempo suficiente, a textura e a cor do leite estragado também mudarão. Pode começar a desenvolver uma textura viscosa e grossa e uma cor amarela sombria.
A taxa na qual o leite estraga depende de muitos fatores, incluindo o número de bactérias deterioradas presentes, a temperatura na qual o leite foi armazenado e a exposição à luz (1).
Se você não tiver certeza se o seu leite estragou, comece cheirando. Se não sentir o cheiro, tente um pequeno gole antes de derramar um copo cheio ou adicioná-lo ao seu cereal.
Resumo O leite estraga devido a um crescimento excessivo de bactérias que compromete sua qualidade. Você sabe que o leite está estragado se tiver um odor desagradável ou sabor ou alterar a textura.
Um pouco diferente do leite azedo
Os termos estragado e azedo são frequentemente usados de forma intercambiável para descrever o leite que deu errado, mas pode haver uma diferença sutil entre os dois - dependendo de quem você pergunta.
O leite estragado geralmente se refere ao leite pasteurizado que cheira e tem gosto devido ao crescimento de bactérias que sobreviveram ao processo de pasteurização. A maioria dessas bactérias não é considerada promotora de saúde e pode deixá-lo doente (2).
Por outro lado, o leite azedo geralmente se refere especificamente ao leite cru não pasteurizado que começou a fermentar naturalmente.
Assim como o leite estragado, a fermentação do leite cru ocorre devido a várias espécies de bactérias formadoras de ácido láctico, uma pequena porcentagem considerada probiótica e pode oferecer pequenos benefícios à saúde (3).
Dito isto, os benefícios potenciais do leite cru não superam seus riscos. Normalmente, não é recomendável consumir leite cru de qualquer forma, fresco ou azedo, devido ao alto risco de doenças transmitidas por alimentos (3).
Resumo O leite estragado geralmente se refere ao leite pasteurizado que deu errado, enquanto o leite azedo pode se referir ao leite cru que começou a fermentar.Riscos de beber leite estragado
A maioria das pessoas fica imediatamente irritada com o mau cheiro e o sabor do leite estragado, o que torna a decisão de tomá-lo relativamente fácil.
No entanto, mesmo que você consiga superar o sabor desagradável, beber leite estragado não é uma boa ideia. Pode causar intoxicação alimentar que pode resultar em sintomas digestivos desconfortáveis, como dor de estômago, náusea, vômito e diarréia.
Você não precisa se preocupar se acidentalmente ingerir um pequeno gole de leite estragado, mas evite beber em quantidades grandes - ou até moderadas.
Resumo Beber leite estragado pode causar problemas digestivos, como vômitos, cólicas abdominais e diarréia.Ainda pode ser útil na cozinha
Embora você não deva beber leite estragado, está longe de ser inútil.
Se o seu leite estiver muito velho e começar a coalhar, a se tornar viscoso ou a mofo, é melhor jogá-lo fora. No entanto, se estiver um pouco fora e levemente ácido, existem várias maneiras de usá-lo.
Tente usar leite levemente estragado em uma das seguintes aplicações culinárias:
- Assados. Substitua o leite estragado por leite comum, soro de leite coalhado, iogurte ou creme de leite em receitas como biscoitos, panquecas, scones e pão de milho.
- Sopas e ensopados. Um pouco de leite estragado pode ajudar a engrossar e adicionar riqueza a sopas, ensopados e caçarolas.
- Molho de salada. Use leite azedo para fazer molhos cremosos, como rancho, César ou queijo azul.
- Fabricação de Queijos. Use leite azedo para fazer um chalé caseiro ou queijo de fazendeiro.
- Amaciar. Use leite azedo para marinar e amaciar carne ou peixe. Você também pode embeber grãos integrais não cozidos para amolecê-los.
Além disso, você pode adicionar leite estragado a máscaras caseiras ou um banho para suavizar a pele. Ainda assim, você pode querer misturá-lo com óleos essenciais ou outros ingredientes perfumados, se o cheiro for excessivo.
Resumo O leite estragado pode substituir o soro de leite coalhado ou o creme de leite em produtos assados. Também pode ser usado para amaciar carnes ou adicionado a sopas, caçarolas ou molhos para salada. Você também pode usá-lo em certas aplicações cosméticas para amaciar a pele.A linha inferior
O leite estragado é o resultado de um crescimento excessivo de bactérias que causa alterações no paladar, no olfato e na textura.
Beber pode deixá-lo doente, mas cozinhar com ele não vai, desde que esteja um pouco fora.
Usar o leite levemente estragado de maneiras inovadoras também pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos.
Na próxima vez que você perceber que o leite na geladeira está começando a ficar ruim, não jogue fora imediatamente. Em vez disso, tente usá-lo em panquecas, biscoitos ou como espessante para sopas e ensopados.